...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Filogenia

Filogenia

De acordo com Charles Darwin, a evolução poderia ser definida como descendência com modificação. O ordenamento natural dos seres vivos deveria, então, refletir diretamente a genealogia, isto é, as relações de parentesco (ancestralidade, descendência) entre os seres vivos. Atualmente, a classificação filogenética é a única que fornece um arcabouço teórico e metodológico robusto capaz de propor hipóteses testáveis para a reconstrução da história da vida, notadamente através de cladogramas, representações gráficas que facilitam a compreensão das relações de parentesco entre os grupos taxonômicos.

Os grupos taxonômicos (clados) presentes no Portal de Zoologia seguem as evidências e consensos mais recentes quanto a filogenia de metazoários [1]. Você pode navegar e encontrar um filo de interesse através do menu «Categorias > Filogenia» ao lado (->) ou acessar o link Filogenia no menu «Explorar» na parte inferior de todas as páginas do site.

O sistema de publicação do Portal de Zoologia de Pernambuco é baseado em duas categorias editoriais básicas: os artigos e as sessões. Em um sistema de classificação taxonômica, as sessões poderiam ser comparadas a grupos taxonômicos (clados) que são identificados por uma série de caracteres compartilhados (sinapomorfias) por todos os integrantes do grupo e o seu ancestral comum (grupo monofilético). Os artigos são as unidades evolutivas básicas, isto é, as espécies. As espécies, no caso do Portal de Zoologia, são registradas pelos usuários do site. Para adaptar uma árvore da vida a este sistema de publicação em que considera sessões dentro de sessões (sessões=clados), considera-se que dentro de uma sessão sempre devem existir diretamente duas outras sessões, respeitando um dos princípios básicos da evolução biológica, o da divisão de uma linhagem em outras duas.

Veja por exemplo, na figura abaixo, como os diferentes clados de animais deuterostômios são organizados hierarquicamente no sistema do Portal de Zoologia (a esquerda) e como eles poderiam ser representados em um cladograma (a direita). Para você, qual a opção que melhor representa as relações de parentesco entre os grupos?

O nó inicial da Árvore da Vida (ou Árvore Filogenética) apresenta duas ramificações. Uma delas é obviamente a dos metazoários, foco do Portal de Zoologia. A outra linhagem é o grupo irmão dos metazoários, os coanoflagelados (Choanoflagellata). Desta forma, o atual nó, chamado de «Filogenia», poderia ser chamado de «Choanimalia» [2] ou Choanozoa.

A radiação inicial dos metazoários no Portal de Zoologia de Pernambuco segue a classificação proposta por Claus Nielsen (Metazoa=Porifera+Eumetazoa) [3].

[1] Lecointre, G., & Le Guyader, H. (2017). Classification phylogénétique du vivant (4º ed, Vol. 2). Paris: Belin

[2] Fernández, R., & Gabaldón, T. (2020). Gene gain and loss across the metazoan tree of life. Nature ecology & evolution, 4(4), 524-533.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2039)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Socozinho

    Socozinho (Butorides striatus) é uma espécie de ave encontrada em todo país, onde tenha um lago, (...)

    Publicado em 25/01/2025

    1056 visualizações

    0 comentário

  • Fêmea de Tityus pusillus

    Tityus pusillus é uma das espécies mais abundantes da comunidade de escorpiões de áreas de Mata (...)

    Publicado em 20/01/2025

    1342 visualizações

    0 comentário

  • Rolinha-fogo-apagou

    A rolinha-fogo-apagou (Columbina squammata) tem esse nome por causa do seu canto, que lembra (...)

    Publicado em 20/01/2025

    1312 visualizações

    0 comentário

  • Mamãe aranha

    Uma típica aranha pernuda de canto de parede cuidando dos seus ovos. Registro realizado em (...)

    Publicado em 19/01/2025

    898 visualizações

    0 comentário

  • Concha de Tonna pennata

    Tonna pennata é uma espécie de gastropode marinho. Ocorre no litoral da Flórida, nos Estados (...)

    Publicado em 12/01/2025

    1101 visualizações

    0 comentário

  • Molusco Leucozonia nassa

    Leucozonia nassa é a espécie mais comum das três espécies do gênero encontradas no Brasil. A espécie (...)

    Publicado em 11/01/2025

    1264 visualizações

    0 comentário

  • Peixes recifais

    Ambientes recifais é o nome dados a diferentes ecossistemas e formações, que vão desde recifes de (...)

    Publicado em 10/01/2025

    955 visualizações

    0 comentário

  • Vasula deltoidea

    Vasula deltoidea é uma espécie de gastropode da família Muricidae. No Brasil, ocorre entre os (...)

    Publicado em 09/01/2025

    1184 visualizações

    0 comentário

  • Sagui

    Um sagui solitário (Callithrix jacchus) pulando entre coqueiros na beira da praia, registrado em (...)

    Publicado em 09/01/2025

    1178 visualizações

    0 comentário

1 ... 68 69 70 71 72 73 74 75 76 ... 227

Apoie o Portal