...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Filogenia

Filogenia

De acordo com Charles Darwin, a evolução poderia ser definida como descendência com modificação. O ordenamento natural dos seres vivos deveria, então, refletir diretamente a genealogia, isto é, as relações de parentesco (ancestralidade, descendência) entre os seres vivos. Atualmente, a classificação filogenética é a única que fornece um arcabouço teórico e metodológico robusto capaz de propor hipóteses testáveis para a reconstrução da história da vida, notadamente através de cladogramas, representações gráficas que facilitam a compreensão das relações de parentesco entre os grupos taxonômicos.

Os grupos taxonômicos (clados) presentes no Portal de Zoologia seguem as evidências e consensos mais recentes quanto a filogenia de metazoários [1]. Você pode navegar e encontrar um filo de interesse através do menu «Categorias > Filogenia» ao lado (->) ou acessar o link Filogenia no menu «Explorar» na parte inferior de todas as páginas do site.

O sistema de publicação do Portal de Zoologia de Pernambuco é baseado em duas categorias editoriais básicas: os artigos e as sessões. Em um sistema de classificação taxonômica, as sessões poderiam ser comparadas a grupos taxonômicos (clados) que são identificados por uma série de caracteres compartilhados (sinapomorfias) por todos os integrantes do grupo e o seu ancestral comum (grupo monofilético). Os artigos são as unidades evolutivas básicas, isto é, as espécies. As espécies, no caso do Portal de Zoologia, são registradas pelos usuários do site. Para adaptar uma árvore da vida a este sistema de publicação em que considera sessões dentro de sessões (sessões=clados), considera-se que dentro de uma sessão sempre devem existir diretamente duas outras sessões, respeitando um dos princípios básicos da evolução biológica, o da divisão de uma linhagem em outras duas.

Veja por exemplo, na figura abaixo, como os diferentes clados de animais deuterostômios são organizados hierarquicamente no sistema do Portal de Zoologia (a esquerda) e como eles poderiam ser representados em um cladograma (a direita). Para você, qual a opção que melhor representa as relações de parentesco entre os grupos?

O nó inicial da Árvore da Vida (ou Árvore Filogenética) apresenta duas ramificações. Uma delas é obviamente a dos metazoários, foco do Portal de Zoologia. A outra linhagem é o grupo irmão dos metazoários, os coanoflagelados (Choanoflagellata). Desta forma, o atual nó, chamado de «Filogenia», poderia ser chamado de «Choanimalia» [2] ou Choanozoa.

A radiação inicial dos metazoários no Portal de Zoologia de Pernambuco segue a classificação proposta por Claus Nielsen (Metazoa=Porifera+Eumetazoa) [3].

[1] Lecointre, G., & Le Guyader, H. (2017). Classification phylogénétique du vivant (4º ed, Vol. 2). Paris: Belin

[2] Fernández, R., & Gabaldón, T. (2020). Gene gain and loss across the metazoan tree of life. Nature ecology & evolution, 4(4), 524-533.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2039)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Caranguejo vermelho

    Contribuição da comissão científica do Portal Caranguejo da espécie Mithrax hispidus registrado em (...)

    Publicado em 05/10/2020

    7700 visualizações

    4 comentários

  • Boana semilineata

    Publicado em 22/10/2018

    991 visualizações

    0 comentário

  • Aranha

    Aranha encontrada em tronco em decomposição. Serra dos Cavalos - Caruaru.

    Publicado em 28/01/2022

    1030 visualizações

    0 comentário

  • Polvo

    Polvo (Octopus vulgaris) encontrado em uma poça de maré na Pedra do Xaréu, litoral sul de (...)

    Publicado em 19/05/2026

    245 visualizações

    0 comentário

  • Anuro

    Espécime de sapo encontrada em serapilheira de Mata Atlântica, aproximadamente as 11hrs da manha, (...)

    Publicado em 01/10/2018

    1248 visualizações

    0 comentário

  • Besouro Sceloenopla

    Besouro do gênero Sceloenopla (Chrysomelidae, Coleoptera) encontrado na Estação Ecológica de (...)

    Publicado em 13/10/2022

    1274 visualizações

    0 comentário

  • Marmosa murina

    Marmosa murina é uma pequena espécie de marsupial arborícola neotropical. São animais noturnos e (...)

    Publicado em 01/02/2019

    2495 visualizações

    0 comentário

  • Gafanhoto

    Gafanhoto fotografado em área urbana da cidade de Abreu e Lima, Pernambuco.

    Publicado em 17/06/2022

    1518 visualizações

    0 comentário

  • Besouro rola-bosta marrom

    Esse é um besouro rola-bosta da subfamília Scarabaeinae do gênero Deltochilum. As espécies desse (...)

    Publicado em 14/09/2020

    1383 visualizações

    0 comentário

  • Pipira-preta fêmea

    Fêmea de Tachyphonus rufus.

    Publicado em 11/11/2018

    1053 visualizações

    0 comentário

  • Anisotremus moricandi

    Espécie de peixe popularmente conhecida como «avô do Pirambú». Pertence à Família Haemulidae. É (...)

    Publicado em 23/11/2018

    1288 visualizações

    0 comentário

  • Proceratophrys sp

    Sapinho escondido no folhiço de um boqueirão do Parque Estadual das Sete Passagens, município de (...)

    Publicado em 15/11/2017

    1163 visualizações

    0 comentário

  • Tenebrionidae

    Em áreas urbanas besouros tenebrionídeos são super comuns. Eles são detritívoros, alimentando-se de (...)

    Publicado em 27/04/2020

    2214 visualizações

    1 comentário

  • Anuro

    Foto do dia 10/07/2018. Espécie de serapilheira de Mata Atlântica e sem curso d’água nos (...)

    Publicado em 10/07/2018

    1017 visualizações

    0 comentário

  • Gafanhoto

    Esse baby pousou na minha perna enquanto eu estava na rede, aqui em casa. Ele pulou para longe (...)

    Publicado em 07/05/2025

    1210 visualizações

    2 comentários

  • Libélula vermelha

    Libélula registrada na Estação Ecológica do Tapacurá, no dia 16 de junho de 2018.

    Publicado em 28/10/2020

    1153 visualizações

    0 comentário

  • Nephila clavata

    Aranha jorô, comum no Japão.

    Publicado em 27/11/2018

    1066 visualizações

    0 comentário

  • Imago de perereca-dormideira

    Imago de Boana semilineata. O imago é uma fase de transição intermediária no processo de (...)

    Publicado em 31/05/2019

    2837 visualizações

    0 comentário

  • Dermatonotus muelleri

    Sapo da espécie Dermatonotus muelleri registrado na APA Aldeia Beberibe no dia 6 de março de 2022 (...)

    Publicado em 08/03/2022

    1890 visualizações

    0 comentário

  • Barata verde

    Barata comum em troncos em decomposição nos Brejos de Altitude nordestino, registro da Serra dos (...)

    Publicado em 04/01/2022

    2595 visualizações

    0 comentário

  • Boana semilineata

    Boana semilineata é uma perereca endêmica da Mata Atlântica com ampla distribuição, ocorrendo desde (...)

    Publicado em 20/11/2017

    1672 visualizações

    0 comentário

  • Mosca

    Flagrei essa mosca em pleno voo. Câmera: Nikon Coolpix L820. Data: 03/04/2026.

    Publicado em 11/04/2026

    218 visualizações

    0 comentário

  • Lithobates palmipes

    Lithobates palmipes é a única espécie da família Ranidae que ocorre naturalmente no Brasil. É uma (...)

    Publicado em 01/09/2018

    1342 visualizações

    0 comentário

  • Ferreirinho relógio

    Ferreirinho relógio é uma espécie bem pequena dificultando a visualização. Tem um canto muito (...)

    Publicado em 15/06/2026

    197 visualizações

    0 comentário

  • Sturnira lilium

    Sturnira lilium

    Publicado em 12/11/2017

    1167 visualizações

    0 comentário

  • Mosca Syrphidae em Sphagneticola trilobata (L.) pruski

    Mosca da família Syrphidae, nas flores do disco de um espécime vegetal de Sphagneticola trilobata (...)

    Publicado em 03/07/2025

    985 visualizações

    0 comentário

  • Aranha-caranguejo

    Possivelmente gênero Misumena. Em tronco de mangueira.

    Publicado em 24/09/2025

    763 visualizações

    0 comentário

  • Equiúro

    Os equiúros são anelídeos marinhos. São conhecidos popularmente como «vermes-colher», pois possuem (...)

    Publicado em 20/11/2017

    3937 visualizações

    0 comentário

  • Capivara

    Capivara se alimentado de plantas aquáticas no açude central (Açude de Dentro) do zoológico de (...)

    Publicado em 03/12/2019

    1462 visualizações

    0 comentário

  • Calango-do-rabo-vermelho

    No sertão é conhecido como calango-do-rabo-vermelho ou piolho-de-cobro (Vanzosaura multiscutata). (...)

    Publicado em 13/06/2026

    414 visualizações

    2 comentários

1 ... 11 12 13 14 15 16 17 18 19 ... 68

Apoie o Portal