...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Filogenia

Filogenia

De acordo com Charles Darwin, a evolução poderia ser definida como descendência com modificação. O ordenamento natural dos seres vivos deveria, então, refletir diretamente a genealogia, isto é, as relações de parentesco (ancestralidade, descendência) entre os seres vivos. Atualmente, a classificação filogenética é a única que fornece um arcabouço teórico e metodológico robusto capaz de propor hipóteses testáveis para a reconstrução da história da vida, notadamente através de cladogramas, representações gráficas que facilitam a compreensão das relações de parentesco entre os grupos taxonômicos.

Os grupos taxonômicos (clados) presentes no Portal de Zoologia seguem as evidências e consensos mais recentes quanto a filogenia de metazoários [1]. Você pode navegar e encontrar um filo de interesse através do menu «Categorias > Filogenia» ao lado (->) ou acessar o link Filogenia no menu «Explorar» na parte inferior de todas as páginas do site.

O sistema de publicação do Portal de Zoologia de Pernambuco é baseado em duas categorias editoriais básicas: os artigos e as sessões. Em um sistema de classificação taxonômica, as sessões poderiam ser comparadas a grupos taxonômicos (clados) que são identificados por uma série de caracteres compartilhados (sinapomorfias) por todos os integrantes do grupo e o seu ancestral comum (grupo monofilético). Os artigos são as unidades evolutivas básicas, isto é, as espécies. As espécies, no caso do Portal de Zoologia, são registradas pelos usuários do site. Para adaptar uma árvore da vida a este sistema de publicação em que considera sessões dentro de sessões (sessões=clados), considera-se que dentro de uma sessão sempre devem existir diretamente duas outras sessões, respeitando um dos princípios básicos da evolução biológica, o da divisão de uma linhagem em outras duas.

Veja por exemplo, na figura abaixo, como os diferentes clados de animais deuterostômios são organizados hierarquicamente no sistema do Portal de Zoologia (a esquerda) e como eles poderiam ser representados em um cladograma (a direita). Para você, qual a opção que melhor representa as relações de parentesco entre os grupos?

O nó inicial da Árvore da Vida (ou Árvore Filogenética) apresenta duas ramificações. Uma delas é obviamente a dos metazoários, foco do Portal de Zoologia. A outra linhagem é o grupo irmão dos metazoários, os coanoflagelados (Choanoflagellata). Desta forma, o atual nó, chamado de «Filogenia», poderia ser chamado de «Choanimalia» [2] ou Choanozoa.

A radiação inicial dos metazoários no Portal de Zoologia de Pernambuco segue a classificação proposta por Claus Nielsen (Metazoa=Porifera+Eumetazoa) [3].

[1] Lecointre, G., & Le Guyader, H. (2017). Classification phylogénétique du vivant (4º ed, Vol. 2). Paris: Belin

[2] Fernández, R., & Gabaldón, T. (2020). Gene gain and loss across the metazoan tree of life. Nature ecology & evolution, 4(4), 524-533.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2039)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Erythrodiplax umbrata fêmea

    Erythrodiplax umbrata é uma espécie de libélula com uma ampla distribuição geográfica, ocorrendo em (...)

    Publicado em 26/05/2021

    2088 visualizações

    1 comentário

  • Besouro Neoathyreus

    O gênero Neoathyreus (Scarabaeoidea: Geotrupidae) é um conjunto (táxon) de besouros com 70 (...)

    Publicado em 26/04/2020

    1365 visualizações

    1 comentário

  • Jacaré da Beira-Rio

    Publicado em 09/02/2023

    1059 visualizações

    0 comentário

  • Lygodactylus klugei

    A bribinha-da-caatinga é um pequeno lagarto diurno de hábitos arborícolas. Seu nome científico é (...)

    Publicado em 14/10/2025

    827 visualizações

    0 comentário

  • Formigas e pulgões

    As relações ecológicas entre espécies de formigas e de pulgões representam os melhores e mais bem (...)

    Publicado em 01/04/2020

    11323 visualizações

    0 comentário

  • Fragata

    Uma fragata registrada na Ilha de Itamaracá, litoral norte de Pernambuco, no dia 26 de abril de (...)

    Publicado em 27/04/2026

    356 visualizações

    0 comentário

  • Jararaca Bothrops erythromelas

    Bothrops erythromelas é uma pequena espécie de jararaca encontrada na Caatinga. Conhecida como (...)

    Publicado em 05/11/2017

    3667 visualizações

    0 comentário

  • Besouro Passalidae

    Constituído com cerca de 1000 espécies, Passalidae são besouros que se alimentam de madeira em (...)

    Publicado em 08/03/2019

    1941 visualizações

    2 comentários

  • Inseto

    Possivelmente casal de inseto (não identificado) encontrados em um remanescente de Aldeia, Mata (...)

    Publicado em 07/11/2018

    1030 visualizações

    0 comentário

  • Sofrê e o mandacaru

    Que tal uma ginástica matinal para conseguir um pouco de energia e água? O fruto do mandacaru é (...)

    Publicado em 18/05/2025

    1022 visualizações

    1 comentário

  • Pareuptychia ocirrhoe

    Borboletas do gênero Pareuptychia. Este gênero é representado por oito espécies associadas a (...)

    Publicado em 16/05/2019

    1478 visualizações

    0 comentário

  • Besouro Passalus coniferus - Passalidae

    Passalus coniferus é uma espécie de besouro amplamente distribuída, ocorre desde o Norte do Brasil (...)

    Publicado em 25/04/2022

    1597 visualizações

    0 comentário

  • Vespa carniceira Agelaia pallipes

    Vespa Agelaia pallipes registrada na APA Aldeia Beberibe, no dia 24 de dezembro de 2020. Esta (...)

    Publicado em 27/12/2020

    22387 visualizações

    17 comentários

  • Libélula Zenithoptera

    As libélulas do gênero Zenithoptera (Odonata) apresentam uma impressionante coloração azul pouco (...)

    Publicado em 06/05/2019

    2486 visualizações

    0 comentário

  • Percevejos arlequim

    Percevejos arlequim flagrados em um momento inusitado... Dia 12 de maio de 2024, na região de (...)

    Publicado em 17/07/2024

    1329 visualizações

    0 comentário

  • Perereca

    Perereca da família Hylidae (provavelmente do gênero Boana) encontrada na cidade de Bom Jesus, no (...)

    Publicado em 01/11/2025

    1070 visualizações

    1 comentário

  • Pupa de Macraspis festiva

    Nesta imagem é possível ver a pupa do besouro brasileirinho Macraspis festiva (Coleoptera: (...)

    Publicado em 15/11/2021

    1154 visualizações

    0 comentário

  • Scinax auratus

    Scinax auratus é uma pequena perereca com uma distribuição restrita à região da Mata Atlântica do (...)

    Publicado em 22/02/2022

    1482 visualizações

    0 comentário

  • Jaguajir rochae

    Jaguajir rochae é uma espécie de escorpião endêmica da região Nordeste do Brasil [1], ocorrendo (...)

    Publicado em 09/05/2022

    2649 visualizações

    0 comentário

  • Asterina gibbosa

    Asterina gibbosa é uma pequena estrela-do-mar muito comum em praias rochosas do litoral da (...)

    Publicado em 15/02/2024

    1339 visualizações

    0 comentário

  • Louva-a-Deus (Phasmidea)

    Esta espécie costuma ser atraída pelas luzes noturnas das residências rurais durante o período (...)

    Publicado em 29/05/2020

    1056 visualizações

    0 comentário

  • Pomacanthus paru juvenil

    Juvenil de peixe frade registrado no dia 19 de janeiro de 2026 em Tamandaré, litoral sul de (...)

    Publicado em 21/01/2026

    352 visualizações

    0 comentário

  • Libélula

    Molhando o bumbum. Câmera: Nikon Coolpix L820. Data: 08/02/2022.

    Publicado em 13/03/2025

    891 visualizações

    0 comentário

  • Mamangavas

    As mamangavas (Hymenopteras) são abelhonas conhecidas como mangangá, produzem zumbido alto e são (...)

    Publicado em 08/03/2019

    1846 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa

    Foto tirada na Escola Maria Vieira Muliterno. Creio eu que o indivíduo seja algum tipo de (...)

    Publicado em 10/06/2026

    200 visualizações

    1 comentário

  • Hamadryas laodamia macho

    Uma borboleta macho da espécie Hamadryas laodamia fotografada na Estação Ecológica de Tapacurá, no (...)

    Publicado em 19/09/2022

    1122 visualizações

    0 comentário

  • Mini mariposa

    Fiz hoje um belo registro dessa minúscula mariposa, que encontrei no teto da minha cada em (...)

    Publicado em 04/06/2021

    1358 visualizações

    0 comentário

  • Xanthopastis timais

    Lagartas da espécie de mariposa Xanthopastis timais. Estas lagartas são vorazes consumidoras das (...)

    Publicado em 22/05/2020

    4343 visualizações

    0 comentário

  • Caranguejo vermelho

    Contribuição da comissão científica do Portal Caranguejo da espécie Mithrax hispidus registrado em (...)

    Publicado em 05/10/2020

    7700 visualizações

    4 comentários

  • Boana semilineata

    Publicado em 22/10/2018

    991 visualizações

    0 comentário

1 ... 10 11 12 13 14 15 16 17 18 ... 68

Apoie o Portal