...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Filogenia

Filogenia

De acordo com Charles Darwin, a evolução poderia ser definida como descendência com modificação. O ordenamento natural dos seres vivos deveria, então, refletir diretamente a genealogia, isto é, as relações de parentesco (ancestralidade, descendência) entre os seres vivos. Atualmente, a classificação filogenética é a única que fornece um arcabouço teórico e metodológico robusto capaz de propor hipóteses testáveis para a reconstrução da história da vida, notadamente através de cladogramas, representações gráficas que facilitam a compreensão das relações de parentesco entre os grupos taxonômicos.

Os grupos taxonômicos (clados) presentes no Portal de Zoologia seguem as evidências e consensos mais recentes quanto a filogenia de metazoários [1]. Você pode navegar e encontrar um filo de interesse através do menu «Categorias > Filogenia» ao lado (->) ou acessar o link Filogenia no menu «Explorar» na parte inferior de todas as páginas do site.

O sistema de publicação do Portal de Zoologia de Pernambuco é baseado em duas categorias editoriais básicas: os artigos e as sessões. Em um sistema de classificação taxonômica, as sessões poderiam ser comparadas a grupos taxonômicos (clados) que são identificados por uma série de caracteres compartilhados (sinapomorfias) por todos os integrantes do grupo e o seu ancestral comum (grupo monofilético). Os artigos são as unidades evolutivas básicas, isto é, as espécies. As espécies, no caso do Portal de Zoologia, são registradas pelos usuários do site. Para adaptar uma árvore da vida a este sistema de publicação em que considera sessões dentro de sessões (sessões=clados), considera-se que dentro de uma sessão sempre devem existir diretamente duas outras sessões, respeitando um dos princípios básicos da evolução biológica, o da divisão de uma linhagem em outras duas.

Veja por exemplo, na figura abaixo, como os diferentes clados de animais deuterostômios são organizados hierarquicamente no sistema do Portal de Zoologia (a esquerda) e como eles poderiam ser representados em um cladograma (a direita). Para você, qual a opção que melhor representa as relações de parentesco entre os grupos?

O nó inicial da Árvore da Vida (ou Árvore Filogenética) apresenta duas ramificações. Uma delas é obviamente a dos metazoários, foco do Portal de Zoologia. A outra linhagem é o grupo irmão dos metazoários, os coanoflagelados (Choanoflagellata). Desta forma, o atual nó, chamado de «Filogenia», poderia ser chamado de «Choanimalia» [2] ou Choanozoa.

A radiação inicial dos metazoários no Portal de Zoologia de Pernambuco segue a classificação proposta por Claus Nielsen (Metazoa=Porifera+Eumetazoa) [3].

[1] Lecointre, G., & Le Guyader, H. (2017). Classification phylogénétique du vivant (4º ed, Vol. 2). Paris: Belin

[2] Fernández, R., & Gabaldón, T. (2020). Gene gain and loss across the metazoan tree of life. Nature ecology & evolution, 4(4), 524-533.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2039)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Reduviidae

    Essa é a ninfa de um percevejo, provavelmente do gênero Apiomerus sp. (Reduviidae: Harpactorinae: (...)

    Publicado em 12/03/2019

    1390 visualizações

    0 comentário

  • Aranha-caranguejo

    Possivelmente gênero Misumena. Em tronco de mangueira.

    Publicado em 24/09/2025

    763 visualizações

    0 comentário

  • Equiúro

    Os equiúros são anelídeos marinhos. São conhecidos popularmente como «vermes-colher», pois possuem (...)

    Publicado em 20/11/2017

    3937 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta do Manacá

    Uma Borboleta do Manacá (Methona themisto) encontrada em uma loja na cidade de Cruzeiro-Sp, no (...)

    Publicado em 01/05/2023

    1222 visualizações

    0 comentário

  • Besouro do fungo (Erotylidae)

    Coleoptera do fragmento urbano de Jaguaribe, Paulista, PE. No dia 18/06/2018.

    Publicado em 19/06/2018

    1501 visualizações

    2 comentários

  • Hastula cinerea

    Hastula cinerea é um pequeno molusco gastrópode com grande distribuição geográfica, ocorrendo ao (...)

    Publicado em 28/04/2021

    3078 visualizações

    4 comentários

  • Tetragonisca angustula

    Tetragonisca angustula é uma pequena espécie de abelha social sem ferrão pertencente ao grupo dos (...)

    Publicado em 09/02/2019

    1829 visualizações

    0 comentário

  • Sicalis flaveola

    Canário da Terra. Essa foto eu tirei no jardim da minha casa. Fico muito feliz quando recebo, (...)

    Publicado em 25/03/2020

    1083 visualizações

    0 comentário

  • Carcará

    Caracara plancus é uma ave da Família Falconidae. Possui ampla distribuição e é uma das aves de (...)

    Publicado em 22/03/2019

    2038 visualizações

    1 comentário

  • Borboleta

    Encontrada na Reserva de Floresta Urbana Mata de Jaguarana.

    Publicado em 17/03/2023

    1085 visualizações

    0 comentário

  • Cervus nippon

    Cervo Japonês, ilha de Miyajima onde são protegidos e considerados mensageiros dos (...)

    Publicado em 27/11/2018

    1132 visualizações

    0 comentário

  • Sabiá no mangue

    Um sabiá (Turdus rufiventris) aproveitando a sombra do Manguezal Chico Science do Espaço Ciência (...)

    Publicado em 11/11/2021

    1141 visualizações

    0 comentário

  • Fura-barreira

    O fura-barreira (Galbula ruficauda), também conhecida de ariramba-de-cauda-ruiva, é uma espécie (...)

    Publicado em 17/09/2025

    768 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa olho de pavão alaranjado

    Espécie de mariposa do gênero Automeris. É o gênero mais diverso da sub-família Hemileucinae (...)

    Publicado em 30/04/2018

    2329 visualizações

    0 comentário

  • Muçuã (Kinosternon scorpioides)

    Encontrar um animal como esse em um discreto curso de água no meio da cidade foi algo (...)

    Publicado em 01/04/2021

    1804 visualizações

    1 comentário

1 ... 17 18 19 20 21 22 23 24 25 ... 136

Apoie o Portal