...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Filogenia

Filogenia

De acordo com Charles Darwin, a evolução poderia ser definida como descendência com modificação. O ordenamento natural dos seres vivos deveria, então, refletir diretamente a genealogia, isto é, as relações de parentesco (ancestralidade, descendência) entre os seres vivos. Atualmente, a classificação filogenética é a única que fornece um arcabouço teórico e metodológico robusto capaz de propor hipóteses testáveis para a reconstrução da história da vida, notadamente através de cladogramas, representações gráficas que facilitam a compreensão das relações de parentesco entre os grupos taxonômicos.

Os grupos taxonômicos (clados) presentes no Portal de Zoologia seguem as evidências e consensos mais recentes quanto a filogenia de metazoários [1]. Você pode navegar e encontrar um filo de interesse através do menu «Categorias > Filogenia» ao lado (->) ou acessar o link Filogenia no menu «Explorar» na parte inferior de todas as páginas do site.

O sistema de publicação do Portal de Zoologia de Pernambuco é baseado em duas categorias editoriais básicas: os artigos e as sessões. Em um sistema de classificação taxonômica, as sessões poderiam ser comparadas a grupos taxonômicos (clados) que são identificados por uma série de caracteres compartilhados (sinapomorfias) por todos os integrantes do grupo e o seu ancestral comum (grupo monofilético). Os artigos são as unidades evolutivas básicas, isto é, as espécies. As espécies, no caso do Portal de Zoologia, são registradas pelos usuários do site. Para adaptar uma árvore da vida a este sistema de publicação em que considera sessões dentro de sessões (sessões=clados), considera-se que dentro de uma sessão sempre devem existir diretamente duas outras sessões, respeitando um dos princípios básicos da evolução biológica, o da divisão de uma linhagem em outras duas.

Veja por exemplo, na figura abaixo, como os diferentes clados de animais deuterostômios são organizados hierarquicamente no sistema do Portal de Zoologia (a esquerda) e como eles poderiam ser representados em um cladograma (a direita). Para você, qual a opção que melhor representa as relações de parentesco entre os grupos?

O nó inicial da Árvore da Vida (ou Árvore Filogenética) apresenta duas ramificações. Uma delas é obviamente a dos metazoários, foco do Portal de Zoologia. A outra linhagem é o grupo irmão dos metazoários, os coanoflagelados (Choanoflagellata). Desta forma, o atual nó, chamado de «Filogenia», poderia ser chamado de «Choanimalia» [2] ou Choanozoa.

A radiação inicial dos metazoários no Portal de Zoologia de Pernambuco segue a classificação proposta por Claus Nielsen (Metazoa=Porifera+Eumetazoa) [3].

[1] Lecointre, G., & Le Guyader, H. (2017). Classification phylogénétique du vivant (4º ed, Vol. 2). Paris: Belin

[2] Fernández, R., & Gabaldón, T. (2020). Gene gain and loss across the metazoan tree of life. Nature ecology & evolution, 4(4), 524-533.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2039)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Ariramba-de-cauda-ruiva

    Eu confesso que quando me deparei pela primeira vez com essa ave, há mais ou menos uns três anos, (...)

    Publicado em 19/03/2025

    971 visualizações

    2 comentários

  • Maria Cavaleira

    Maria-cavaleira, como é conhecido em algumas regiões do Brasil, é uma espécie da família Tyrannidae (...)

    Publicado em 03/01/2025

    1043 visualizações

    0 comentário

  • Mamangaba

    Tirei essa foto da mamangava no dia 11/06/2025, que mostra ela coletando fezes de cavalo e (...)

    Publicado em 09/12/2025

    656 visualizações

    0 comentário

  • Peixe-boi

    O peixe-boi marinho (Trichechus manatus) é uma espécie de sirênio que vive no litoral brasileiro, (...)

    Publicado em 27/07/2023

    1113 visualizações

    0 comentário

  • Amphimedon viridis

    Algumas espécies de esponja, como Amphimedon viridis, possuem metabólitos secundários e peptídeos, (...)

    Publicado em 23/04/2025

    1229 visualizações

    1 comentário

  • Vaga-lumes

    Sextou! E como diria o poeta: Traição é traição. Romance é romance. Amor é amor. E um lance é um (...)

    Publicado em 14/03/2025

    1021 visualizações

    0 comentário

  • Athene cunicularia - Coruja-buraqueira

    Publicado em 06/03/2020

    1382 visualizações

    1 comentário

  • Erythrolamprus viridis

    Erythrolamprus viridis é uma pequena especie de serpente Dipsadidae de hábitos terrestres. Pode (...)

    Publicado em 05/03/2020

    11886 visualizações

    0 comentário

  • Arcopsis adamsi

    Arcopsis adamsi é uma pequena espécie de molusco bivalve comum e abundante em todo o litoral (...)

    Publicado em 04/01/2025

    979 visualizações

    0 comentário

  • Socó-do-mangue com seus filhotes

    O socó-do-mangue é uma ave limícola de médio porte da Ordem Pelecaniformes. Seu nome científico é (...)

    Publicado em 23/10/2021

    2315 visualizações

    2 comentários

  • Haemulon squamipinna

    Pequeno cardume de Haemulon squamipinna registrado na praia de Tamandaré no dia 2 de janeiro de (...)

    Publicado em 03/01/2025

    1100 visualizações

    0 comentário

  • Galathea squamifera

    Pequeno crustáceo encontrado em uma praia rochosa de Douarnenez, França, no dia 11 de fevereiro (...)

    Publicado em 16/02/2024

    873 visualizações

    0 comentário

  • Aratanha

    Aratu, caranguejo-marinheiro ou aratanha, nomes dados ao Aratus pisonii, um pequeno caranguejo (...)

    Publicado em 16/01/2026

    505 visualizações

    0 comentário

  • Percevejo de olhos vermelhos

    Pequeno percevejo de corpo delgado e olhos vermelhos observado em um arbusto na borda de um (...)

    Publicado em 30/11/2025

    655 visualizações

    0 comentário

  • Calango de pedra (Tropidurus hispidus )

    Publicado em 22/02/2023

    998 visualizações

    0 comentário

1 ... 120 121 122 123 124 125 126 127 128 ... 136

Apoie o Portal