...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Filogenia

Filogenia

De acordo com Charles Darwin, a evolução poderia ser definida como descendência com modificação. O ordenamento natural dos seres vivos deveria, então, refletir diretamente a genealogia, isto é, as relações de parentesco (ancestralidade, descendência) entre os seres vivos. Atualmente, a classificação filogenética é a única que fornece um arcabouço teórico e metodológico robusto capaz de propor hipóteses testáveis para a reconstrução da história da vida, notadamente através de cladogramas, representações gráficas que facilitam a compreensão das relações de parentesco entre os grupos taxonômicos.

Os grupos taxonômicos (clados) presentes no Portal de Zoologia seguem as evidências e consensos mais recentes quanto a filogenia de metazoários [1]. Você pode navegar e encontrar um filo de interesse através do menu «Categorias > Filogenia» ao lado (->) ou acessar o link Filogenia no menu «Explorar» na parte inferior de todas as páginas do site.

O sistema de publicação do Portal de Zoologia de Pernambuco é baseado em duas categorias editoriais básicas: os artigos e as sessões. Em um sistema de classificação taxonômica, as sessões poderiam ser comparadas a grupos taxonômicos (clados) que são identificados por uma série de caracteres compartilhados (sinapomorfias) por todos os integrantes do grupo e o seu ancestral comum (grupo monofilético). Os artigos são as unidades evolutivas básicas, isto é, as espécies. As espécies, no caso do Portal de Zoologia, são registradas pelos usuários do site. Para adaptar uma árvore da vida a este sistema de publicação em que considera sessões dentro de sessões (sessões=clados), considera-se que dentro de uma sessão sempre devem existir diretamente duas outras sessões, respeitando um dos princípios básicos da evolução biológica, o da divisão de uma linhagem em outras duas.

Veja por exemplo, na figura abaixo, como os diferentes clados de animais deuterostômios são organizados hierarquicamente no sistema do Portal de Zoologia (a esquerda) e como eles poderiam ser representados em um cladograma (a direita). Para você, qual a opção que melhor representa as relações de parentesco entre os grupos?

O nó inicial da Árvore da Vida (ou Árvore Filogenética) apresenta duas ramificações. Uma delas é obviamente a dos metazoários, foco do Portal de Zoologia. A outra linhagem é o grupo irmão dos metazoários, os coanoflagelados (Choanoflagellata). Desta forma, o atual nó, chamado de «Filogenia», poderia ser chamado de «Choanimalia» [2] ou Choanozoa.

A radiação inicial dos metazoários no Portal de Zoologia de Pernambuco segue a classificação proposta por Claus Nielsen (Metazoa=Porifera+Eumetazoa) [3].

[1] Lecointre, G., & Le Guyader, H. (2017). Classification phylogénétique du vivant (4º ed, Vol. 2). Paris: Belin

[2] Fernández, R., & Gabaldón, T. (2020). Gene gain and loss across the metazoan tree of life. Nature ecology & evolution, 4(4), 524-533.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2039)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Carcará

    Fiz essa foto do carcará, para comparar a foto anterior que publiquei aqui, feita no mesmo dia, (...)

    Publicado em 28/01/2026

    374 visualizações

    0 comentário

  • Mosca Tachinidae

    Uma grande mosca (grande mesmo!) da família Tachinidae registrada em trecho de Mata Atlântica no (...)

    Publicado em 21/02/2022

    2284 visualizações

    0 comentário

  • Anolis fuscoauratus

    O slender anole, Anolis fuscoauratus (Reptilia, Polychrotidae), é um lagarto arborícola e ovíparo (...)

    Publicado em 06/03/2018

    1635 visualizações

    1 comentário

  • Aricoris campestris

    Aricoris campestris é uma pequena espécie de borboleta muito ativa, característica de ambientes (...)

    Publicado em 19/05/2021

    1383 visualizações

    0 comentário

  • Bicho pau Proscopiidae

    Bicho pau encontrado na Estação Ecológica de Tapacurá no dia 17 de setembro de 2022. Espécie não (...)

    Publicado em 10/12/2022

    1208 visualizações

    0 comentário

  • Pato-de-crista

    O título desta foto poderia muito bem ser «comadres na beira da lagoa». No primeiro plano é (...)

    Publicado em 06/05/2025

    1453 visualizações

    2 comentários

  • Coruja-buraqueira

    Uma coruja-buraqueira avistada no Parque Zoobotânico da Caatinga, em Petrolina/PE. Ela é (...)

    Publicado em 18/03/2025

    1039 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta da mata

    Pequena borboleta do gênero Hermeuptychia encontrada na borda de uma mata na APA Aldeia (...)

    Publicado em 23/03/2025

    936 visualizações

    1 comentário

  • Aranha em folha

    Encontrei essa aranha nessa folha em uma área do Instituto de Ciências Biológicas, da UPE. Como (...)

    Publicado em 22/04/2024

    975 visualizações

    1 comentário

  • Aranha saltadeira

    Aranha saltadeira ou aranha papa-mosca. Fotografada na restinha próxima ao Rio Tatuamunha em (...)

    Publicado em 07/08/2024

    1107 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta zebra

    Borboleta zebra é uma espécie que ocorre em quase todo o Brasil. Geralmente é encontrada nos (...)

    Publicado em 27/04/2024

    1151 visualizações

    0 comentário

  • Alvéolos de favo de abelha

    Colônia de Apis mellifera registrada na praia de Serrambi, litoral sul de Pernambuco, no dia 3 (...)

    Publicado em 19/04/2022

    1348 visualizações

    0 comentário

  • Desmodus rotundus

    Desmodus rotundus (Morcego-vampiro comum)

    Publicado em 12/11/2017

    2046 visualizações

    0 comentário

  • Baiacu pintado

    Este pequeno baiacu-mirim ficou preso em uma poça de maré durante uma maré bem baixa na praia de (...)

    Publicado em 12/12/2025

    619 visualizações

    0 comentário

  • Quero-quero protegendo seu ninho

    Um quero-quero protegendo seu ninho. Registro realizado em Tamandaré, litoral sul de Pernambuco, (...)

    Publicado em 25/07/2023

    986 visualizações

    0 comentário

  • Agaricia humilis

    Agaricia humilis é uma pequena espécie de coral, bastante comum no litoral brasileiro, geralmente (...)

    Publicado em 26/08/2024

    1185 visualizações

    0 comentário

  • Budião-brasileiro

    O budião brasileiro (Halichoeres brasiliensis) é uma espécie de peixe recifal bem comum no nosso (...)

    Publicado em 27/04/2025

    1280 visualizações

    0 comentário

  • Vaga-lumes

    Sextou! E como diria o poeta: Traição é traição. Romance é romance. Amor é amor. E um lance é um (...)

    Publicado em 14/03/2025

    1023 visualizações

    0 comentário

  • Socó-do-mangue com seus filhotes

    O socó-do-mangue é uma ave limícola de médio porte da Ordem Pelecaniformes. Seu nome científico é (...)

    Publicado em 23/10/2021

    2317 visualizações

    2 comentários

  • Bernanrdo eremita verde listrado

    Caranguejo paguro da espécie Clibanarius sclopetarius encontrada na praia de Piedade, Jaboatão (...)

    Publicado em 09/10/2025

    745 visualizações

    0 comentário

  • Besouro magrinho - Cerambycidae

    Descobrimos esse besouro no banheiro da minha tia Vânia.

    Publicado em 19/08/2022

    1219 visualizações

    3 comentários

  • Garça-branca

    A garça-branca-grande (Ardea alba) é uma espécie com ampla distribuição nas américas. Sempre perto (...)

    Publicado em 17/09/2025

    621 visualizações

    0 comentário

  • Galbula ruficauda

    Conhecido popularmente em Pernambuco como fura-barreira [1], Galbula ruficauda é o único (...)

    Publicado em 22/10/2017

    1358 visualizações

    0 comentário

  • Jandaia-verdadeira

    A jandaia-verdadeira, Aratinga jandaya, geralmente é observada em pares ou pequenos grupos, (...)

    Publicado em 19/09/2026

    50 visualizações

    0 comentário

  • Rolinha-fogo-apagou

    A rolinha-fogo-apagou (Columbina squammata) tem esse nome por causa do seu canto. Hoje no (...)

    Publicado em 26/11/2025

    669 visualizações

    0 comentário

  • Embuá

    Embuá (Myriapoda, Diplopoda) encontrado em Dois Irmãos, Recife, Pernambuco.

    Publicado em 06/03/2018

    732 visualizações

    0 comentário

  • Cetonia aurata

    Besouro da espécie Cetonia aurata registrada em Camaret-sur-mer no dia 19 de maio de 2024. É uma (...)

    Publicado em 25/05/2024

    1190 visualizações

    0 comentário

  • Aracno

    Caranguejeira encontrada na sede da ReBio Saltinho, Tamandaré-PE

    Publicado em 05/06/2020

    1216 visualizações

    1 comentário

  • Xira-branca

    Xira branca pertence ao gênero Haemulon. Essa da foto é de um juvenil de Haemulon parra. Esse (...)

    Publicado em 22/10/2024

    1229 visualizações

    0 comentário

  • Socozinho

    Socozinho (Butorides striatus) é uma espécie de ave encontrada em todo país, onde tenha um lago, (...)

    Publicado em 25/01/2025

    1053 visualizações

    0 comentário

1 ... 58 59 60 61 62 63 64 65 66 ... 68

Apoie o Portal