...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Filogenia

Filogenia

De acordo com Charles Darwin, a evolução poderia ser definida como descendência com modificação. O ordenamento natural dos seres vivos deveria, então, refletir diretamente a genealogia, isto é, as relações de parentesco (ancestralidade, descendência) entre os seres vivos. Atualmente, a classificação filogenética é a única que fornece um arcabouço teórico e metodológico robusto capaz de propor hipóteses testáveis para a reconstrução da história da vida, notadamente através de cladogramas, representações gráficas que facilitam a compreensão das relações de parentesco entre os grupos taxonômicos.

Os grupos taxonômicos (clados) presentes no Portal de Zoologia seguem as evidências e consensos mais recentes quanto a filogenia de metazoários [1]. Você pode navegar e encontrar um filo de interesse através do menu «Categorias > Filogenia» ao lado (->) ou acessar o link Filogenia no menu «Explorar» na parte inferior de todas as páginas do site.

O sistema de publicação do Portal de Zoologia de Pernambuco é baseado em duas categorias editoriais básicas: os artigos e as sessões. Em um sistema de classificação taxonômica, as sessões poderiam ser comparadas a grupos taxonômicos (clados) que são identificados por uma série de caracteres compartilhados (sinapomorfias) por todos os integrantes do grupo e o seu ancestral comum (grupo monofilético). Os artigos são as unidades evolutivas básicas, isto é, as espécies. As espécies, no caso do Portal de Zoologia, são registradas pelos usuários do site. Para adaptar uma árvore da vida a este sistema de publicação em que considera sessões dentro de sessões (sessões=clados), considera-se que dentro de uma sessão sempre devem existir diretamente duas outras sessões, respeitando um dos princípios básicos da evolução biológica, o da divisão de uma linhagem em outras duas.

Veja por exemplo, na figura abaixo, como os diferentes clados de animais deuterostômios são organizados hierarquicamente no sistema do Portal de Zoologia (a esquerda) e como eles poderiam ser representados em um cladograma (a direita). Para você, qual a opção que melhor representa as relações de parentesco entre os grupos?

O nó inicial da Árvore da Vida (ou Árvore Filogenética) apresenta duas ramificações. Uma delas é obviamente a dos metazoários, foco do Portal de Zoologia. A outra linhagem é o grupo irmão dos metazoários, os coanoflagelados (Choanoflagellata). Desta forma, o atual nó, chamado de «Filogenia», poderia ser chamado de «Choanimalia» [2] ou Choanozoa.

A radiação inicial dos metazoários no Portal de Zoologia de Pernambuco segue a classificação proposta por Claus Nielsen (Metazoa=Porifera+Eumetazoa) [3].

[1] Lecointre, G., & Le Guyader, H. (2017). Classification phylogénétique du vivant (4º ed, Vol. 2). Paris: Belin

[2] Fernández, R., & Gabaldón, T. (2020). Gene gain and loss across the metazoan tree of life. Nature ecology & evolution, 4(4), 524-533.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2039)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Comunidade de corais

    Os recifes de coral são ambientes muito diversos, marcados pela presença de muitas espécies de (...)

    Publicado em 18/03/2026

    288 visualizações

    0 comentário

  • Cracas

    Cracas são crustáeos sésseis, que se fixam em substratos duros, que possuem seu exoesqueleto (...)

    Publicado em 07/10/2025

    863 visualizações

    0 comentário

  • Batuíra-de-bando

    Uma batuíra-de-bando (no primeiro plano) acompanhada de um maçarico-de-sobre-branco, aproveitando (...)

    Publicado em 28/04/2026

    219 visualizações

    0 comentário

  • Mosca

    Mosca pousando sobre uma flor de manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis). Eu pensava que fosse (...)

    Publicado em 14/03/2025

    1245 visualizações

    3 comentários

  • Pequena mariposa camuflada

    Pode não parecer, mas esta pequena mariposa está muito bem camuflada. Aparentemente é uma espécie (...)

    Publicado em 20/11/2023

    1536 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta zebrada

    Borboleta da espécie Pareuptychia ocirrhoe. Esta borboleta tem um padrão muito bonito de cores e (...)

    Publicado em 22/08/2025

    1056 visualizações

    0 comentário

  • Gafanhoto verde

    Registro realizado na APA Aldeia Beberibe, no dia 18 de abril de 2020. Espécie ainda sem (...)

    Publicado em 01/10/2020

    1390 visualizações

    0 comentário

  • Aranha do corpo fino

    Uma aranha gladiadora registrada dentro de uma casa na APA Aldeia Beberibe, Camaragibe, no dia (...)

    Publicado em 15/03/2025

    1464 visualizações

    0 comentário

  • Ariramba-de-cauda-ruiva

    Eu confesso que quando me deparei pela primeira vez com essa ave, há mais ou menos uns três anos, (...)

    Publicado em 19/03/2025

    973 visualizações

    2 comentários

  • Beija-flor-de-costas-violeta

    Beija-flor-de-costas-violeta, Thalurania watertonii, é outra espécie restrita à Mata Atlântica do (...)

    Publicado em 18/09/2026

    57 visualizações

    0 comentário

  • Carcará

    Fiz essa foto do carcará, para comparar a foto anterior que publiquei aqui, feita no mesmo dia, (...)

    Publicado em 28/01/2026

    374 visualizações

    0 comentário

  • Mosca Tachinidae

    Uma grande mosca (grande mesmo!) da família Tachinidae registrada em trecho de Mata Atlântica no (...)

    Publicado em 21/02/2022

    2284 visualizações

    0 comentário

  • Anolis fuscoauratus

    O slender anole, Anolis fuscoauratus (Reptilia, Polychrotidae), é um lagarto arborícola e ovíparo (...)

    Publicado em 06/03/2018

    1635 visualizações

    1 comentário

  • Pithecopus gonzagai

    Perereca bastante comum, excelente escaladora e caminha em passos lentos. Sua distribuição é mais (...)

    Publicado em 17/06/2022

    1366 visualizações

    1 comentário

  • Aricoris campestris

    Aricoris campestris é uma pequena espécie de borboleta muito ativa, característica de ambientes (...)

    Publicado em 19/05/2021

    1383 visualizações

    0 comentário

1 ... 115 116 117 118 119 120 121 122 123 ... 136

Apoie o Portal