...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Filogenia

Filogenia

De acordo com Charles Darwin, a evolução poderia ser definida como descendência com modificação. O ordenamento natural dos seres vivos deveria, então, refletir diretamente a genealogia, isto é, as relações de parentesco (ancestralidade, descendência) entre os seres vivos. Atualmente, a classificação filogenética é a única que fornece um arcabouço teórico e metodológico robusto capaz de propor hipóteses testáveis para a reconstrução da história da vida, notadamente através de cladogramas, representações gráficas que facilitam a compreensão das relações de parentesco entre os grupos taxonômicos.

Os grupos taxonômicos (clados) presentes no Portal de Zoologia seguem as evidências e consensos mais recentes quanto a filogenia de metazoários [1]. Você pode navegar e encontrar um filo de interesse através do menu «Categorias > Filogenia» ao lado (->) ou acessar o link Filogenia no menu «Explorar» na parte inferior de todas as páginas do site.

O sistema de publicação do Portal de Zoologia de Pernambuco é baseado em duas categorias editoriais básicas: os artigos e as sessões. Em um sistema de classificação taxonômica, as sessões poderiam ser comparadas a grupos taxonômicos (clados) que são identificados por uma série de caracteres compartilhados (sinapomorfias) por todos os integrantes do grupo e o seu ancestral comum (grupo monofilético). Os artigos são as unidades evolutivas básicas, isto é, as espécies. As espécies, no caso do Portal de Zoologia, são registradas pelos usuários do site. Para adaptar uma árvore da vida a este sistema de publicação em que considera sessões dentro de sessões (sessões=clados), considera-se que dentro de uma sessão sempre devem existir diretamente duas outras sessões, respeitando um dos princípios básicos da evolução biológica, o da divisão de uma linhagem em outras duas.

Veja por exemplo, na figura abaixo, como os diferentes clados de animais deuterostômios são organizados hierarquicamente no sistema do Portal de Zoologia (a esquerda) e como eles poderiam ser representados em um cladograma (a direita). Para você, qual a opção que melhor representa as relações de parentesco entre os grupos?

O nó inicial da Árvore da Vida (ou Árvore Filogenética) apresenta duas ramificações. Uma delas é obviamente a dos metazoários, foco do Portal de Zoologia. A outra linhagem é o grupo irmão dos metazoários, os coanoflagelados (Choanoflagellata). Desta forma, o atual nó, chamado de «Filogenia», poderia ser chamado de «Choanimalia» [2] ou Choanozoa.

A radiação inicial dos metazoários no Portal de Zoologia de Pernambuco segue a classificação proposta por Claus Nielsen (Metazoa=Porifera+Eumetazoa) [3].

[1] Lecointre, G., & Le Guyader, H. (2017). Classification phylogénétique du vivant (4º ed, Vol. 2). Paris: Belin

[2] Fernández, R., & Gabaldón, T. (2020). Gene gain and loss across the metazoan tree of life. Nature ecology & evolution, 4(4), 524-533.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2039)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Tentáculos de Bunodosoma

    Anêmona do gênero Bunodosoma registrada em uma pequena piscina de maré na praia de Japaratinga, (...)

    Publicado em 05/07/2021

    1173 visualizações

    1 comentário

  • Besouro Calosoma

    Besouro da família Carabidae. Alimenta-se de larvas e pupas de lepidópteros. É considerado um (...)

    Publicado em 15/10/2019

    3645 visualizações

    1 comentário

  • Vespas

    Vespas do gênero Polybia registradas no dia 17 de outubro de 2021 na APA Aldeia (...)

    Publicado em 21/10/2021

    1033 visualizações

    0 comentário

  • Popillia japonica

    Escaravelho japonês, Popillia japonica. Hiroshima

    Publicado em 28/11/2018

    1076 visualizações

    0 comentário

  • Carcará

    Essa foto foi tirada no Pontal de Maragogi, onde tem um estuário que desemboca na praia. Tinhas (...)

    Publicado em 07/10/2025

    798 visualizações

    0 comentário

  • Aranha-de-prata

    Voltar para a casa dos meus pais sempre me rendem boas fotos. Estou completamente apaixonada (...)

    Publicado em 14/08/2025

    900 visualizações

    0 comentário

  • Aranha

    Foto tirada dia 24 de maio de 2020. Aranha no pé de caju.

    Publicado em 07/06/2020

    817 visualizações

    1 comentário

  • Sagui de Tufo Branco

    Um curioso Sagui de Tufo Branco (Callithrix jacchus) avistado no ICB da Universidade de (...)

    Publicado em 14/05/2025

    1274 visualizações

    1 comentário

  • Coral-cérebro

    Detalhe de uma colônia de coral-cérebro, Mussismilia hispida, numa piscina natural de 2 metros de (...)

    Publicado em 26/04/2025

    1218 visualizações

    0 comentário

  • Rhipidomys mastacalis

    Publicado em 07/08/2018

    1375 visualizações

    0 comentário

  • Pólipos de Montastraea cavernosa

    Esta foto mostra, em detalhes, um conjunto de pólipos de uma grande colônia de coral da espécie (...)

    Publicado em 25/04/2025

    1316 visualizações

    1 comentário

  • Palythoa caribaeorum

    Palythoa caribaeorum é uma espécie de cnidário antozoário pertencente à subclasse Hexacorallia. É (...)

    Publicado em 09/08/2018

    3203 visualizações

    0 comentário

  • Gavião carijó

    Gavião carijó observado em Tamandaré, litoral sul de Pernambuco. no dia 25 de dezembro de (...)

    Publicado em 05/01/2026

    542 visualizações

    0 comentário

  • Aranha Nephila

    Aranha do gênero Nephila. Espécies deste gênero são as maiores aranhas tecedoras e produzem as (...)

    Publicado em 29/11/2018

    1708 visualizações

    0 comentário

  • Maçarico-pintado

    Trata-se de um jovem de Actitis macularis, que ainda não possui a cor característica dos adultos (...)

    Publicado em 27/01/2026

    307 visualizações

    0 comentário

1 ... 112 113 114 115 116 117 118 119 120 ... 136

Apoie o Portal