...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Filogenia

Filogenia

De acordo com Charles Darwin, a evolução poderia ser definida como descendência com modificação. O ordenamento natural dos seres vivos deveria, então, refletir diretamente a genealogia, isto é, as relações de parentesco (ancestralidade, descendência) entre os seres vivos. Atualmente, a classificação filogenética é a única que fornece um arcabouço teórico e metodológico robusto capaz de propor hipóteses testáveis para a reconstrução da história da vida, notadamente através de cladogramas, representações gráficas que facilitam a compreensão das relações de parentesco entre os grupos taxonômicos.

Os grupos taxonômicos (clados) presentes no Portal de Zoologia seguem as evidências e consensos mais recentes quanto a filogenia de metazoários [1]. Você pode navegar e encontrar um filo de interesse através do menu «Categorias > Filogenia» ao lado (->) ou acessar o link Filogenia no menu «Explorar» na parte inferior de todas as páginas do site.

O sistema de publicação do Portal de Zoologia de Pernambuco é baseado em duas categorias editoriais básicas: os artigos e as sessões. Em um sistema de classificação taxonômica, as sessões poderiam ser comparadas a grupos taxonômicos (clados) que são identificados por uma série de caracteres compartilhados (sinapomorfias) por todos os integrantes do grupo e o seu ancestral comum (grupo monofilético). Os artigos são as unidades evolutivas básicas, isto é, as espécies. As espécies, no caso do Portal de Zoologia, são registradas pelos usuários do site. Para adaptar uma árvore da vida a este sistema de publicação em que considera sessões dentro de sessões (sessões=clados), considera-se que dentro de uma sessão sempre devem existir diretamente duas outras sessões, respeitando um dos princípios básicos da evolução biológica, o da divisão de uma linhagem em outras duas.

Veja por exemplo, na figura abaixo, como os diferentes clados de animais deuterostômios são organizados hierarquicamente no sistema do Portal de Zoologia (a esquerda) e como eles poderiam ser representados em um cladograma (a direita). Para você, qual a opção que melhor representa as relações de parentesco entre os grupos?

O nó inicial da Árvore da Vida (ou Árvore Filogenética) apresenta duas ramificações. Uma delas é obviamente a dos metazoários, foco do Portal de Zoologia. A outra linhagem é o grupo irmão dos metazoários, os coanoflagelados (Choanoflagellata). Desta forma, o atual nó, chamado de «Filogenia», poderia ser chamado de «Choanimalia» [2] ou Choanozoa.

A radiação inicial dos metazoários no Portal de Zoologia de Pernambuco segue a classificação proposta por Claus Nielsen (Metazoa=Porifera+Eumetazoa) [3].

[1] Lecointre, G., & Le Guyader, H. (2017). Classification phylogénétique du vivant (4º ed, Vol. 2). Paris: Belin

[2] Fernández, R., & Gabaldón, T. (2020). Gene gain and loss across the metazoan tree of life. Nature ecology & evolution, 4(4), 524-533.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2039)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Vanellus chilensis

    Trio de quero-queros bem amostrados e barulhentos. Registro realizado em uma área de restinga (...)

    Publicado em 13/08/2025

    847 visualizações

    0 comentário

  • Cutia

    Cutia, pequeno roedor típico das florestas brasileiras, podendo chegar a 50 cm e 5 quilos . Se (...)

    Publicado em 02/11/2023

    1238 visualizações

    0 comentário

  • Cocoroca

    Haemulon atlanticus é uma das espécies do gênero Haemulon, abundante no Oceano Atlântico. É (...)

    Publicado em 27/04/2025

    2301 visualizações

    2 comentários

  • Barata preta

    Barata preta encontrada sob uma rocha próximo a um açude na região rural de Carnaubeira da Penha, (...)

    Publicado em 12/07/2022

    5405 visualizações

    1 comentário

  • Embuá reproduzindo - Diplopoda

    Os diplópodes pertencem ao subfilo Myriapoda e são detritívoros, consumindo restos vegetais e os (...)

    Publicado em 01/05/2019

    1628 visualizações

    0 comentário

  • Briba brilhante (Bralilicincus heathi)

    A briba brilhante, também conhecido como calango liso, é um lagarto endêmico do Brasil, com grande (...)

    Publicado em 24/09/2026

    73 visualizações

    0 comentário

  • Boana faber

    Publicado em 11/11/2017

    1170 visualizações

    0 comentário

  • Barata

    Uma barata dando uma voltinha no apartamento durante a quarentena... Periplaneta americana é a (...)

    Publicado em 17/04/2020

    1957 visualizações

    0 comentário

  • Sapo Rhinella crucifer

    Sapo da espécie Rhinella crucifer encontrado dentro de um tronco em decomposição.

    Publicado em 23/12/2021

    1158 visualizações

    0 comentário

1 ... 178 179 180 181 182 183 184 185 186 ... 227

Apoie o Portal