...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Filogenia

Filogenia

De acordo com Charles Darwin, a evolução poderia ser definida como descendência com modificação. O ordenamento natural dos seres vivos deveria, então, refletir diretamente a genealogia, isto é, as relações de parentesco (ancestralidade, descendência) entre os seres vivos. Atualmente, a classificação filogenética é a única que fornece um arcabouço teórico e metodológico robusto capaz de propor hipóteses testáveis para a reconstrução da história da vida, notadamente através de cladogramas, representações gráficas que facilitam a compreensão das relações de parentesco entre os grupos taxonômicos.

Os grupos taxonômicos (clados) presentes no Portal de Zoologia seguem as evidências e consensos mais recentes quanto a filogenia de metazoários [1]. Você pode navegar e encontrar um filo de interesse através do menu «Categorias > Filogenia» ao lado (->) ou acessar o link Filogenia no menu «Explorar» na parte inferior de todas as páginas do site.

O sistema de publicação do Portal de Zoologia de Pernambuco é baseado em duas categorias editoriais básicas: os artigos e as sessões. Em um sistema de classificação taxonômica, as sessões poderiam ser comparadas a grupos taxonômicos (clados) que são identificados por uma série de caracteres compartilhados (sinapomorfias) por todos os integrantes do grupo e o seu ancestral comum (grupo monofilético). Os artigos são as unidades evolutivas básicas, isto é, as espécies. As espécies, no caso do Portal de Zoologia, são registradas pelos usuários do site. Para adaptar uma árvore da vida a este sistema de publicação em que considera sessões dentro de sessões (sessões=clados), considera-se que dentro de uma sessão sempre devem existir diretamente duas outras sessões, respeitando um dos princípios básicos da evolução biológica, o da divisão de uma linhagem em outras duas.

Veja por exemplo, na figura abaixo, como os diferentes clados de animais deuterostômios são organizados hierarquicamente no sistema do Portal de Zoologia (a esquerda) e como eles poderiam ser representados em um cladograma (a direita). Para você, qual a opção que melhor representa as relações de parentesco entre os grupos?

O nó inicial da Árvore da Vida (ou Árvore Filogenética) apresenta duas ramificações. Uma delas é obviamente a dos metazoários, foco do Portal de Zoologia. A outra linhagem é o grupo irmão dos metazoários, os coanoflagelados (Choanoflagellata). Desta forma, o atual nó, chamado de «Filogenia», poderia ser chamado de «Choanimalia» [2] ou Choanozoa.

A radiação inicial dos metazoários no Portal de Zoologia de Pernambuco segue a classificação proposta por Claus Nielsen (Metazoa=Porifera+Eumetazoa) [3].

[1] Lecointre, G., & Le Guyader, H. (2017). Classification phylogénétique du vivant (4º ed, Vol. 2). Paris: Belin

[2] Fernández, R., & Gabaldón, T. (2020). Gene gain and loss across the metazoan tree of life. Nature ecology & evolution, 4(4), 524-533.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2039)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Onde está o bicho?

    Encontrou? Uma dica. Ele está de cabeça para baixo. Procure as antenas finas e compridas. Depois, (...)

    Publicado em 28/03/2020

    1467 visualizações

    0 comentário

  • Strongylium haemorrhoidale

    Esse besouro é um Tenebrionidae com cerca de 147 gêneros e 1.234 espécies no Brasil [1]. Os (...)

    Publicado em 15/05/2019

    1719 visualizações

    0 comentário

  • Lepidoptera

    Taturana, também conhecida como tatarana ou lagarta-de-fogo, é o estágio larval (lagarta) de (...)

    Publicado em 03/07/2018

    1166 visualizações

    0 comentário

  • Grilo ou o quê?

    Esse inseto perdeu uma das pernas traseiras. Pensei tratar-se de um grilo, mas achei o formato (...)

    Publicado em 27/05/2023

    1321 visualizações

    2 comentários

  • Formiga saúva

    Formiga saúva, também conhecida como formiga-cortadeira, registrada em um parque urbano em (...)

    Publicado em 06/08/2021

    1109 visualizações

    0 comentário

  • Coral de pólipos verdes

    Zoanthus sociatus é uma das espécies de cnidários mais comuns de ambientes recifais de Pernambuco. (...)

    Publicado em 30/12/2019

    1933 visualizações

    0 comentário

  • Lagostim

    Existem 3 espécies de lagostas do gênero Panulirus na costa brasileira. As mesmas espécies (...)

    Publicado em 11/12/2025

    632 visualizações

    0 comentário

  • Lagartixa

    Tropidurus hispidus.

    Publicado em 12/11/2018

    1311 visualizações

    0 comentário

  • Didelphis albiventris

    Timbu (Didelphis albiventris) procurando refúgio em residências no período chuvoso na área urbana (...)

    Publicado em 27/04/2020

    1316 visualizações

    1 comentário

  • Anilocra frontalis

    O que você está vendo nesta foto não é um peixe de chapéu. Na verdade, este pequeno peixe bodião da (...)

    Publicado em 02/10/2023

    1534 visualizações

    0 comentário

  • Estrela do mar de manchas vermelhas

    Uma estrela do mar da espécie Linckia guildingi com um padrão de cor atípica, com manchas (...)

    Publicado em 14/01/2026

    434 visualizações

    0 comentário

  • Sagui de Tufo Branco

    Um curioso Sagui de Tufo Branco (Callithrix jacchus) avistado no ICB da Universidade de (...)

    Publicado em 14/05/2025

    1276 visualizações

    1 comentário

  • Besouro mãe-do-sol

    Publicado em 28/03/2021

    1762 visualizações

    2 comentários

  • Psammechinus miliaris

    Psammechinus miliaris é uma espécie de ouriço-do-mar encontrada entre o norte da Escandinávia até (...)

    Publicado em 12/02/2024

    1027 visualizações

    0 comentário

  • Ermitão de aquário

    Pequeno caranguejo ermitão da espécie Calcinus tibicen encontrado em área de recife de coral na (...)

    Publicado em 08/05/2025

    1391 visualizações

    1 comentário

  • Martim-pescador-pequeno

    Chloroceryle americana, conhecido como martim-pescador-pequeno, é uma pequena ave da família (...)

    Publicado em 19/09/2026

    58 visualizações

    0 comentário

  • Libélula azul

    Pequena libélula com detalhes azuis registrada na Estação Ecológica de Tapacurá.

    Publicado em 17/06/2023

    1145 visualizações

    0 comentário

  • Garça azul

    A garça azul, ou garça-cinza, é uma ave da família Ardeidae que vive em ambientes costeiros da (...)

    Publicado em 12/01/2026

    712 visualizações

    0 comentário

  • Preá (Cavia aperea)

    Um preá (Cavia aperea) registrado no dia 09/04/2024, era umas 16 horas. Ele estava andando pelas (...)

    Publicado em 01/04/2026

    385 visualizações

    0 comentário

  • Sabiá

    O sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris) é provavelmente uma das espécies de pássaros mais (...)

    Publicado em 11/11/2018

    1254 visualizações

    0 comentário

  • Nymphidium mantus

    Borboleta fotografada no dia 09/01/2021, em Aldeia no km 17.

    Publicado em 10/01/2021

    1285 visualizações

    0 comentário

  • Mosca abelha

    Mosca-abelha registrada na borda de um fragmento de Mata Atlântica na APA Aldeia Beberibe, no (...)

    Publicado em 03/10/2022

    1530 visualizações

    0 comentário

  • Lesma

    Pequena lesma encontrada dentro de um tronco de árvore morta na Serra dos Cavalos, área de brejo (...)

    Publicado em 15/06/2022

    2246 visualizações

    1 comentário

  • Bandeirinha juvenil

    O bandeirinha é uma espécie de peixe carnívora habitualmente encontrado em águas claras e (...)

    Publicado em 20/01/2026

    424 visualizações

    2 comentários

  • Aranha Tarântula

    Aranha encontrada em tronco na região da caatinga, Petrolina, Povoado do Capim, Serra do (...)

    Publicado em 01/04/2021

    1055 visualizações

    0 comentário

  • Um, Uma...( ) ?

    Hoje aqui comendo folhas no pé de caju. Zona Oeste do Recife. Foto 1.

    Publicado em 08/06/2020

    1218 visualizações

    1 comentário

  • Ceratopipra rubrocapilla

    Publicado em 27/06/2018

    1166 visualizações

    0 comentário

  • Abelha Jataí

    Minha criação de abelhas Jataí (Tetragonisca angustula). Essa abelha pertence a família Apis e (...)

    Publicado em 15/05/2025

    994 visualizações

    0 comentário

  • Coelosis bicornis

    Esse Dynastinae possui ampla distribuição na América do Sul, informações biológicas são quase (...)

    Publicado em 08/03/2019

    1582 visualizações

    0 comentário

  • Caranguejo-chié

    Esse diminuto macho de caranguejo-chié, do gênero Leptuca spp, vive nos bancos de areia e lama na (...)

    Publicado em 15/03/2025

    1137 visualizações

    0 comentário

1 ... 36 37 38 39 40 41 42 43 44 ... 68

Apoie o Portal