...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Filogenia

Filogenia

De acordo com Charles Darwin, a evolução poderia ser definida como descendência com modificação. O ordenamento natural dos seres vivos deveria, então, refletir diretamente a genealogia, isto é, as relações de parentesco (ancestralidade, descendência) entre os seres vivos. Atualmente, a classificação filogenética é a única que fornece um arcabouço teórico e metodológico robusto capaz de propor hipóteses testáveis para a reconstrução da história da vida, notadamente através de cladogramas, representações gráficas que facilitam a compreensão das relações de parentesco entre os grupos taxonômicos.

Os grupos taxonômicos (clados) presentes no Portal de Zoologia seguem as evidências e consensos mais recentes quanto a filogenia de metazoários [1]. Você pode navegar e encontrar um filo de interesse através do menu «Categorias > Filogenia» ao lado (->) ou acessar o link Filogenia no menu «Explorar» na parte inferior de todas as páginas do site.

O sistema de publicação do Portal de Zoologia de Pernambuco é baseado em duas categorias editoriais básicas: os artigos e as sessões. Em um sistema de classificação taxonômica, as sessões poderiam ser comparadas a grupos taxonômicos (clados) que são identificados por uma série de caracteres compartilhados (sinapomorfias) por todos os integrantes do grupo e o seu ancestral comum (grupo monofilético). Os artigos são as unidades evolutivas básicas, isto é, as espécies. As espécies, no caso do Portal de Zoologia, são registradas pelos usuários do site. Para adaptar uma árvore da vida a este sistema de publicação em que considera sessões dentro de sessões (sessões=clados), considera-se que dentro de uma sessão sempre devem existir diretamente duas outras sessões, respeitando um dos princípios básicos da evolução biológica, o da divisão de uma linhagem em outras duas.

Veja por exemplo, na figura abaixo, como os diferentes clados de animais deuterostômios são organizados hierarquicamente no sistema do Portal de Zoologia (a esquerda) e como eles poderiam ser representados em um cladograma (a direita). Para você, qual a opção que melhor representa as relações de parentesco entre os grupos?

O nó inicial da Árvore da Vida (ou Árvore Filogenética) apresenta duas ramificações. Uma delas é obviamente a dos metazoários, foco do Portal de Zoologia. A outra linhagem é o grupo irmão dos metazoários, os coanoflagelados (Choanoflagellata). Desta forma, o atual nó, chamado de «Filogenia», poderia ser chamado de «Choanimalia» [2] ou Choanozoa.

A radiação inicial dos metazoários no Portal de Zoologia de Pernambuco segue a classificação proposta por Claus Nielsen (Metazoa=Porifera+Eumetazoa) [3].

[1] Lecointre, G., & Le Guyader, H. (2017). Classification phylogénétique du vivant (4º ed, Vol. 2). Paris: Belin

[2] Fernández, R., & Gabaldón, T. (2020). Gene gain and loss across the metazoan tree of life. Nature ecology & evolution, 4(4), 524-533.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2039)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Besouro brasileirinho

    Um besouro bem brasileiro, verde e amarelo. Poderia muito bem ser o mascote da seleção. Seu nome (...)

    Publicado em 09/03/2026

    628 visualizações

    0 comentário

  • Sapo-folha

    O anfíbio selecionado na imagem assemelha-se fortemente a um exemplar de Rhinella hoogmoedi, (...)

    Publicado em 19/09/2026

    59 visualizações

    0 comentário

  • Grupo de cracas

    Cracas encontradas na praia de Gaibu, litoral sul de Pernambuco, no dia 19 de junho de (...)

    Publicado em 05/12/2023

    1150 visualizações

    0 comentário

  • Calango

    Fotografei esse bonito durante uma trilha, dessa vez de 5km e de nível médio, porque atravessamos (...)

    Publicado em 20/10/2025

    726 visualizações

    0 comentário

  • Obidosus mendopticus

    Opilião da espécie Obidosus mendopticus (família Stygnidae) encontrado na Serra dos Cavalos, zona (...)

    Publicado em 18/12/2022

    1182 visualizações

    0 comentário

  • Heliopyrgus domicella

    Registro realizado no Vale do Catimbau, Pernambuco. Espécie de borboleta comum durante quase (...)

    Publicado em 26/01/2019

    1112 visualizações

    0 comentário

  • Gafanhoto

    Gafanhoto encontrado no Brejo de Altitude da Serra dos Cavalos, Caruaru.

    Publicado em 21/12/2021

    1143 visualizações

    0 comentário

  • Hamadryas februa

    Eu acredito que seja uma Hamadryas februa, porque encontrei uma igual na página do Aléssio, então (...)

    Publicado em 01/05/2025

    1249 visualizações

    1 comentário

  • Embuá de manchas amarelas

    Um embuá de manchas amarelas encontrado na entrada de um posto de saúde no bairro da Madalena, em (...)

    Publicado em 04/04/2026

    655 visualizações

    0 comentário

1 ... 128 129 130 131 132 133 134 135 136 ... 227

Apoie o Portal