...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Filogenia

Filogenia

De acordo com Charles Darwin, a evolução poderia ser definida como descendência com modificação. O ordenamento natural dos seres vivos deveria, então, refletir diretamente a genealogia, isto é, as relações de parentesco (ancestralidade, descendência) entre os seres vivos. Atualmente, a classificação filogenética é a única que fornece um arcabouço teórico e metodológico robusto capaz de propor hipóteses testáveis para a reconstrução da história da vida, notadamente através de cladogramas, representações gráficas que facilitam a compreensão das relações de parentesco entre os grupos taxonômicos.

Os grupos taxonômicos (clados) presentes no Portal de Zoologia seguem as evidências e consensos mais recentes quanto a filogenia de metazoários [1]. Você pode navegar e encontrar um filo de interesse através do menu «Categorias > Filogenia» ao lado (->) ou acessar o link Filogenia no menu «Explorar» na parte inferior de todas as páginas do site.

O sistema de publicação do Portal de Zoologia de Pernambuco é baseado em duas categorias editoriais básicas: os artigos e as sessões. Em um sistema de classificação taxonômica, as sessões poderiam ser comparadas a grupos taxonômicos (clados) que são identificados por uma série de caracteres compartilhados (sinapomorfias) por todos os integrantes do grupo e o seu ancestral comum (grupo monofilético). Os artigos são as unidades evolutivas básicas, isto é, as espécies. As espécies, no caso do Portal de Zoologia, são registradas pelos usuários do site. Para adaptar uma árvore da vida a este sistema de publicação em que considera sessões dentro de sessões (sessões=clados), considera-se que dentro de uma sessão sempre devem existir diretamente duas outras sessões, respeitando um dos princípios básicos da evolução biológica, o da divisão de uma linhagem em outras duas.

Veja por exemplo, na figura abaixo, como os diferentes clados de animais deuterostômios são organizados hierarquicamente no sistema do Portal de Zoologia (a esquerda) e como eles poderiam ser representados em um cladograma (a direita). Para você, qual a opção que melhor representa as relações de parentesco entre os grupos?

O nó inicial da Árvore da Vida (ou Árvore Filogenética) apresenta duas ramificações. Uma delas é obviamente a dos metazoários, foco do Portal de Zoologia. A outra linhagem é o grupo irmão dos metazoários, os coanoflagelados (Choanoflagellata). Desta forma, o atual nó, chamado de «Filogenia», poderia ser chamado de «Choanimalia» [2] ou Choanozoa.

A radiação inicial dos metazoários no Portal de Zoologia de Pernambuco segue a classificação proposta por Claus Nielsen (Metazoa=Porifera+Eumetazoa) [3].

[1] Lecointre, G., & Le Guyader, H. (2017). Classification phylogénétique du vivant (4º ed, Vol. 2). Paris: Belin

[2] Fernández, R., & Gabaldón, T. (2020). Gene gain and loss across the metazoan tree of life. Nature ecology & evolution, 4(4), 524-533.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2039)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Andorinha do rio

    Tenho visto e registrado algumas andorinhas-do-rio na APA Costa dos Corais. São bastante (...)

    Publicado em 19/09/2026

    63 visualizações

    0 comentário

  • Crotophaga ani

    Crotophaga ani é uma ave cuculiforme da família Cuculidae. É amplamente distribuído no Brasil no (...)

    Publicado em 17/06/2018

    1503 visualizações

    1 comentário

  • Escorpião amarelo

    Espécie Rhopalurus rochai registrada na beira de um açude no município de Carnaubeira da Penha, (...)

    Publicado em 12/11/2019

    1664 visualizações

    1 comentário

  • Botryllus schlosseri

    Botryllus schlosseri é o nome científico destas delicadas ascídias coloniais. As ascídias, ou (...)

    Publicado em 29/11/2024

    1322 visualizações

    3 comentários

  • Chama-maré

    Caranguejo-chama-maré registrado em Tamandaré, litoral sul de Pernambuco. Estes pequenos (...)

    Publicado em 10/10/2020

    3024 visualizações

    0 comentário

  • Gavião carijó

    Um jovem gavião-carijó (Rupornis magnirostris) registrado no dia 28/07/2024 num coqueiro na APA (...)

    Publicado em 29/07/2024

    871 visualizações

    0 comentário

  • Siri Callinectes spp

    Existem pelo menos 16 espécies de siris do gênero Callinectes no mundo, sendo a maioria no (...)

    Publicado em 29/01/2026

    372 visualizações

    0 comentário

  • Cassis tuberosa

    Molusco gastrópode de grande porte relativamente comum nos ambientes recifais de Pernambuco. (...)

    Publicado em 13/08/2018

    1697 visualizações

    0 comentário

  • Gibão de couro

    Gibão-de-couro (Hirundinea ferruginea) observado no Vale do Catimbau no dia 28 de setembro de (...)

    Publicado em 05/10/2025

    735 visualizações

    0 comentário

1 ... 125 126 127 128 129 130 131 132 133 ... 227

Apoie o Portal