...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Filogenia

Filogenia

De acordo com Charles Darwin, a evolução poderia ser definida como descendência com modificação. O ordenamento natural dos seres vivos deveria, então, refletir diretamente a genealogia, isto é, as relações de parentesco (ancestralidade, descendência) entre os seres vivos. Atualmente, a classificação filogenética é a única que fornece um arcabouço teórico e metodológico robusto capaz de propor hipóteses testáveis para a reconstrução da história da vida, notadamente através de cladogramas, representações gráficas que facilitam a compreensão das relações de parentesco entre os grupos taxonômicos.

Os grupos taxonômicos (clados) presentes no Portal de Zoologia seguem as evidências e consensos mais recentes quanto a filogenia de metazoários [1]. Você pode navegar e encontrar um filo de interesse através do menu «Categorias > Filogenia» ao lado (->) ou acessar o link Filogenia no menu «Explorar» na parte inferior de todas as páginas do site.

O sistema de publicação do Portal de Zoologia de Pernambuco é baseado em duas categorias editoriais básicas: os artigos e as sessões. Em um sistema de classificação taxonômica, as sessões poderiam ser comparadas a grupos taxonômicos (clados) que são identificados por uma série de caracteres compartilhados (sinapomorfias) por todos os integrantes do grupo e o seu ancestral comum (grupo monofilético). Os artigos são as unidades evolutivas básicas, isto é, as espécies. As espécies, no caso do Portal de Zoologia, são registradas pelos usuários do site. Para adaptar uma árvore da vida a este sistema de publicação em que considera sessões dentro de sessões (sessões=clados), considera-se que dentro de uma sessão sempre devem existir diretamente duas outras sessões, respeitando um dos princípios básicos da evolução biológica, o da divisão de uma linhagem em outras duas.

Veja por exemplo, na figura abaixo, como os diferentes clados de animais deuterostômios são organizados hierarquicamente no sistema do Portal de Zoologia (a esquerda) e como eles poderiam ser representados em um cladograma (a direita). Para você, qual a opção que melhor representa as relações de parentesco entre os grupos?

O nó inicial da Árvore da Vida (ou Árvore Filogenética) apresenta duas ramificações. Uma delas é obviamente a dos metazoários, foco do Portal de Zoologia. A outra linhagem é o grupo irmão dos metazoários, os coanoflagelados (Choanoflagellata). Desta forma, o atual nó, chamado de «Filogenia», poderia ser chamado de «Choanimalia» [2] ou Choanozoa.

A radiação inicial dos metazoários no Portal de Zoologia de Pernambuco segue a classificação proposta por Claus Nielsen (Metazoa=Porifera+Eumetazoa) [3].

[1] Lecointre, G., & Le Guyader, H. (2017). Classification phylogénétique du vivant (4º ed, Vol. 2). Paris: Belin

[2] Fernández, R., & Gabaldón, T. (2020). Gene gain and loss across the metazoan tree of life. Nature ecology & evolution, 4(4), 524-533.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2039)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Borboleta-pavão-branco

    A espécie Anartia jatrophae é uma borboleta encontrada nas Américas. A bonita estava próxima a (...)

    Publicado em 03/05/2025

    1420 visualizações

    0 comentário

  • Neritina virginea

    Concha do molusco Neritina virginea registrada na praia de Carne de Vaca, litoral norte de (...)

    Publicado em 11/02/2022

    1499 visualizações

    1 comentário

  • Mosca

    Publicado em 06/06/2020

    996 visualizações

    1 comentário

  • Mosca-da-carne

    Um belo close em uma mosca bem grandona da família Sarcophagidae. Estas moscas são conhecidas (...)

    Publicado em 27/06/2026

    237 visualizações

    0 comentário

  • Aranha

    Pachitopelma rufonigrum juvenil.

    Publicado em 08/07/2026

    182 visualizações

    0 comentário

  • Percevejo do Mato

    Essa foto de hoje traz um Percevejo do Mato, muito comum aqui em Aldeia. Quando se vê ameaçado (...)

    Publicado em 13/06/2021

    2380 visualizações

    0 comentário

  • Saíra-pintor (Tangara fastuosa)

    Publicado em 02/10/2018

    1361 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa

    Mariposa fotografada em área urbana da cidade de Abreu e Lima, Pernambuco.

    Publicado em 17/06/2022

    2236 visualizações

    0 comentário

  • Gafanhoto

    Os gafanhotos são os insetos pertencentes à subordem Caelifera da ordem Orthoptera, (...)

    Publicado em 04/07/2018

    2279 visualizações

    2 comentários

  • Libélula vermelha

    Grande libélula vermelha registrada na APA Aldeia Beberibe, Camaragibe, no dia 23 de junho de (...)

    Publicado em 10/07/2020

    2700 visualizações

    0 comentário

  • Rã amarela

    Esta bela rã apareceu aqui em casa em Aldeia. Não sei se é venenosa. Eu a chamei de Rã amarela, (...)

    Publicado em 07/08/2022

    5978 visualizações

    9 comentários

  • Sapo cururu

    O sapo cururu (Rhinella jimi) é um anfíbio de grande porte de ocorrência comum e apresenta uma (...)

    Publicado em 13/11/2018

    8618 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta Morpho

    Espécie Morpho helenor registrada em um fragmento de Mata Atlântica no município de Camaragibe, (...)

    Publicado em 11/05/2019

    2048 visualizações

    0 comentário

  • Polychrus acutirostris

    Polychrus acutirostris é uma espécie de lagarto especialista em escalar árvores. Possui vários (...)

    Publicado em 15/10/2025

    1018 visualizações

    0 comentário

  • Formiga !?

    Formiga com ferrão (tipo unicórnio); primeira vez que vi. Ou será outro grupo de inseto??? (...)

    Publicado em 07/06/2020

    1204 visualizações

    2 comentários

1 ... 68 69 70 71 72 73 74 75 76 ... 136

Apoie o Portal