...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Sistema Costeiro-Marinho

Sistema Costeiro-Marinho

De acordo com o IBGE, o Sistema Costeiro-Marinho compreende oceanos, mares e a área marinha próxima do continente o qual forma a zona costeira [1]. No Brasil as areas costeiras e marinhas são consideradas como um complexo de ecossistemas. As areas costeiras são as franjas imediatamente conectadas com as areas terrestres. A area marinha (mar territorial) se estende por 12 milhas náuticas (22 km) de largura. Em Pernambuco a zona costeira possui aproximadamente 187 km de extensão, incluindo 21 municípios e é marcada pela presença de estuários com extensos manguezais e longas faixas e zonas de recifes de coral além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Os mangues estão relacionados diretamente com um tipo de vegetação arbóreo-arbustiva, que se desenvolve principalmente nos solos lamosos dos rios tropicais e subtropicais ao longo da zona de influência das marés. São caracterizados por uma baixa diversidade de espécies arbóreas, as quais possuem adaptações especiais para sobreviver em condições halófitas das águas estuarinas. O litoral de Pernambuco apresenta aproximadamente 161,38 km2 cobertos por áreas de manguezal [2]. Os manguezais acolhem uma grande diversidade de espécies animais. Em Pernambuco, por exemplo, já foram listadas 202 espécies de peixes relacionadas aos manguezais, sendo a maioria associadas a ambientes recifais [3].

Piscinas naturais em Tamandaré, PE

Os recifes de coral são ecossistemas complexos construídos diretamente por espécies de cnidários, os quais, com seus esqueletos de carbonato de cálcio, oferecem um substrato ideal para o crescimento e sobrevivência para as mais ricas comunidades de seres vivos da Terra. Entre os Estados de Pernambuco e Alagoas encontra-se o complexo recifal Tamandaré, uma das áreas de recifes de coral mais estudadas do Brasil [4]. Este complexo atualmente está inserido na APA Costa dos Corais, um dos maiores e mais importantes projetos de conservação de zonas costeiras do país.

[1] Schiavetti, A., Manz, J., dos Santos, C. Z., Magro, T. C., & Pagani, M. I. (2013). Marine protected areas in Brazil: an ecological approach regarding the large marine ecosystems. Ocean & Coastal Management, 76, 96-104

[2] Maia, L. P., Lacerda, L. D., Monteiro, L. H. U., & Souza, G. M. (2005). Estudo das areas de manguezais do Nordeste do Brasil: avaliação das áreas de maguezais dos Estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco (p. 62). Fortaleza: Universidade Federal do Ceará

[3] PAIVA, A. C. G., & de ARAÚJO, M. E. (2016). Environmental characterization and spatial distribution of fish fauna in estuaries in the State of Pernambuco, Brazil. TROPICAL OCEANOGRAPHY-ISSN: 1679-3013, 38(1)

[4] Maida, M., & Ferreira, B. P. (1997). Coral reefs of Brazil: an overview. In Proc 8th Int Coral Reef Symp (Vol. 1, p. 263–274). Panama

Contribuições (547)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Andorinha-serradora

    A andorinha-serradora (Stelgidopteryx ruficollis) é comumente encontrada no Brasil, (...)

    Publicado em 06/01/2025

    969 visualizações

    0 comentário

  • Maria-farinha ovada

    A maria-farinha é um pequeno caranguejo bastante comum em praias arenosas, ocorrendo em (...)

    Publicado em 05/01/2025

    2146 visualizações

    0 comentário

  • Bobó

    Bobó, ou papagio-cinza, ou budião-cinza, são os nomes populares do Sparisoma axillare, uma espécie (...)

    Publicado em 04/01/2025

    913 visualizações

    0 comentário

  • Arcopsis adamsi

    Arcopsis adamsi é uma pequena espécie de molusco bivalve comum e abundante em todo o litoral (...)

    Publicado em 04/01/2025

    995 visualizações

    0 comentário

  • Haemulon squamipinna

    Pequeno cardume de Haemulon squamipinna registrado na praia de Tamandaré no dia 2 de janeiro de (...)

    Publicado em 03/01/2025

    1115 visualizações

    0 comentário

  • Emboré de vidro

    O emboré de vidro (Coryphopterus glaucofraenum) é uma pequena espécie de peixe que vive em fundos (...)

    Publicado em 03/01/2025

    1054 visualizações

    0 comentário

  • Craca do mangue

    Craca é um crustáceo cirripédio séssil, que utiliza diferentes substratos para se fixar. A foto foi (...)

    Publicado em 03/01/2025

    1819 visualizações

    0 comentário

  • Donzela amarela

    A donzela-amarela (Stegastes variabilis), também conhecida como saberé, é uma espécie de (...)

    Publicado em 03/01/2025

    1200 visualizações

    0 comentário

  • Cirurgião azul

    O cirurgião-azul (Acanthurus coeruleus) é uma espécie de peixe costeiro do Atlântico, com ampla (...)

    Publicado em 03/01/2025

    1874 visualizações

    0 comentário

1 ... 30 31 32 33 34 35 36 37 38 ... 61

Apoie o Portal