...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Sistema Costeiro-Marinho

Sistema Costeiro-Marinho

De acordo com o IBGE, o Sistema Costeiro-Marinho compreende oceanos, mares e a área marinha próxima do continente o qual forma a zona costeira [1]. No Brasil as areas costeiras e marinhas são consideradas como um complexo de ecossistemas. As areas costeiras são as franjas imediatamente conectadas com as areas terrestres. A area marinha (mar territorial) se estende por 12 milhas náuticas (22 km) de largura. Em Pernambuco a zona costeira possui aproximadamente 187 km de extensão, incluindo 21 municípios e é marcada pela presença de estuários com extensos manguezais e longas faixas e zonas de recifes de coral além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Os mangues estão relacionados diretamente com um tipo de vegetação arbóreo-arbustiva, que se desenvolve principalmente nos solos lamosos dos rios tropicais e subtropicais ao longo da zona de influência das marés. São caracterizados por uma baixa diversidade de espécies arbóreas, as quais possuem adaptações especiais para sobreviver em condições halófitas das águas estuarinas. O litoral de Pernambuco apresenta aproximadamente 161,38 km2 cobertos por áreas de manguezal [2]. Os manguezais acolhem uma grande diversidade de espécies animais. Em Pernambuco, por exemplo, já foram listadas 202 espécies de peixes relacionadas aos manguezais, sendo a maioria associadas a ambientes recifais [3].

Piscinas naturais em Tamandaré, PE

Os recifes de coral são ecossistemas complexos construídos diretamente por espécies de cnidários, os quais, com seus esqueletos de carbonato de cálcio, oferecem um substrato ideal para o crescimento e sobrevivência para as mais ricas comunidades de seres vivos da Terra. Entre os Estados de Pernambuco e Alagoas encontra-se o complexo recifal Tamandaré, uma das áreas de recifes de coral mais estudadas do Brasil [4]. Este complexo atualmente está inserido na APA Costa dos Corais, um dos maiores e mais importantes projetos de conservação de zonas costeiras do país.

[1] Schiavetti, A., Manz, J., dos Santos, C. Z., Magro, T. C., & Pagani, M. I. (2013). Marine protected areas in Brazil: an ecological approach regarding the large marine ecosystems. Ocean & Coastal Management, 76, 96-104

[2] Maia, L. P., Lacerda, L. D., Monteiro, L. H. U., & Souza, G. M. (2005). Estudo das areas de manguezais do Nordeste do Brasil: avaliação das áreas de maguezais dos Estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco (p. 62). Fortaleza: Universidade Federal do Ceará

[3] PAIVA, A. C. G., & de ARAÚJO, M. E. (2016). Environmental characterization and spatial distribution of fish fauna in estuaries in the State of Pernambuco, Brazil. TROPICAL OCEANOGRAPHY-ISSN: 1679-3013, 38(1)

[4] Maida, M., & Ferreira, B. P. (1997). Coral reefs of Brazil: an overview. In Proc 8th Int Coral Reef Symp (Vol. 1, p. 263–274). Panama

Contribuições (548)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Stylaster roseus

    Stylaster roseus é um minúsculo hidrocoral que vive no teto das cavernas nos recifes naturais da (...)

    Publicado em 15/04/2025

    1177 visualizações

    0 comentário

  • Guarajuba

    Juvenis de guarajuba ou xerelete-amarelo, Caranx bartholomaei, podem ser vistos em cardumes de (...)

    Publicado em 15/04/2025

    2173 visualizações

    0 comentário

  • Neritina virginea

    É uma espécie diminuta de gastropoda (caramujo) marinho, que vive em áreas próximas aos maguezais, (...)

    Publicado em 14/04/2025

    1377 visualizações

    0 comentário

  • Peixe lagarto

    O peixe-lagarto, Synodus intermedius , é uma espécie bem fácil de ser observada nas poças de marés (...)

    Publicado em 13/04/2025

    2267 visualizações

    0 comentário

  • Peixe Mariquita

    A mariquita é um peixe muito comum em ambientes recifais no litoral de Pernambuco. Seu nome (...)

    Publicado em 13/04/2025

    1253 visualizações

    0 comentário

  • Peixe dentão

    Peixe dentão registrado na praia de Tamandaré, litoral sul de Pernambuco, no dia 8 de janeiro de (...)

    Publicado em 03/04/2025

    6533 visualizações

    0 comentário

  • Maçunim

    Maçunim, berbigão, marisco, marisco-pedra, vôngole... Em cada região do Brasil a Anomalocardia (...)

    Publicado em 24/03/2025

    3577 visualizações

    0 comentário

  • Peixinho azul

    «Continue a nadar, continue a nadar»... Não, este simpático peixinho azul não é da mesma espécie da (...)

    Publicado em 21/03/2025

    1691 visualizações

    1 comentário

  • Coral de pólipos verdes

    Uma pequena colônia de pólipos verdes da espécie Zoanthus sociatus observada na APA Costa dos (...)

    Publicado em 21/03/2025

    897 visualizações

    0 comentário

  • Zoanthus sociatus marrons

    Zoanthus sociatus é uma espécie de coral que vive em pequenas colônias dispersas em recifes de (...)

    Publicado em 19/03/2025

    1251 visualizações

    1 comentário

  • Caranguejo-chié

    Esse diminuto macho de caranguejo-chié, do gênero Leptuca spp, vive nos bancos de areia e lama na (...)

    Publicado em 15/03/2025

    1151 visualizações

    0 comentário

  • Peixe borboleta listrado

    Os peixes-borboletas (Chaetodon striatus) são bem bonitos de se ver. Nadam em cardumes quando (...)

    Publicado em 15/03/2025

    1331 visualizações

    0 comentário

  • Túbulos de Cuvier de pepino do mar

    Esta foto mostra um pepino-do-mar no momento exato em que ele está expelindo alguns filamentos (...)

    Publicado em 02/03/2025

    1505 visualizações

    0 comentário

  • Botryllus schlosseri verde

    Uma pequena colônia de Botryllus schlosseri ocupando a superfície de uma alga. Cada círculo é (...)

    Publicado em 26/02/2025

    1063 visualizações

    1 comentário

  • Coral de fogo

    A foto desta lindíssima colônia de coral-de-fogo (Millepora alcicornis) foi tirada em 11/01/2024, (...)

    Publicado em 25/02/2025

    1382 visualizações

    2 comentários

  • Tamatião filhote

    Tamatião (Nyctanassa violacea) é uma das espécies de aves mais avistadas manguezal do Tatuamunha. (...)

    Publicado em 25/02/2025

    995 visualizações

    1 comentário

  • Coral Casca-de-jaca

    Uma outra colônia do coral casca de jaca, Montastraea cavernosa, encontrada em águas rasas nas (...)

    Publicado em 25/02/2025

    1087 visualizações

    0 comentário

  • Lírio-do-mar vermelho

    Os lírios-do-mar, ou comatulídeos, são equinodermos muito diferenciados. Eles possuem muitos (...)

    Publicado em 20/02/2025

    2811 visualizações

    0 comentário

  • Emboré de vidro

    Um outro emboré-de-vidro (Coryphopterus glaucofraenum) registrado dessa vez num substrato mais (...)

    Publicado em 20/02/2025

    1134 visualizações

    0 comentário

  • Ovos de caramujo marinho

    Capsulas de ovos da espécie de molusco gastropode marinho Tritia reticulata. Esta espécie de (...)

    Publicado em 19/02/2025

    1370 visualizações

    1 comentário

  • Tritia reticulata

    Tritia reticulata é um molusco gastropode muito comum e abundante de zonas entre-marés das costas (...)

    Publicado em 19/02/2025

    925 visualizações

    0 comentário

  • Bobó

    Bobó ou Peixe-Papagaio (Sparisoma spp) é conhecido como o jardineiro dos recifes. Se alimenta (...)

    Publicado em 19/02/2025

    1355 visualizações

    2 comentários

  • Ermitão

    Esse diminuto caranguejo-ermitão, do gênero Pagurus spp, é comum no litoral brasileiro de (...)

    Publicado em 17/02/2025

    1095 visualizações

    0 comentário

  • Xira

    Xira ou cocoroca é uma espécie bem abundante na APA Costa dos Corais. Pertencem a família (...)

    Publicado em 12/02/2025

    1309 visualizações

    0 comentário

  • Peixe-Cirurgião

    Entre dois budiões-zelinda, está o peixe-cirurgião (Acanthurus chirurgus). Um peixe bem comum de (...)

    Publicado em 12/02/2025

    988 visualizações

    0 comentário

  • Budião-Zelinda Juvenil

    Esse peixinho escondido é um juvenil de Budião-Zelinda (Scarus zelindae), espécie encontrada nas (...)

    Publicado em 12/02/2025

    1178 visualizações

    0 comentário

  • Polycera quadrilineata

    Polycera quadrilineata é uma espécie comum de lesma do mar encontrada em praias rochosas da (...)

    Publicado em 08/02/2025

    676 visualizações

    0 comentário

  • Baiacú-mirim

    O baiacú-mirim (Sphoeroides testudineus) é facilmente observado dentro dos estuários. Quando as (...)

    Publicado em 05/02/2025

    1404 visualizações

    0 comentário

  • Jovem de agulhão

    Agulhão (Strongylura marina) é uma espécie de peixe bem característica, afilado, com um longo (...)

    Publicado em 05/02/2025

    1111 visualizações

    0 comentário

  • Caranguejo espumando

    Um caranguejo-uçá espumando, observado no dia 23 de janeiro de 2025 em um manguezal do Rio (...)

    Publicado em 04/02/2025

    2217 visualizações

    0 comentário

1 ... 5 6 7 8 9 10 11 12 13 ... 19

Apoie o Portal