...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Sistema Costeiro-Marinho

Sistema Costeiro-Marinho

De acordo com o IBGE, o Sistema Costeiro-Marinho compreende oceanos, mares e a área marinha próxima do continente o qual forma a zona costeira [1]. No Brasil as areas costeiras e marinhas são consideradas como um complexo de ecossistemas. As areas costeiras são as franjas imediatamente conectadas com as areas terrestres. A area marinha (mar territorial) se estende por 12 milhas náuticas (22 km) de largura. Em Pernambuco a zona costeira possui aproximadamente 187 km de extensão, incluindo 21 municípios e é marcada pela presença de estuários com extensos manguezais e longas faixas e zonas de recifes de coral além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Os mangues estão relacionados diretamente com um tipo de vegetação arbóreo-arbustiva, que se desenvolve principalmente nos solos lamosos dos rios tropicais e subtropicais ao longo da zona de influência das marés. São caracterizados por uma baixa diversidade de espécies arbóreas, as quais possuem adaptações especiais para sobreviver em condições halófitas das águas estuarinas. O litoral de Pernambuco apresenta aproximadamente 161,38 km2 cobertos por áreas de manguezal [2]. Os manguezais acolhem uma grande diversidade de espécies animais. Em Pernambuco, por exemplo, já foram listadas 202 espécies de peixes relacionadas aos manguezais, sendo a maioria associadas a ambientes recifais [3].

Piscinas naturais em Tamandaré, PE

Os recifes de coral são ecossistemas complexos construídos diretamente por espécies de cnidários, os quais, com seus esqueletos de carbonato de cálcio, oferecem um substrato ideal para o crescimento e sobrevivência para as mais ricas comunidades de seres vivos da Terra. Entre os Estados de Pernambuco e Alagoas encontra-se o complexo recifal Tamandaré, uma das áreas de recifes de coral mais estudadas do Brasil [4]. Este complexo atualmente está inserido na APA Costa dos Corais, um dos maiores e mais importantes projetos de conservação de zonas costeiras do país.

[1] Schiavetti, A., Manz, J., dos Santos, C. Z., Magro, T. C., & Pagani, M. I. (2013). Marine protected areas in Brazil: an ecological approach regarding the large marine ecosystems. Ocean & Coastal Management, 76, 96-104

[2] Maia, L. P., Lacerda, L. D., Monteiro, L. H. U., & Souza, G. M. (2005). Estudo das areas de manguezais do Nordeste do Brasil: avaliação das áreas de maguezais dos Estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco (p. 62). Fortaleza: Universidade Federal do Ceará

[3] PAIVA, A. C. G., & de ARAÚJO, M. E. (2016). Environmental characterization and spatial distribution of fish fauna in estuaries in the State of Pernambuco, Brazil. TROPICAL OCEANOGRAPHY-ISSN: 1679-3013, 38(1)

[4] Maida, M., & Ferreira, B. P. (1997). Coral reefs of Brazil: an overview. In Proc 8th Int Coral Reef Symp (Vol. 1, p. 263–274). Panama

Contribuições (548)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Estrela do mar de braços finos

    Este bicho parece uma pequena estrela-do-mar, mas não é. No entanto, é um parente próximo, pois (...)

    Publicado em 06/08/2025

    1080 visualizações

    0 comentário

  • Blênio

    «Oi, eu sou um blênio. Algumas pessoas me chamam de macaquinho». Esse diminuto peixe recifal, (...)

    Publicado em 21/03/2026

    317 visualizações

    0 comentário

  • Peixe dentão

    Peixe dentão registrado na praia de Tamandaré, litoral sul de Pernambuco, no dia 8 de janeiro de (...)

    Publicado em 03/04/2025

    6534 visualizações

    0 comentário

  • Lobatus goliath

    Lobatus goliath é uma espécie de molusco Gastropoda considerada em estado vulnerável de (...)

    Publicado em 08/01/2020

    1872 visualizações

    0 comentário

  • Caranguejo das rochas

    Caranguejo da espécie Mithrax hispidus observado na praia do Paiva no dia 21 de março de 2026. É (...)

    Publicado em 04/06/2026

    280 visualizações

    0 comentário

  • Caramujo preguari

    O caramujo preguari é um caramujo de águas rasas do nordeste brasileiro. Seu nome científico é (...)

    Publicado em 26/12/2024

    1100 visualizações

    0 comentário

  • Psammechinus miliaris

    Psammechinus miliaris é uma espécie de ouriço-do-mar encontrada entre o norte da Escandinávia até (...)

    Publicado em 12/02/2024

    1045 visualizações

    0 comentário

  • Bando de aves limícolas

    Comunidade de aves limícolas observada em uma margem do Rio Capibaribe no dia 10 de janeiro de (...)

    Publicado em 04/02/2026

    355 visualizações

    0 comentário

  • Haemulon squamipinna

    Pequeno cardume de Haemulon squamipinna registrado na praia de Tamandaré no dia 2 de janeiro de (...)

    Publicado em 03/01/2025

    1116 visualizações

    0 comentário

1 ... 20 21 22 23 24 25 26 27 28 ... 61

Apoie o Portal