...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Mata Atlântica

Mata Atlântica

A Mata Atlântica, antes do processo de colonização pelos europeus, era uma das maiores florestas tropicais do Mundo e no Brasil cobria originalmente uma area de 1.362.000 km2, equivalente a 16% do território nacional. A Mata Atlântica se estendia em uma larga faixa quase continua ao longo de todo o litoral Atlântico do Brasil, desde o estado do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. Devido ao seu longo processo de isolamento biogeográfico, a Mata Atlântica se tornou uma importante região de endemismo. Uma grande proporção de espécies endêmicas já foi demonstrada para as plantas, aves, anfíbios e mamíferos. Estima-se que 32% das espécies de mamíferos presentes na Mata Atlântica são endêmicas, isto é, são apenas encontradas nesta região. A Mata Atlântica é, desta forma, considerada o segundo bioma mais rico em espécies de mamíferos, depois da Amazônia, mas possui uma quantidade relativamente maior de espécies (total e endêmicas), representando uma grande densidade de espécies, considerando o seu tamanho, menor que a Floresta Amazônica.

A Mata Atlântica é atualmente considerada como um dos 8 hotspots de biodiversidade mais importantes do Mundo, tanto por sua riqueza de espécies endêmicas como pelas ameaças que vem sofrendo por causa do desmatamento e processo de fragmentação de habitats. De fato, a Mata Atlântica é um dos biomas neotropicais mais degradados pela ação humana. Após cinco séculos de exploração de seus recursos, restam apenas 12 a 16% de sua cobertura original.

Em Pernambuco, areas de florestas cobrem uma superficie extremamente reduzida. De 1974 até os dias atuais, a Mata Atlântica ainda presente no litoral sul de Pernambuco, perdeu 60% de sua cobertura, a qual já era reduzida a vestígios de mata muito pequenos e isolados.

Contribuições (831)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Lycorea halia discreta

    Borboleta da espécie Lycorea halia discreta encontrada em região de borda de um fragmento de Mata (...)

    Publicado em 05/09/2022

    1239 visualizações

    0 comentário

  • Dictyopharidae

    Insetos da Família Dictyopharidae (Hemipera) registrados na borda de um fragmento de Mata (...)

    Publicado em 17/10/2021

    1816 visualizações

    0 comentário

  • Aranha camuflada

    Aranha registrada dentro de um tronco em decomposição no Parque Natural Municipal Professor João (...)

    Publicado em 04/01/2022

    1065 visualizações

    0 comentário

  • Vespa caribenha

    Vespa da espécie Dielis dorsata observada visitando pequenas flores em uma área de restinga na (...)

    Publicado em 30/04/2025

    1497 visualizações

    1 comentário

  • Pobrezinha da rã

    Pitangus sulphuratus pegando uma rã. Praia dos Carneiros 10.03.2020

    Publicado em 12/03/2020

    1091 visualizações

    2 comentários

  • Notogynaphallia (Planária terrestre)

    As Planárias terrestres pertencem ao filo dos Platyhelminthes. São vermes achatados que habitam o (...)

    Publicado em 15/05/2019

    1805 visualizações

    0 comentário

  • Besouro Rutelinae

    Besouro da subfamília Rutelinae encontrado dentro de um tronco em decomposição.

    Publicado em 27/12/2021

    1171 visualizações

    0 comentário

  • Aranha tarântula

    Fotografada em toca embaixo do tronco em decomposição. Registro da Serra dos Cavalos, (...)

    Publicado em 20/01/2022

    884 visualizações

    0 comentário

  • Onde está o bicho?

    Encontrou? Uma dica. Ele está de cabeça para baixo. Procure as antenas finas e compridas. Depois, (...)

    Publicado em 28/03/2020

    1475 visualizações

    0 comentário

1 ... 71 72 73 74 75 76 77 78 79 ... 93

Apoie o Portal