...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Mata Atlântica

Mata Atlântica

A Mata Atlântica, antes do processo de colonização pelos europeus, era uma das maiores florestas tropicais do Mundo e no Brasil cobria originalmente uma area de 1.362.000 km2, equivalente a 16% do território nacional. A Mata Atlântica se estendia em uma larga faixa quase continua ao longo de todo o litoral Atlântico do Brasil, desde o estado do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. Devido ao seu longo processo de isolamento biogeográfico, a Mata Atlântica se tornou uma importante região de endemismo. Uma grande proporção de espécies endêmicas já foi demonstrada para as plantas, aves, anfíbios e mamíferos. Estima-se que 32% das espécies de mamíferos presentes na Mata Atlântica são endêmicas, isto é, são apenas encontradas nesta região. A Mata Atlântica é, desta forma, considerada o segundo bioma mais rico em espécies de mamíferos, depois da Amazônia, mas possui uma quantidade relativamente maior de espécies (total e endêmicas), representando uma grande densidade de espécies, considerando o seu tamanho, menor que a Floresta Amazônica.

A Mata Atlântica é atualmente considerada como um dos 8 hotspots de biodiversidade mais importantes do Mundo, tanto por sua riqueza de espécies endêmicas como pelas ameaças que vem sofrendo por causa do desmatamento e processo de fragmentação de habitats. De fato, a Mata Atlântica é um dos biomas neotropicais mais degradados pela ação humana. Após cinco séculos de exploração de seus recursos, restam apenas 12 a 16% de sua cobertura original.

Em Pernambuco, areas de florestas cobrem uma superficie extremamente reduzida. De 1974 até os dias atuais, a Mata Atlântica ainda presente no litoral sul de Pernambuco, perdeu 60% de sua cobertura, a qual já era reduzida a vestígios de mata muito pequenos e isolados.

Contribuições (827)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Hamadryas februa

    Borboleta da espécie Hamadryas februa registrada em Aldeia, Camaragibe, Pernambuco, no dia 19 de (...)

    Publicado em 10/06/2020

    2476 visualizações

    1 comentário

  • Macaco-prego-galego (Sapajus flavius)

    O macaco-prego-galego é uma das espécies de primatas mais ameaçadas do Mundo. Existe uma (...)

    Publicado em 30/08/2026

    247 visualizações

    0 comentário

  • Aranha camuflada

    Aranha registrada dentro de um tronco em decomposição no Parque Natural Municipal Professor João (...)

    Publicado em 04/01/2022

    1065 visualizações

    0 comentário

  • Besouro rinoceronte (Strategus sp)

    Este besouro pertence a família Melolonthidae (Dynastinae: Oryctini), do gênero Strategus. Os (...)

    Publicado em 06/09/2022

    2482 visualizações

    0 comentário

  • Lagarto-preguiça - papa-vento

    Polychrus acutirostris é um lagarto muito carismático pertencente a a subordem das Iguanas (...)

    Publicado em 27/04/2022

    2765 visualizações

    0 comentário

  • Besouro predador de diplópodes

    A subfamília Scarabaeinae é conhecida popularmente como rola-bostas. Esses escaravelhos são (...)

    Publicado em 12/03/2019

    1332 visualizações

    0 comentário

  • Bem-te-vi-do-pequeno

    Myiozetetes similis é um passarinho da família Tyrannidae. Apresenta uma grande distribuição no (...)

    Publicado em 12/11/2018

    1195 visualizações

    0 comentário

  • Vespa preta

    Vespa parasitóide preta com detalhes laranjas nas asas e na ponta das antenas. Espécie (...)

    Publicado em 05/12/2023

    4047 visualizações

    0 comentário

  • Tesourinha Labidura sp. (Dermaptera)

    A ordem Dermaptera é conhecida pelas insetos chamados popularmente de tesourinhas e possui (...)

    Publicado em 01/05/2019

    3058 visualizações

    0 comentário

1 ... 68 69 70 71 72 73 74 75 76 ... 92

Apoie o Portal