...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Mata Atlântica

Mata Atlântica

A Mata Atlântica, antes do processo de colonização pelos europeus, era uma das maiores florestas tropicais do Mundo e no Brasil cobria originalmente uma area de 1.362.000 km2, equivalente a 16% do território nacional. A Mata Atlântica se estendia em uma larga faixa quase continua ao longo de todo o litoral Atlântico do Brasil, desde o estado do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. Devido ao seu longo processo de isolamento biogeográfico, a Mata Atlântica se tornou uma importante região de endemismo. Uma grande proporção de espécies endêmicas já foi demonstrada para as plantas, aves, anfíbios e mamíferos. Estima-se que 32% das espécies de mamíferos presentes na Mata Atlântica são endêmicas, isto é, são apenas encontradas nesta região. A Mata Atlântica é, desta forma, considerada o segundo bioma mais rico em espécies de mamíferos, depois da Amazônia, mas possui uma quantidade relativamente maior de espécies (total e endêmicas), representando uma grande densidade de espécies, considerando o seu tamanho, menor que a Floresta Amazônica.

A Mata Atlântica é atualmente considerada como um dos 8 hotspots de biodiversidade mais importantes do Mundo, tanto por sua riqueza de espécies endêmicas como pelas ameaças que vem sofrendo por causa do desmatamento e processo de fragmentação de habitats. De fato, a Mata Atlântica é um dos biomas neotropicais mais degradados pela ação humana. Após cinco séculos de exploração de seus recursos, restam apenas 12 a 16% de sua cobertura original.

Em Pernambuco, areas de florestas cobrem uma superficie extremamente reduzida. De 1974 até os dias atuais, a Mata Atlântica ainda presente no litoral sul de Pernambuco, perdeu 60% de sua cobertura, a qual já era reduzida a vestígios de mata muito pequenos e isolados.

Contribuições (802)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Salvator merianae.

    Publicado em 01/04/2019

    934 visualizações

    0 comentário

  • Kentropyx calcarata.

    Publicado em 01/04/2019

    822 visualizações

    0 comentário

  • Boana semilineata

    Publicado em 01/04/2019

    1107 visualizações

    0 comentário

  • Phyllodytes luteolus

    Espécie «bromelígena» de anuro. Isto é, possuem o ciclo de vida diretamente associado a vivência no (...)

    Publicado em 01/04/2019

    957 visualizações

    0 comentário

  • Coprophanaeus ensifer.

    Besouro rola-bosta da subfamília Scarabaeinae. Espécie com ocorrência no Cerrado e Mata Atlântica. (...)

    Publicado em 01/04/2019

    1395 visualizações

    0 comentário

  • Scinax x-signatus

    Publicado em 01/04/2019

    1027 visualizações

    0 comentário

  • Polychrus marmoratus.

    Macho jovem de Polychrus marmoratus, popularmente conhecido como falso-camaelão.

    Publicado em 01/04/2019

    1027 visualizações

    0 comentário

  • Tanajura

    As tanajuras, ou formigas iça, são formigas cortadeiras (Gênero Atta) e estão distribuídas (...)

    Publicado em 31/03/2019

    4548 visualizações

    1 comentário

  • Erotylina connectens

    Dentre as famílias dos besouros (Coleoptera), a família Erotylidae (Cucujoidea) chama atenção (...)

    Publicado em 31/03/2019

    1394 visualizações

    0 comentário

1 ... 65 66 67 68 69 70 71 72 73 ... 90

Apoie o Portal