...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Mata Atlântica

Mata Atlântica

A Mata Atlântica, antes do processo de colonização pelos europeus, era uma das maiores florestas tropicais do Mundo e no Brasil cobria originalmente uma area de 1.362.000 km2, equivalente a 16% do território nacional. A Mata Atlântica se estendia em uma larga faixa quase continua ao longo de todo o litoral Atlântico do Brasil, desde o estado do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. Devido ao seu longo processo de isolamento biogeográfico, a Mata Atlântica se tornou uma importante região de endemismo. Uma grande proporção de espécies endêmicas já foi demonstrada para as plantas, aves, anfíbios e mamíferos. Estima-se que 32% das espécies de mamíferos presentes na Mata Atlântica são endêmicas, isto é, são apenas encontradas nesta região. A Mata Atlântica é, desta forma, considerada o segundo bioma mais rico em espécies de mamíferos, depois da Amazônia, mas possui uma quantidade relativamente maior de espécies (total e endêmicas), representando uma grande densidade de espécies, considerando o seu tamanho, menor que a Floresta Amazônica.

A Mata Atlântica é atualmente considerada como um dos 8 hotspots de biodiversidade mais importantes do Mundo, tanto por sua riqueza de espécies endêmicas como pelas ameaças que vem sofrendo por causa do desmatamento e processo de fragmentação de habitats. De fato, a Mata Atlântica é um dos biomas neotropicais mais degradados pela ação humana. Após cinco séculos de exploração de seus recursos, restam apenas 12 a 16% de sua cobertura original.

Em Pernambuco, areas de florestas cobrem uma superficie extremamente reduzida. De 1974 até os dias atuais, a Mata Atlântica ainda presente no litoral sul de Pernambuco, perdeu 60% de sua cobertura, a qual já era reduzida a vestígios de mata muito pequenos e isolados.

Contribuições (802)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Moscas Richardia

    Estas duas moscas estavam em cima de um abacate caído no chão. Pareciam estar fazendo uma dança (...)

    Publicado em 06/02/2025

    1021 visualizações

    0 comentário

  • Deltochilum alpercata

    Um subgênero dos besouros conhecidos popularmente como rola-bosta chama a atenção por possuírem um (...)

    Publicado em 03/04/2019

    1836 visualizações

    2 comentários

  • Pristimantis ramagii

    Anfíbio registrado em folhiço no Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho, (...)

    Publicado em 19/07/2022

    1162 visualizações

    0 comentário

  • Carcará

    Caracara plancus é uma ave da Família Falconidae. Possui ampla distribuição e é uma das aves de (...)

    Publicado em 22/03/2019

    1949 visualizações

    1 comentário

  • Quati

    Um belo quati ruivo com um sapoti na boca. Registro realizado na APA Aldeia Beberibe, (...)

    Publicado em 16/09/2020

    2456 visualizações

    0 comentário

  • Besouro marrom e amarelo (Passalidae)

    Esse é um besouro da família Passalidae da espécie Veturius sinuatus. Essa cor marrom e amarela é (...)

    Publicado em 16/03/2022

    1289 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa vespa

    Publicado em 05/08/2024

    903 visualizações

    0 comentário

  • Boana albomarginata

    Perereca Boana albomarginata fotografada no entardecer com a cor verde escuro, durante o dia a (...)

    Publicado em 04/01/2022

    1089 visualizações

    0 comentário

  • Lagarta verde e laranja

    Lagarta verde com cerdas laranjas registradas na borda de um remanescente de Brejo de Altitude (...)

    Publicado em 19/07/2022

    2976 visualizações

    0 comentário

1 ... 57 58 59 60 61 62 63 64 65 ... 90

Apoie o Portal