...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Mata Atlântica

Mata Atlântica

A Mata Atlântica, antes do processo de colonização pelos europeus, era uma das maiores florestas tropicais do Mundo e no Brasil cobria originalmente uma area de 1.362.000 km2, equivalente a 16% do território nacional. A Mata Atlântica se estendia em uma larga faixa quase continua ao longo de todo o litoral Atlântico do Brasil, desde o estado do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. Devido ao seu longo processo de isolamento biogeográfico, a Mata Atlântica se tornou uma importante região de endemismo. Uma grande proporção de espécies endêmicas já foi demonstrada para as plantas, aves, anfíbios e mamíferos. Estima-se que 32% das espécies de mamíferos presentes na Mata Atlântica são endêmicas, isto é, são apenas encontradas nesta região. A Mata Atlântica é, desta forma, considerada o segundo bioma mais rico em espécies de mamíferos, depois da Amazônia, mas possui uma quantidade relativamente maior de espécies (total e endêmicas), representando uma grande densidade de espécies, considerando o seu tamanho, menor que a Floresta Amazônica.

A Mata Atlântica é atualmente considerada como um dos 8 hotspots de biodiversidade mais importantes do Mundo, tanto por sua riqueza de espécies endêmicas como pelas ameaças que vem sofrendo por causa do desmatamento e processo de fragmentação de habitats. De fato, a Mata Atlântica é um dos biomas neotropicais mais degradados pela ação humana. Após cinco séculos de exploração de seus recursos, restam apenas 12 a 16% de sua cobertura original.

Em Pernambuco, areas de florestas cobrem uma superficie extremamente reduzida. De 1974 até os dias atuais, a Mata Atlântica ainda presente no litoral sul de Pernambuco, perdeu 60% de sua cobertura, a qual já era reduzida a vestígios de mata muito pequenos e isolados.

Contribuições (802)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Grilo marrom

    Registro realizado no dia 6 de dezembro de 2020, na APA Aldeia Beberibe. Espécie ainda não (...)

    Publicado em 08/12/2020

    2481 visualizações

    0 comentário

  • Lagarta espinhosa

    Lagarta registrada no dia 17 de fevereiro de 2019, em um fragmento de Mata Atlântica, na APA (...)

    Publicado em 28/11/2020

    1309 visualizações

    0 comentário

  • Bicho-folha

    Contribuição da comissão científica do Portal Este bicho-folha na verdade é um inseto da ordem (...)

    Publicado em 20/11/2020

    19868 visualizações

    4 comentários

  • Jiboia abraçando um teiú

    Registro raro e fortuito: uma jiboia abraçando mortalmente um lagarto teiú em uma área de Mata (...)

    Publicado em 16/11/2020

    2977 visualizações

    0 comentário

  • Grilo camuflado

    Grilo registrado na APA Aldeia Beberibe, no dia 1 de novembro de 2020. Espécie ainda não (...)

    Publicado em 10/11/2020

    1702 visualizações

    0 comentário

  • Polistes goeldii

    Registro realizado em um fragmento de Mata Atlântica da APA Aldeia-Beberibe, no dia 15 de agosto (...)

    Publicado em 05/11/2020

    1169 visualizações

    0 comentário

  • Lagarta cabeluda

    Uma lagarta cabeluda registrada no Parque Estadual de Dois Irmãos, em Recife, Pernambuco, no dia (...)

    Publicado em 30/10/2020

    1832 visualizações

    0 comentário

  • Libélula vermelha

    Libélula registrada na Estação Ecológica do Tapacurá, no dia 16 de junho de 2018.

    Publicado em 28/10/2020

    1092 visualizações

    0 comentário

  • Marimbondo-marrom predando uma lagarta

    Registro do momento em que um marimbondo marrom captura uma pequena lagarta de mariposa. (...)

    Publicado em 26/10/2020

    5103 visualizações

    0 comentário

1 ... 44 45 46 47 48 49 50 51 52 ... 90

Apoie o Portal