...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Mata Atlântica

Mata Atlântica

A Mata Atlântica, antes do processo de colonização pelos europeus, era uma das maiores florestas tropicais do Mundo e no Brasil cobria originalmente uma area de 1.362.000 km2, equivalente a 16% do território nacional. A Mata Atlântica se estendia em uma larga faixa quase continua ao longo de todo o litoral Atlântico do Brasil, desde o estado do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. Devido ao seu longo processo de isolamento biogeográfico, a Mata Atlântica se tornou uma importante região de endemismo. Uma grande proporção de espécies endêmicas já foi demonstrada para as plantas, aves, anfíbios e mamíferos. Estima-se que 32% das espécies de mamíferos presentes na Mata Atlântica são endêmicas, isto é, são apenas encontradas nesta região. A Mata Atlântica é, desta forma, considerada o segundo bioma mais rico em espécies de mamíferos, depois da Amazônia, mas possui uma quantidade relativamente maior de espécies (total e endêmicas), representando uma grande densidade de espécies, considerando o seu tamanho, menor que a Floresta Amazônica.

A Mata Atlântica é atualmente considerada como um dos 8 hotspots de biodiversidade mais importantes do Mundo, tanto por sua riqueza de espécies endêmicas como pelas ameaças que vem sofrendo por causa do desmatamento e processo de fragmentação de habitats. De fato, a Mata Atlântica é um dos biomas neotropicais mais degradados pela ação humana. Após cinco séculos de exploração de seus recursos, restam apenas 12 a 16% de sua cobertura original.

Em Pernambuco, areas de florestas cobrem uma superficie extremamente reduzida. De 1974 até os dias atuais, a Mata Atlântica ainda presente no litoral sul de Pernambuco, perdeu 60% de sua cobertura, a qual já era reduzida a vestígios de mata muito pequenos e isolados.

Contribuições (802)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Caiman latirostris

    O jacaré-de-papo’amarelo é um crocodiliano sul americano de tamanho médio podendo atingir até 3,5 (...)

    Publicado em 06/12/2017

    1662 visualizações

    0 comentário

  • Dipsas neuwiedi

    Dipsas neuwiedi é uma pequena espécie de serpente não peçonhenta da família Dipsadidae endêmica da (...)

    Publicado em 27/01/2020

    10940 visualizações

    1 comentário

  • Heliconius ethilla flavomaculatus

    As borboletas do gênero Heliconius estão entre as espécies tropicais mais estudadas. A espécie (...)

    Publicado em 03/10/2019

    1825 visualizações

    0 comentário

  • Sapo cururu

    O sapo cururu (Rhinella jimi) é um anfíbio de grande porte de ocorrência comum e apresenta uma (...)

    Publicado em 13/11/2018

    8448 visualizações

    0 comentário

  • Melipona scutellaris

    A espécie nativa sem ferrão Melipona scutellaris é conhecida popularmente como uruçu. É uma (...)

    Publicado em 07/10/2022

    1552 visualizações

    0 comentário

  • Aranha caranguejo

    Uma bela aranha caranguejo encontrada em uma orquídea na Estação Ecológica de Tapacurá no dia 9 de (...)

    Publicado em 10/09/2025

    1858 visualizações

    0 comentário

  • Diplopoda

    Os diplópodes são curiosos por serem importantes para a serapilheira em Mata Atlântica, possuindo (...)

    Publicado em 12/03/2019

    1674 visualizações

    0 comentário

  • Athene cunicularia

    Coruja-buraqueira registrada no meio de um canavial próximo ao município de Chã de Alegria, (...)

    Publicado em 14/05/2023

    830 visualizações

    0 comentário

  • Caracol

    Mollusca registrado no sub-bosque numa área conservada da Serra dos Cavalos em Caruaru, (...)

    Publicado em 17/10/2022

    845 visualizações

    0 comentário

1 ... 20 21 22 23 24 25 26 27 28 ... 90

Apoie o Portal