...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Mata Atlântica

Mata Atlântica

A Mata Atlântica, antes do processo de colonização pelos europeus, era uma das maiores florestas tropicais do Mundo e no Brasil cobria originalmente uma area de 1.362.000 km2, equivalente a 16% do território nacional. A Mata Atlântica se estendia em uma larga faixa quase continua ao longo de todo o litoral Atlântico do Brasil, desde o estado do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. Devido ao seu longo processo de isolamento biogeográfico, a Mata Atlântica se tornou uma importante região de endemismo. Uma grande proporção de espécies endêmicas já foi demonstrada para as plantas, aves, anfíbios e mamíferos. Estima-se que 32% das espécies de mamíferos presentes na Mata Atlântica são endêmicas, isto é, são apenas encontradas nesta região. A Mata Atlântica é, desta forma, considerada o segundo bioma mais rico em espécies de mamíferos, depois da Amazônia, mas possui uma quantidade relativamente maior de espécies (total e endêmicas), representando uma grande densidade de espécies, considerando o seu tamanho, menor que a Floresta Amazônica.

A Mata Atlântica é atualmente considerada como um dos 8 hotspots de biodiversidade mais importantes do Mundo, tanto por sua riqueza de espécies endêmicas como pelas ameaças que vem sofrendo por causa do desmatamento e processo de fragmentação de habitats. De fato, a Mata Atlântica é um dos biomas neotropicais mais degradados pela ação humana. Após cinco séculos de exploração de seus recursos, restam apenas 12 a 16% de sua cobertura original.

Em Pernambuco, areas de florestas cobrem uma superficie extremamente reduzida. De 1974 até os dias atuais, a Mata Atlântica ainda presente no litoral sul de Pernambuco, perdeu 60% de sua cobertura, a qual já era reduzida a vestígios de mata muito pequenos e isolados.

Contribuições (831)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Bicho do cesto

    Este pequeno entulho de pequenos gravetos envoltos por um tipo de seda na verdade é um casulo. (...)

    Publicado em 25/03/2025

    17814 visualizações

    0 comentário

  • Hamadryas amphinome

    Borboleta da espécie Hamadrya amphinome registrada pousada no tronco de um pé de sapoti na APA (...)

    Publicado em 27/06/2020

    2916 visualizações

    0 comentário

  • Three little birds

    Três espécies de passarinhos em uma foto só. Da esquerda para a direita: saí azul, cambacica e (...)

    Publicado em 25/07/2025

    936 visualizações

    0 comentário

  • Rolinha-fogo-apagou

    A rolinha-fogo-apagou (Columbina squammata), é uma ave bem comum na APA Costa dos Corais. Ocorre (...)

    Publicado em 19/10/2026

    7 visualizações

    0 comentário

  • Besourinho perna de pau

    Eu inventei esse nome popular para este besouro por causa do formato de suas pernas. Próximo a (...)

    Publicado em 28/05/2026

    326 visualizações

    0 comentário

  • Touit surdus

    Touit surdus é uma espécie de periquito que ocorre ao longo de praticamente toda a costa (...)

    Publicado em 09/08/2020

    1341 visualizações

    0 comentário

  • Gastropoda terrestre

    O filo Mollusca é diverso em morfologia, ecologia e estima-se possuir 75.000 a 150.000 espécies (...)

    Publicado em 30/03/2019

    1524 visualizações

    0 comentário

  • Besouro do fungo - Scaphidomorphus bosci

    Insetos e Besouros Granja Alameda das Pitangueiras Aldeia dos Camarás Camaragibe - PE (...)

    Publicado em 22/10/2019

    2465 visualizações

    2 comentários

  • Centopeia

    Caminhando na pista de cooper do meu condomínio em Aldeia dos Camarás, em Camaragibe - Pernambuco (...)

    Publicado em 31/03/2024

    1283 visualizações

    1 comentário

1 ... 9 10 11 12 13 14 15 16 17 ... 93

Apoie o Portal