...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Mata Atlântica

Mata Atlântica

A Mata Atlântica, antes do processo de colonização pelos europeus, era uma das maiores florestas tropicais do Mundo e no Brasil cobria originalmente uma area de 1.362.000 km2, equivalente a 16% do território nacional. A Mata Atlântica se estendia em uma larga faixa quase continua ao longo de todo o litoral Atlântico do Brasil, desde o estado do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. Devido ao seu longo processo de isolamento biogeográfico, a Mata Atlântica se tornou uma importante região de endemismo. Uma grande proporção de espécies endêmicas já foi demonstrada para as plantas, aves, anfíbios e mamíferos. Estima-se que 32% das espécies de mamíferos presentes na Mata Atlântica são endêmicas, isto é, são apenas encontradas nesta região. A Mata Atlântica é, desta forma, considerada o segundo bioma mais rico em espécies de mamíferos, depois da Amazônia, mas possui uma quantidade relativamente maior de espécies (total e endêmicas), representando uma grande densidade de espécies, considerando o seu tamanho, menor que a Floresta Amazônica.

A Mata Atlântica é atualmente considerada como um dos 8 hotspots de biodiversidade mais importantes do Mundo, tanto por sua riqueza de espécies endêmicas como pelas ameaças que vem sofrendo por causa do desmatamento e processo de fragmentação de habitats. De fato, a Mata Atlântica é um dos biomas neotropicais mais degradados pela ação humana. Após cinco séculos de exploração de seus recursos, restam apenas 12 a 16% de sua cobertura original.

Em Pernambuco, areas de florestas cobrem uma superficie extremamente reduzida. De 1974 até os dias atuais, a Mata Atlântica ainda presente no litoral sul de Pernambuco, perdeu 60% de sua cobertura, a qual já era reduzida a vestígios de mata muito pequenos e isolados.

Contribuições (802)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Mantodea

    Espécime capturada na serrapilheira da Floresta Atlântica em Aldeia.

    Publicado em 23/12/2018

    1083 visualizações

    0 comentário

  • Caracol

    Mollusca registrado no sub-bosque numa área conservada da Serra dos Cavalos em Caruaru, (...)

    Publicado em 17/10/2022

    845 visualizações

    0 comentário

  • Apis mellifera

    A abelha-europeia, ou abelha comum, é provavelmente a espécie de inseto da Ordem Hymenoptera mais (...)

    Publicado em 08/02/2019

    1101 visualizações

    0 comentário

  • Besouro Pelidnota

    Besouro do gênero Pelidnota encontrado dentro de uma casa localizada na APA Aldeia Beberibe. Foi (...)

    Publicado em 03/03/2025

    2780 visualizações

    1 comentário

  • Camuflagem de mariposa

    As mariposas são as rainhas da camuflagem. Em vários livros de biologia, elas são o maior exemplo (...)

    Publicado em 18/12/2019

    1543 visualizações

    0 comentário

  • Erythrolamprus viridis

    Erythrolamprus viridis é uma pequena serpente terrestre com ampla distribuição no Nordeste do (...)

    Publicado em 05/01/2021

    3985 visualizações

    0 comentário

  • Caranguejo de água doce

    Publicado em 11/04/2025

    1096 visualizações

    0 comentário

  • Aranha

    Aranha registrada na serrapilheira na Serra dos Cavalos, Caruaru, PE.

    Publicado em 17/10/2022

    1055 visualizações

    1 comentário

  • Artibeus lituratus

    Publicado em 07/08/2018

    1279 visualizações

    0 comentário

  • Formigas e pulgões

    As relações ecológicas entre espécies de formigas e de pulgões representam os melhores e mais bem (...)

    Publicado em 01/04/2020

    11230 visualizações

    0 comentário

  • Marimbondo-marrom predando uma lagarta

    Registro do momento em que um marimbondo marrom captura uma pequena lagarta de mariposa. (...)

    Publicado em 26/10/2020

    5103 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa imperador

    Thysania sp é uma das maiores espécies de mariposas do Mundo (Lepidoptera) podendo apresentar 30 (...)

    Publicado em 12/11/2017

    1585 visualizações

    0 comentário

  • Phyllophaga forcipata

    Escaravelho da subfamília Melolonthinae, uma das maiores e mais diversas das subfamílias de (...)

    Publicado em 07/01/2019

    1608 visualizações

    1 comentário

  • Cobra coral verdadeira

    «Como diferenciar uma cobra coral verdadeira de uma falsa coral? É uma coral verdadeira?» Estas (...)

    Publicado em 17/02/2025

    5455 visualizações

    1 comentário

  • Mamangava polinizadora

    Uma bela mamangava flagrada em pelo processo de polinização de uma flor de maracujá selvagem em (...)

    Publicado em 04/05/2023

    1105 visualizações

    0 comentário

1 ... 4 5 6 7 8 9 10 11 12 ... 54

Apoie o Portal