...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Lobopodia

Lobopodia

Lobopodia é um grupo informal de animais vermiformes com patas (Onychophora e muitos fósseis) [1]. Dentro de Panarthropoda, Lobopodia é um clado hipotético que reúne Arthropoda e Onychophora. Este clado é confirmado por dados moleculares [2] e apresentado, de forma aparentemente consensual, nos compêndios atuais mais importantes sobre as relações filogenéticas de metazoários, apesar do nome «Lobopodia» não aparecer com muita frequência.

Em alguns trabalhos, o termo Lobopodia é utilizado para delimitar o grupo hipotético formado por Onychophora e Tardigrada. O grupo em foco formado por Arthropoda e Onychophora seria chamado de Antennopoda [3]. Em busca de um maior consenso, Ortega-Hernández (2016) [4] propõe a utilização de Arthropoda para delimitar Onychophora + Euarthropoda. Esta confusão de nomes deverá ser resolvida muito em breve, graças aos grandes avanços da genética molecular e também de descobertas de novos fósseis.

Os lobópodes (ou lobopódios) eram animais marinhos do Paleozoico e frequentemente encontrados em registros fósseis do Cambriano (508-520 milhões de anos atrás), notadamente no Folhelho Burgess, no Canadá, e em Chengjang, na China. A principal característica compartilhada entre as mais de 30 diferentes espécies conhecidas de lobópodes é a presença de apêndices segmentados pares em posição ventrolatéral ao longo de corpos tubulares recobertos por uma fina cutícula [5]. Muitas espécies de lobópodes possuíam uma armadura dorsal constituída de conjuntos de pequenos espinhos. Uma das espécies fósseis mais conhecidas é Hallucigenia sparsa.

Contribuições (962)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Marpesia chiron

    Marpesia chiron é uma espécie de borboleta (Lepidoptera, Nymphalidae) com ampla distribuição (...)

    Publicado em 10/04/2020

    1474 visualizações

    0 comentário

  • Caranguejo vermelho das rochas

    Um caranguejo-vermelho-das-rochas observado no dia 17 de maio na Pedra do Xaréu, litoral sul de (...)

    Publicado em 29/05/2026

    173 visualizações

    0 comentário

  • Bicho-Pau

    Bicho-Pau

    Publicado em 23/11/2017

    1164 visualizações

    0 comentário

  • Calycopis sp

    Borboleta (Classe Insecta, Ordem Lepidoptera, Família Lycaenidae, Gênero Calycopis... Só vou até (...)

    Publicado em 20/12/2019

    1547 visualizações

    4 comentários

  • Mariposa

    Foto retirada em 19/07/2015. Área urbana de Abreu e Lima.

    Publicado em 27/06/2018

    1021 visualizações

    0 comentário

  • Caranguejo-verde

    O caranguejo-verde Pachygrapsus transversus é uma espécie que habita os recifes de arenito de (...)

    Publicado em 26/01/2026

    292 visualizações

    0 comentário

  • Percevejo-formiga Alydidae

    Não. Este inseto não é uma formiga. Observe novamente, com cuidado. As antenas são muito longas (...)

    Publicado em 01/02/2022

    2422 visualizações

    1 comentário

  • Um, Uma...( ) ?

    Hoje aqui comendo folhas no pé de caju. Zona Oeste do Recife. Foto 2.

    Publicado em 08/06/2020

    1159 visualizações

    1 comentário

  • Besouro rola bosta Canthon terciae

    O título desta foto poderia ser «rolando a bosta pela Mata Atlântica» pois é exatamente o que este (...)

    Publicado em 19/10/2025

    826 visualizações

    0 comentário

  • Ermitão listrado

    Caranguejo ermitão listrado do gênero Clibanarius encontrado em uma área de recifes de coral em (...)

    Publicado em 09/06/2025

    1049 visualizações

    0 comentário

  • Eristalis intricaria

    Mosca da espécie Eristalis intricaria registrada em uma trilha na borda de falésias em (...)

    Publicado em 22/05/2024

    1153 visualizações

    0 comentário

  • Centopeia

    Caminhando na pista de cooper do meu condomínio em Aldeia dos Camarás, em Camaragibe - Pernambuco (...)

    Publicado em 31/03/2024

    1192 visualizações

    1 comentário

  • Mosca varejeira

    No mesmo local do registro anterior (Abelha Aripuá), na palmeira do meu jardim em Aldeia, lá (...)

    Publicado em 22/05/2021

    1162 visualizações

    0 comentário

  • Euptoieta hegesia meridiania

    Borboleta com grande distribuição geográfica, ocorrendo no sul dos Estados Unidos, Caribe e (...)

    Publicado em 26/01/2019

    1443 visualizações

    0 comentário

  • Onde está o bicho?

    Encontrou? Uma dica. Ele está de cabeça para baixo. Procure as antenas finas e compridas. Depois, (...)

    Publicado em 28/03/2020

    1406 visualizações

    0 comentário

1 ... 54 55 56 57 58 59 60 61 62 ... 65

Apoie o Portal