...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Lobopodia

Lobopodia

Lobopodia é um grupo informal de animais vermiformes com patas (Onychophora e muitos fósseis) [1]. Dentro de Panarthropoda, Lobopodia é um clado hipotético que reúne Arthropoda e Onychophora. Este clado é confirmado por dados moleculares [2] e apresentado, de forma aparentemente consensual, nos compêndios atuais mais importantes sobre as relações filogenéticas de metazoários, apesar do nome «Lobopodia» não aparecer com muita frequência.

Em alguns trabalhos, o termo Lobopodia é utilizado para delimitar o grupo hipotético formado por Onychophora e Tardigrada. O grupo em foco formado por Arthropoda e Onychophora seria chamado de Antennopoda [3]. Em busca de um maior consenso, Ortega-Hernández (2016) [4] propõe a utilização de Arthropoda para delimitar Onychophora + Euarthropoda. Esta confusão de nomes deverá ser resolvida muito em breve, graças aos grandes avanços da genética molecular e também de descobertas de novos fósseis.

Os lobópodes (ou lobopódios) eram animais marinhos do Paleozoico e frequentemente encontrados em registros fósseis do Cambriano (508-520 milhões de anos atrás), notadamente no Folhelho Burgess, no Canadá, e em Chengjang, na China. A principal característica compartilhada entre as mais de 30 diferentes espécies conhecidas de lobópodes é a presença de apêndices segmentados pares em posição ventrolatéral ao longo de corpos tubulares recobertos por uma fina cutícula [5]. Muitas espécies de lobópodes possuíam uma armadura dorsal constituída de conjuntos de pequenos espinhos. Uma das espécies fósseis mais conhecidas é Hallucigenia sparsa.

Contribuições (962)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Borboletas Denivia hemon

    Borboletas da espécie Denivia hemon registradas na Estação Ecológica de Tapacurá no dia 3 de (...)

    Publicado em 22/10/2025

    627 visualizações

    0 comentário

  • Bicho invisível

    À primeira vista, esta foto mostra apenas galhos e folhas de uma planta. Porém, olhando com mais (...)

    Publicado em 21/10/2025

    760 visualizações

    0 comentário

  • Besouro rola bosta Canthon terciae

    O título desta foto poderia ser «rolando a bosta pela Mata Atlântica» pois é exatamente o que este (...)

    Publicado em 19/10/2025

    826 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta Ascia monuste orseis

    Borboleta da espécie Ascia monuste orseis observada na Estação Ecológica de Tapacurá no dia 2 de (...)

    Publicado em 18/10/2025

    719 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta Ectima

    Borboleta do gênero Ectima, provavelmente da espécie Ectima thecla, observada na Estação (...)

    Publicado em 16/10/2025

    726 visualizações

    0 comentário

  • Cavalo-do-cão Pepsis decorata

    Vespa cavalo-do-cão observada no Vale do Catimbau no dia 27 de setembro de 2025. Estes insetos (...)

    Publicado em 13/10/2025

    1679 visualizações

    0 comentário

  • Ermitão

    Ermitões podem ser vistos na APA Costa dos Corais em vários ambientes e ecossistemas. Este da (...)

    Publicado em 12/10/2025

    772 visualizações

    1 comentário

  • Siri Callinectes marginatus

    Siri da espécie Callinectes marginatus observado em um recife de arenito na praia de Piedade, (...)

    Publicado em 09/10/2025

    598 visualizações

    0 comentário

  • Guaiá-açu Menippe nodifrons

    Caranguejo da espécie Menippe nodifrons observado em uma região de recife de arenito na praia de (...)

    Publicado em 09/10/2025

    932 visualizações

    0 comentário

1 ... 6 7 8 9 10 11 12 13 14 ... 107

Apoie o Portal