...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Lobopodia

Lobopodia

Lobopodia é um grupo informal de animais vermiformes com patas (Onychophora e muitos fósseis) [1]. Dentro de Panarthropoda, Lobopodia é um clado hipotético que reúne Arthropoda e Onychophora. Este clado é confirmado por dados moleculares [2] e apresentado, de forma aparentemente consensual, nos compêndios atuais mais importantes sobre as relações filogenéticas de metazoários, apesar do nome «Lobopodia» não aparecer com muita frequência.

Em alguns trabalhos, o termo Lobopodia é utilizado para delimitar o grupo hipotético formado por Onychophora e Tardigrada. O grupo em foco formado por Arthropoda e Onychophora seria chamado de Antennopoda [3]. Em busca de um maior consenso, Ortega-Hernández (2016) [4] propõe a utilização de Arthropoda para delimitar Onychophora + Euarthropoda. Esta confusão de nomes deverá ser resolvida muito em breve, graças aos grandes avanços da genética molecular e também de descobertas de novos fósseis.

Os lobópodes (ou lobopódios) eram animais marinhos do Paleozoico e frequentemente encontrados em registros fósseis do Cambriano (508-520 milhões de anos atrás), notadamente no Folhelho Burgess, no Canadá, e em Chengjang, na China. A principal característica compartilhada entre as mais de 30 diferentes espécies conhecidas de lobópodes é a presença de apêndices segmentados pares em posição ventrolatéral ao longo de corpos tubulares recobertos por uma fina cutícula [5]. Muitas espécies de lobópodes possuíam uma armadura dorsal constituída de conjuntos de pequenos espinhos. Uma das espécies fósseis mais conhecidas é Hallucigenia sparsa.

Contribuições (962)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Caranguejo eremita e hidrozoários

    Nesta foto é possível observar um pequeno caranguejo-eremita com sua concha de gastropode (...)

    Publicado em 03/06/2024

    1269 visualizações

    0 comentário

  • Cigarrinha preta com manchas brancas

    Cigarrinha preta com manchas brancas registrada no dia 10 de outubro de 2021 na APA Aldeia (...)

    Publicado em 12/10/2021

    3237 visualizações

    0 comentário

  • Formiga preta

    Formiga registrada no dia 28 de junho de 2021 na APA Aldeia Beberibe, Pernambuco. (...)

    Publicado em 07/10/2021

    1827 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa

    Mariposa encontrada na Serra dos Cavalos, Caruaru, Pernambuco.

    Publicado em 28/09/2022

    997 visualizações

    0 comentário

  • Aranha

    Aranha registrada em área urbana de Belém, Pará.

    Publicado em 13/03/2024

    1054 visualizações

    1 comentário

  • Mestra dorcas hypermestra

    Borboleta de asas laranja da espécie Mestra dorcas hypermestra observada no Vale do Catimbau, (...)

    Publicado em 03/10/2025

    706 visualizações

    0 comentário

  • Aranha «de jardim»

    Foto tirada dia 18 de abril de 2020. Teia de aranha no pé de caju.

    Publicado em 07/06/2020

    1210 visualizações

    1 comentário

  • Mariposa

    Mariposa ainda não identificada. Registro realizado em Tamandaré, litoral sul de Pernambuco, no (...)

    Publicado em 29/09/2020

    1024 visualizações

    0 comentário

  • Lagarta

    Publicado em 20/03/2019

    956 visualizações

    0 comentário

  • Caranguejo das rochas

    Caranguejo da espécie Mithrax hispidus observado na praia do Paiva no dia 21 de março de 2026. É (...)

    Publicado em 04/06/2026

    173 visualizações

    0 comentário

  • Eryphanis automedon

    Eryphanis automedon é uma grande espécie de borboleta tropical da tribo Brassolini (Nymphalidae, (...)

    Publicado em 03/10/2022

    1417 visualizações

    0 comentário

  • Inseto

    Possivelmente casal de inseto (não identificado) encontrados em um remanescente de Aldeia, Mata (...)

    Publicado em 07/11/2018

    969 visualizações

    0 comentário

  • Hemíptero

    Hemíptero da família Pentatomidae fotografado com lente de aumento macro de celular.

    Publicado em 13/05/2020

    989 visualizações

    0 comentário

  • Abelha Halictidae

    Pequena abelha Halictidae, provavelmente do gênero Lasioglossum, visitando uma flor em um parque (...)

    Publié le 20/08/2024

    1328 vues

    0 commentaire

  • Mosca em fezes

    Moscas se alimentando de fezes em folha no sub-bosque de um Brejo de Altitude. Registro (...)

    Publicado em 28/09/2022

    1725 visualizações

    0 comentário

1 ... 45 46 47 48 49 50 51 52 53 ... 65

Apoie o Portal