...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Lobopodia

Lobopodia

Lobopodia é um grupo informal de animais vermiformes com patas (Onychophora e muitos fósseis) [1]. Dentro de Panarthropoda, Lobopodia é um clado hipotético que reúne Arthropoda e Onychophora. Este clado é confirmado por dados moleculares [2] e apresentado, de forma aparentemente consensual, nos compêndios atuais mais importantes sobre as relações filogenéticas de metazoários, apesar do nome «Lobopodia» não aparecer com muita frequência.

Em alguns trabalhos, o termo Lobopodia é utilizado para delimitar o grupo hipotético formado por Onychophora e Tardigrada. O grupo em foco formado por Arthropoda e Onychophora seria chamado de Antennopoda [3]. Em busca de um maior consenso, Ortega-Hernández (2016) [4] propõe a utilização de Arthropoda para delimitar Onychophora + Euarthropoda. Esta confusão de nomes deverá ser resolvida muito em breve, graças aos grandes avanços da genética molecular e também de descobertas de novos fósseis.

Os lobópodes (ou lobopódios) eram animais marinhos do Paleozoico e frequentemente encontrados em registros fósseis do Cambriano (508-520 milhões de anos atrás), notadamente no Folhelho Burgess, no Canadá, e em Chengjang, na China. A principal característica compartilhada entre as mais de 30 diferentes espécies conhecidas de lobópodes é a presença de apêndices segmentados pares em posição ventrolatéral ao longo de corpos tubulares recobertos por uma fina cutícula [5]. Muitas espécies de lobópodes possuíam uma armadura dorsal constituída de conjuntos de pequenos espinhos. Uma das espécies fósseis mais conhecidas é Hallucigenia sparsa.

Contribuições (962)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Ptericoptus acuminatus

    Esse Cerambicídeo ocorre em Floresta atlântica com registro para o Nordeste brasileiro, no (...)

    Publicado em 15/05/2019

    1245 visualizações

    0 comentário

  • Pareuptychia ocirrhoe

    Borboletas do gênero Pareuptychia. Este gênero é representado por oito espécies associadas a (...)

    Publicado em 16/05/2019

    1387 visualizações

    0 comentário

  • Cassidinae preto

    Um pequeno besouro todo preto, provavelmente do grupo das joaninhas, registrado no Parque (...)

    Publicado em 12/05/2022

    6047 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa Vespa

    Publicado em 19/05/2025

    1419 visualizações

    0 comentário

  • Besouro Rutelinae

    Besouro da subfamília Rutelinae encontrado dentro de um tronco em decomposição.

    Publicado em 27/12/2021

    1075 visualizações

    0 comentário

  • Besouro rinoceronte

    Este besouro foi fotografado na rua onde moro no condomínio em Aldeia - Camaragibe-PE. Não sei (...)

    Publicado em 13/02/2020

    2089 visualizações

    2 comentários

  • Mangangá

    Mangangá fazendo seu trabalho em uma flor de maracujá.

    Publicado em 15/03/2021

    995 visualizações

    0 comentário

  • Dichotomius valoisae

    Dichotomius valoisae Silva, Moura, Araújo, & de Moura, 2020, é o novo besouro rola-bosta da (...)

    Publicado em 03/07/2019

    2017 visualizações

    1 comentário

  • Rhyothemis sp 1

    Libélula (provávelmente gênero Rhyothermis) na ilha de Honshu; Hiroshima. Em tempos antigos o (...)

    Publicado em 10/12/2018

    767 visualizações

    0 comentário

  • Onde está o bicho?

    Encontrou? Uma dica. Ele está de cabeça para baixo. Procure as antenas finas e compridas. Depois, (...)

    Publicado em 28/03/2020

    1407 visualizações

    0 comentário

  • Aranha de espinho

    As aranhas de espinho, ou aranhas-espinhosas, pertencem ao gênero Micrathena (Família Araneidae). (...)

    Publicado em 26/09/2019

    3723 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa bruxa

    Mariposa bruxa (Ascalapha odorata) registrada dentro de uma casa na APA Aldeia Beberibe, no dia (...)

    Publicado em 15/01/2021

    5180 visualizações

    0 comentário

  • Oedemera nobilis

    Besouro da espécie Oedemera nobilis registrado no dia 12 de maio de 2024 em Daoulas, Bretanha, (...)

    Publicado em 25/06/2024

    996 visualizações

    0 comentário

  • Moscas necrófogas

    Se ampliar a foto vai perceber que existe 4 espécies diferentes de moscas em atividade, no (...)

    Publicado em 30/04/2026

    183 visualizações

    0 comentário

  • Aranha-pescadora

    Aranha-pescadora (Família Trechaleidae) comum em rochas do Rio Pajeú, Floresta - PE. Registro: (...)

    Publicado em 29/05/2020

    1287 visualizações

    0 comentário

1 ... 25 26 27 28 29 30 31 32 33 ... 65

Apoie o Portal