...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Lobopodia

Lobopodia

Lobopodia é um grupo informal de animais vermiformes com patas (Onychophora e muitos fósseis) [1]. Dentro de Panarthropoda, Lobopodia é um clado hipotético que reúne Arthropoda e Onychophora. Este clado é confirmado por dados moleculares [2] e apresentado, de forma aparentemente consensual, nos compêndios atuais mais importantes sobre as relações filogenéticas de metazoários, apesar do nome «Lobopodia» não aparecer com muita frequência.

Em alguns trabalhos, o termo Lobopodia é utilizado para delimitar o grupo hipotético formado por Onychophora e Tardigrada. O grupo em foco formado por Arthropoda e Onychophora seria chamado de Antennopoda [3]. Em busca de um maior consenso, Ortega-Hernández (2016) [4] propõe a utilização de Arthropoda para delimitar Onychophora + Euarthropoda. Esta confusão de nomes deverá ser resolvida muito em breve, graças aos grandes avanços da genética molecular e também de descobertas de novos fósseis.

Os lobópodes (ou lobopódios) eram animais marinhos do Paleozoico e frequentemente encontrados em registros fósseis do Cambriano (508-520 milhões de anos atrás), notadamente no Folhelho Burgess, no Canadá, e em Chengjang, na China. A principal característica compartilhada entre as mais de 30 diferentes espécies conhecidas de lobópodes é a presença de apêndices segmentados pares em posição ventrolatéral ao longo de corpos tubulares recobertos por uma fina cutícula [5]. Muitas espécies de lobópodes possuíam uma armadura dorsal constituída de conjuntos de pequenos espinhos. Uma das espécies fósseis mais conhecidas é Hallucigenia sparsa.

Contribuições (962)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Baratão verde metálico

    O baratão verde metálico, ou mãe do sol, não é uma barata. É um besouro cujo nome científico é (...)

    Publicado em 04/04/2025

    1552 visualizações

    0 comentário

  • Centopeia de manchas amarelas

    Uma pequena centopeia de machas amarelas passeando dentro do Hospital Oswaldo Cruz, no centro (...)

    Publicado em 02/04/2025

    4778 visualizações

    0 comentário

  • Vespa da areia

    Uma vespa da areia encontrada no jardim de uma casa em Tamandaré, litoral sul de Pernambuco, no (...)

    Publicado em 31/03/2025

    2331 visualizações

    0 comentário

  • Vespa-mata-porcos

    Esta vespa de cor laranja e de asas pretas tem um nome popular bem estranho: vespa-mata-porcos. (...)

    Publicado em 28/03/2025

    7440 visualizações

    0 comentário

  • Bicho do cesto

    Este pequeno entulho de pequenos gravetos envoltos por um tipo de seda na verdade é um casulo. (...)

    Publicado em 25/03/2025

    17481 visualizações

    0 comentário

  • Libélula

    Essa lindona estava no meu varal de roupas. Tive a sorte de conseguir um registro dela em pleno (...)

    Publicado em 25/03/2025

    927 visualizações

    0 comentário

  • Gafanhoto da listra branca

    Pequeno gafanhoto encontrado na borda de um fragmento de mata na APA Aldeia Beberibe, (...)

    Publicado em 25/03/2025

    1032 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta da mata

    Pequena borboleta do gênero Hermeuptychia encontrada na borda de uma mata na APA Aldeia (...)

    Publicado em 23/03/2025

    874 visualizações

    1 comentário

  • Maria-farinha

    Um Ocypode quadrata, conhecido também como papa-defunto, maria-farinha, caranguejo-fantasma, (...)

    Publicado em 21/03/2025

    1201 visualizações

    0 comentário

1 ... 17 18 19 20 21 22 23 24 25 ... 107

Apoie o Portal