...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Metazoa

Metazoa

Metazoa é um grande grupo de seres vivos e um dos principais ramos da árvore da vida. De acordo com Claus Nielsen, Linnaeus definiu, em 1735, os organismos presentes no Reino Animalia como objetos naturais que crescem, vivem e sentem, em contraste com as plantas, que crescem e vivem, mas não sentem. Esta definição foi modernizada por Ernst Haeckel em 1866, afirmando que os animais possuiam corpos organizados em tecidos e órgãos em complexos sistemas multicelulares.

Diferente de protozoários, os organismos multicelulares não só crescem mais do que os organismos unicelulares, como também apresentam a capacidade de executar, ao mesmo tempo, diferentes funções celulares devido à divisão espacialmente organizada e regulada de tarefas (digestão, osmorregulação etc). O problema é que a multicelularidade evoluiu em diferentes linhagens de organismos eucariontes de forma independente.

Então, o que é ser um animal? Levando em consideração as evidências científicas mais recentes, um animal é um organismo multicelular heterotrófico que se desenvolve de uma única célula oriunda da união de células germinativas modificadas (óvulos e espematozódies) e que possui um tipo específico de proteína encontrada na matriz extracelular, o colageno de tipo IV, presente na membrana basal de todos os metazoários.

Os metazoários divergiram do seu ancestral comum com os coanoflagelados, grupo irmão do metazoários, a aproximadamente 930 milhões de anos atrás. O que consideramos animais, com provavelmente todas as características listadas acima, aparecem durante o período Criogeniano, entre 833 e 650 milhões de anos atrás, com uma grande explosão de diversidade durante o Cambriano.

A maioria dos metazoários são animais com simetria bilateral, com uma cavidade gastrovascular, um sistema nervoso e uma cabeça. Estes animais são agrupados no clado chamado Bilateria.

Contribuições (2054)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Carcará

    Fiz essa foto do carcará, para comparar a foto anterior que publiquei aqui, feita no mesmo dia, (...)

    Publicado em 28/01/2026

    391 visualizações

    0 comentário

  • Aranha camuflada

    Aranha registrada dentro de um tronco em decomposição no Parque Natural Municipal Professor João (...)

    Publicado em 04/01/2022

    1068 visualizações

    0 comentário

  • Synodus intermedius

    Conhecido como peixe-lagarto (Família Synodontidae). É encontrado no fundo arenoso de recifes de (...)

    Publicado em 24/11/2018

    1335 visualizações

    0 comentário

  • Anfíbio cecília

    Anfíbio cecília da espécie Siphonops annulatus encontrado na Serra dos Cavalos, zona rural do (...)

    Publicado em 09/10/2023

    4287 visualizações

    0 comentário

  • Anisotremus moricandi

    Espécie de peixe popularmente conhecida como «avô do Pirambú». Pertence à Família Haemulidae. É (...)

    Publicado em 23/11/2018

    1322 visualizações

    0 comentário

  • Blênio

    «Oi, eu sou um blênio. Algumas pessoas me chamam de macaquinho». Esse diminuto peixe recifal, (...)

    Publicado em 21/03/2026

    322 visualizações

    0 comentário

  • Dendropsophus elegans

    Sapo fotografado na serapilheira úmida depois de uma noite de chuva. Local: Serra dos Cavalos, (...)

    Publicado em 27/12/2021

    1369 visualizações

    0 comentário

  • Castanheta

    A castanheta, ou peixe-donzela, é uma das espécies de peixes mais comuns e abundantes de áreas de (...)

    Publicado em 01/02/2025

    1841 visualizações

    0 comentário

  • Lagarta de mariposa

    Publicado em 17/06/2020

    2358 visualizações

    1 comentário

1 ... 76 77 78 79 80 81 82 83 84 ... 229

Apoie o Portal