...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Metazoa

Metazoa

Metazoa é um grande grupo de seres vivos e um dos principais ramos da árvore da vida. De acordo com Claus Nielsen, Linnaeus definiu, em 1735, os organismos presentes no Reino Animalia como objetos naturais que crescem, vivem e sentem, em contraste com as plantas, que crescem e vivem, mas não sentem. Esta definição foi modernizada por Ernst Haeckel em 1866, afirmando que os animais possuiam corpos organizados em tecidos e órgãos em complexos sistemas multicelulares.

Diferente de protozoários, os organismos multicelulares não só crescem mais do que os organismos unicelulares, como também apresentam a capacidade de executar, ao mesmo tempo, diferentes funções celulares devido à divisão espacialmente organizada e regulada de tarefas (digestão, osmorregulação etc). O problema é que a multicelularidade evoluiu em diferentes linhagens de organismos eucariontes de forma independente.

Então, o que é ser um animal? Levando em consideração as evidências científicas mais recentes, um animal é um organismo multicelular heterotrófico que se desenvolve de uma única célula oriunda da união de células germinativas modificadas (óvulos e espematozódies) e que possui um tipo específico de proteína encontrada na matriz extracelular, o colageno de tipo IV, presente na membrana basal de todos os metazoários.

Os metazoários divergiram do seu ancestral comum com os coanoflagelados, grupo irmão do metazoários, a aproximadamente 930 milhões de anos atrás. O que consideramos animais, com provavelmente todas as características listadas acima, aparecem durante o período Criogeniano, entre 833 e 650 milhões de anos atrás, com uma grande explosão de diversidade durante o Cambriano.

A maioria dos metazoários são animais com simetria bilateral, com uma cavidade gastrovascular, um sistema nervoso e uma cabeça. Estes animais são agrupados no clado chamado Bilateria.

Contribuições (2054)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Aranha Nephila

    Aranha do gênero Nephila. Espécies deste gênero são as maiores aranhas tecedoras e produzem as (...)

    Publicado em 29/11/2018

    1734 visualizações

    0 comentário

  • Pato-de-crista

    O título desta foto poderia muito bem ser «comadres na beira da lagoa». No primeiro plano é (...)

    Publicado em 06/05/2025

    1486 visualizações

    2 comentários

  • Batuíra bicuda - Charadrius wilsonia

    A batuíra bicuda (Charadrius wilsonia) é uma espécie de ave marinha com hábitos migratórios da (...)

    Publicado em 08/07/2021

    1322 visualizações

    0 comentário

  • Tucano-de-papo-branco

    Tucano-de-papo-branco observado no Parque Municipal do Mindú, em Manaus, no dia 5 de julho de (...)

    Publicado em 29/07/2026

    224 visualizações

    0 comentário

  • Embuá do Sertão

    Diplópode (embuá) encontrado em rochas no Poço da Lage em Triunfo, Pernambuco.

    Publicado em 13/03/2024

    1089 visualizações

    0 comentário

  • Bothrops leucurus

    Jararaca juvenil da espécie Bothrops leucurus encontrada em Serra dos Cavalos, área rural do (...)

    Publicado em 01/02/2023

    2324 visualizações

    0 comentário

  • Lesma do mar

    Esse diminuto caramujo, conhecido como lesma-do-mar, pode ser encontrado em poças de maré da APA (...)

    Publicado em 23/12/2024

    1157 visualizações

    1 comentário

  • Besouro marrom

    Esta espécie de besouro marrom, eu não sei dizer qual é, mas tem aparecido muitos deles aqui na (...)

    Publicado em 22/05/2021

    1613 visualizações

    0 comentário

  • Haliotis tuberculata

    Haliotis tuberculata é um molusco gastropode marinho com grande distribuição geográfica, ocorrendo (...)

    Publié le 29/09/2024

    1243 vues

    0 commentaire

  • Mosca Asilidae

    Asilidae é uma grande família de moscas com mais de 7 mil espécies descritas distribuídas em todos (...)

    Publicado em 18/03/2019

    6342 visualizações

    0 comentário

  • Marimbondo carijó

    Dupla de marimbondos-carijó construindo seu ninho em uma folha de palmeira. Estes marimbondos (...)

    Publicado em 20/04/2023

    2203 visualizações

    0 comentário

  • Formiga Cephalotes

    Formiga do gênero Cephalotes observada na Estação Ecológica de Tapacurá no dia 2 de setembro de (...)

    Publicado em 01/11/2025

    1066 visualizações

    0 comentário

  • Macaco-pérola

    Entomacrodus vomerinus é o nome científico desse pequenino peixe, que vive em águas rasas no (...)

    Publicado em 11/12/2025

    590 visualizações

    0 comentário

  • Aratanha

    Caranguejo arborícola que vive entre troncos e raízes das árvores de mangue. Se alimenta de (...)

    Publicado em 24/07/2023

    1267 visualizações

    0 comentário

  • Estrela do mar

    Estrela do mar da família Luidiidae. Comum em fundo arenosos no litoral nordestino, podendo se (...)

    Publicado em 27/11/2023

    1193 visualizações

    0 comentário

1 ... 22 23 24 25 26 27 28 29 30 ... 137

Apoie o Portal