...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Metazoa

Metazoa

Metazoa é um grande grupo de seres vivos e um dos principais ramos da árvore da vida. De acordo com Claus Nielsen, Linnaeus definiu, em 1735, os organismos presentes no Reino Animalia como objetos naturais que crescem, vivem e sentem, em contraste com as plantas, que crescem e vivem, mas não sentem. Esta definição foi modernizada por Ernst Haeckel em 1866, afirmando que os animais possuiam corpos organizados em tecidos e órgãos em complexos sistemas multicelulares.

Diferente de protozoários, os organismos multicelulares não só crescem mais do que os organismos unicelulares, como também apresentam a capacidade de executar, ao mesmo tempo, diferentes funções celulares devido à divisão espacialmente organizada e regulada de tarefas (digestão, osmorregulação etc). O problema é que a multicelularidade evoluiu em diferentes linhagens de organismos eucariontes de forma independente.

Então, o que é ser um animal? Levando em consideração as evidências científicas mais recentes, um animal é um organismo multicelular heterotrófico que se desenvolve de uma única célula oriunda da união de células germinativas modificadas (óvulos e espematozódies) e que possui um tipo específico de proteína encontrada na matriz extracelular, o colageno de tipo IV, presente na membrana basal de todos os metazoários.

Os metazoários divergiram do seu ancestral comum com os coanoflagelados, grupo irmão do metazoários, a aproximadamente 930 milhões de anos atrás. O que consideramos animais, com provavelmente todas as características listadas acima, aparecem durante o período Criogeniano, entre 833 e 650 milhões de anos atrás, com uma grande explosão de diversidade durante o Cambriano.

A maioria dos metazoários são animais com simetria bilateral, com uma cavidade gastrovascular, um sistema nervoso e uma cabeça. Estes animais são agrupados no clado chamado Bilateria.

Contribuições (2054)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Rhinella crucifer

    Rhinella crucifer é uma espécie de anuro da família Bufonidae endêmica do Brasil. Ocorre desde o (...)

    Publicado em 08/03/2020

    2059 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta

    Registrada na ESEC Caetés, Abreu e Lima!

    Publicado em 01/04/2021

    1092 visualizações

    0 comentário

  • Larva de besouro

    Larva de besouro Tenebrioninae encontrada no tronco em decomposição na Estação Ecológica de Caetés, (...)

    Publicado em 04/10/2020

    1190 visualizações

    0 comentário

  • Leptodactylus macrosternum

    Leptodactylus macrosternum é um espécie de anuro com ampla distribuição na America do Sul. Faz (...)

    Publicado em 26/08/2019

    1796 visualizações

    0 comentário

  • Anuro

    Espécime de sapo encontrada em serapilheira de Mata Atlântica, aproximadamente as 11hrs da manha, (...)

    Publicado em 01/10/2018

    1288 visualizações

    0 comentário

  • Trachops cirrhosus

    Trachops cirrhosus é um morcego carnívoro de médio porte. É conhecido como morcego comedor de (...)

    Publicado em 11/08/2018

    1651 visualizações

    0 comentário

  • Zoanthus sociatus em uma poça de maré

    Publicado em 09/09/2020

    1279 visualizações

    0 comentário

  • Aranha Caranguejeira

    Estas aranhas comumente procuram residências rurais em busca de abrigo durante o período chuvoso. (...)

    Publicado em 29/05/2020

    1172 visualizações

    0 comentário

  • Formigas e pulgões

    As relações ecológicas entre espécies de formigas e de pulgões representam os melhores e mais bem (...)

    Publicado em 01/04/2020

    11353 visualizações

    0 comentário

  • Percevejo

    Você não poderia imaginar que um bicho tão fedido poderia ser tão bonito... Percevejo pentatomídeo (...)

    Publicado em 10/09/2020

    1124 visualizações

    0 comentário

  • Planária terrestre - Platelminto

    As Planárias terrestres pertencem ao filo dos Platyhelminthes. São vermes achatados que (...)

    Publicado em 30/06/2020

    2313 visualizações

    0 comentário

  • Trachylepis atlantica

    Trachylepis atlantica, é uma espécie de lagarto endêmica da ilha de Fernando de Noronha, apresenta (...)

    Publicado em 15/03/2018

    1267 visualizações

    0 comentário

  • Xenopholis undulatus

    Pequena espécie de serpente da Família Colubridae com hábitos diurnos encontrada em vários estados (...)

    Publicado em 21/10/2019

    2795 visualizações

    1 comentário

  • Sagui comendo goma

    Este sagui estava visitando pequenos buracos abertos em um tronco de castanhola (Terminalia (...)

    Publicado em 30/07/2025

    1100 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa bruxa

    Mariposa bruxa (Ascalapha odorata) registrada dentro de uma casa na APA Aldeia Beberibe, no dia (...)

    Publicado em 15/01/2021

    5310 visualizações

    0 comentário

  • Callithrix jacchus

    Publicado em 11/11/2017

    1139 visualizações

    0 comentário

  • Gavião-caranguejeiro

    O gavião-caranguejeiro, também chamado de gavião-do-mangue, é uma ave de rapina da família (...)

    Publicado em 18/09/2026

    81 visualizações

    0 comentário

  • Mosca Ptecticus

    Ptecticus é um gênero cosmopolita de moscas da família Stratiomyidae. São conhecidas popularmente (...)

    Publicado em 31/01/2020

    5811 visualizações

    0 comentário

  • Homalinotus coriaceus

    A broca-do-cacho-do-coqueiro (Coleoptera: Curculionidae) é um besouro de coloração preta, medindo (...)

    Publicado em 28/02/2023

    2305 visualizações

    0 comentário

  • Carcará

    Fiz essa foto do carcará, para comparar a foto anterior que publiquei aqui, feita no mesmo dia, (...)

    Publicado em 28/01/2026

    387 visualizações

    0 comentário

  • Dendropsophus elegans

    Sapo fotografado na serapilheira úmida depois de uma noite de chuva. Local: Serra dos Cavalos, (...)

    Publicado em 27/12/2021

    1365 visualizações

    0 comentário

  • Frango-d’água-azul

    O frango-d’água-azul é uma ave da família Rallidae. Seu nome científico é Porphyrio martinicus. (...)

    Publicado em 23/05/2019

    1773 visualizações

    0 comentário

  • Louva-a-deus

    Publicado em 20/03/2019

    1896 visualizações

    1 comentário

  • Borboleta

    Esta foto foi um registro que eu fiz de uma Borboleta, no jardim de casa em Miami, na Flórida. (...)

    Publicado em 26/11/2019

    1196 visualizações

    0 comentário

  • Cobra-de-duas cabeças (Amphisbaenidae)

    Réptil da família Amphisbaenidae, popularmente conhecida como cobra-cega, cobra de duas (...)

    Publicado em 20/05/2018

    1488 visualizações

    0 comentário

  • Marreca-ananaí (Amazonetta brasiliensis)

    Indivíduo macho de Marreca-ananaí observado na borda de um lago do Parque Tingui, em Curitiba, no (...)

    Publicado em 09/10/2026

    64 visualizações

    0 comentário

  • Besouro envernizado

    Um coleoptero, possivelmente da espécie Odontotaenius disjunctus, conhecido como besouro do (...)

    Publicado em 05/04/2025

    1338 visualizações

    1 comentário

  • Anuro

    Foto do dia 10/07/2018. Espécie de serapilheira de Mata Atlântica e sem curso d’água nos (...)

    Publicado em 10/07/2018

    1041 visualizações

    0 comentário

  • Synodus intermedius

    Conhecido como peixe-lagarto (Família Synodontidae). É encontrado no fundo arenoso de recifes de (...)

    Publicado em 24/11/2018

    1332 visualizações

    0 comentário

  • Besouro do fungo (Erotylidae)

    Coleoptera do fragmento urbano de Jaguaribe, Paulista, PE. No dia 18/06/2018.

    Publicado em 19/06/2018

    1544 visualizações

    2 comentários

1 ... 8 9 10 11 12 13 14 15 16 ... 69

Apoie o Portal