...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Metazoa

Metazoa

Metazoa é um grande grupo de seres vivos e um dos principais ramos da árvore da vida. De acordo com Claus Nielsen, Linnaeus definiu, em 1735, os organismos presentes no Reino Animalia como objetos naturais que crescem, vivem e sentem, em contraste com as plantas, que crescem e vivem, mas não sentem. Esta definição foi modernizada por Ernst Haeckel em 1866, afirmando que os animais possuiam corpos organizados em tecidos e órgãos em complexos sistemas multicelulares.

Diferente de protozoários, os organismos multicelulares não só crescem mais do que os organismos unicelulares, como também apresentam a capacidade de executar, ao mesmo tempo, diferentes funções celulares devido à divisão espacialmente organizada e regulada de tarefas (digestão, osmorregulação etc). O problema é que a multicelularidade evoluiu em diferentes linhagens de organismos eucariontes de forma independente.

Então, o que é ser um animal? Levando em consideração as evidências científicas mais recentes, um animal é um organismo multicelular heterotrófico que se desenvolve de uma única célula oriunda da união de células germinativas modificadas (óvulos e espematozódies) e que possui um tipo específico de proteína encontrada na matriz extracelular, o colageno de tipo IV, presente na membrana basal de todos os metazoários.

Os metazoários divergiram do seu ancestral comum com os coanoflagelados, grupo irmão do metazoários, a aproximadamente 930 milhões de anos atrás. O que consideramos animais, com provavelmente todas as características listadas acima, aparecem durante o período Criogeniano, entre 833 e 650 milhões de anos atrás, com uma grande explosão de diversidade durante o Cambriano.

A maioria dos metazoários são animais com simetria bilateral, com uma cavidade gastrovascular, um sistema nervoso e uma cabeça. Estes animais são agrupados no clado chamado Bilateria.

Contribuições (2045)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Batuíra-de-bando

    As batuíras-de-bando são aves migratórias comuns de serem vistas na APA Costa dos Corais, e já (...)

    Publicado em 12/10/2025

    715 visualizações

    0 comentário

  • Diphthera festiva

    Diphthera festiva é uma mariposa amplamente distribuída na região neotropical. É conhecida (...)

    Publicado em 22/03/2020

    2504 visualizações

    0 comentário

  • Gafanhoto Chromacris speciosa

    Oi pessoal, tudo beleza!? Eu encontrei esse grilo (talvez) em ambiente urbano dando um passeio, (...)

    Publicado em 19/03/2024

    1127 visualizações

    1 comentário

  • Beosuro rola bosta

    Encontrei esse besouro na minha sala em uma região urbana da Região Metropolitana do Recife. (...)

    Publicado em 06/09/2022

    1587 visualizações

    0 comentário

  • Ermitão

    Ermitões podem ser vistos na APA Costa dos Corais em vários ambientes e ecossistemas. Este da (...)

    Publicado em 12/10/2025

    848 visualizações

    1 comentário

  • Porites astreoides

    Pequena colônia de coral da espécie Porites astreoides registrada no dia 2 de janeiro de 2025 em (...)

    Publicado em 06/01/2025

    922 visualizações

    0 comentário

  • Andorinha do rio

    Tenho visto e registrado algumas andorinhas-do-rio na APA Costa dos Corais. São bastante (...)

    Publicado em 19/09/2026

    72 visualizações

    0 comentário

  • Vespas Polybia

    Espécie de vespa do gênero Polybia. São vespas sociais pequenas. Espécies do gênero ocorrem desde o (...)

    Publicado em 28/01/2019

    1809 visualizações

    0 comentário

  • Sagui-de-tufos-brancos

    Callithrix jacchus. Pequeno primata neotropical muito comum no Nordeste do (...)

    Publicado em 11/11/2018

    1069 visualizações

    0 comentário

1 ... 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228

Apoie o Portal