...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Metazoa

Metazoa

Metazoa é um grande grupo de seres vivos e um dos principais ramos da árvore da vida. De acordo com Claus Nielsen, Linnaeus definiu, em 1735, os organismos presentes no Reino Animalia como objetos naturais que crescem, vivem e sentem, em contraste com as plantas, que crescem e vivem, mas não sentem. Esta definição foi modernizada por Ernst Haeckel em 1866, afirmando que os animais possuiam corpos organizados em tecidos e órgãos em complexos sistemas multicelulares.

Diferente de protozoários, os organismos multicelulares não só crescem mais do que os organismos unicelulares, como também apresentam a capacidade de executar, ao mesmo tempo, diferentes funções celulares devido à divisão espacialmente organizada e regulada de tarefas (digestão, osmorregulação etc). O problema é que a multicelularidade evoluiu em diferentes linhagens de organismos eucariontes de forma independente.

Então, o que é ser um animal? Levando em consideração as evidências científicas mais recentes, um animal é um organismo multicelular heterotrófico que se desenvolve de uma única célula oriunda da união de células germinativas modificadas (óvulos e espematozódies) e que possui um tipo específico de proteína encontrada na matriz extracelular, o colageno de tipo IV, presente na membrana basal de todos os metazoários.

Os metazoários divergiram do seu ancestral comum com os coanoflagelados, grupo irmão do metazoários, a aproximadamente 930 milhões de anos atrás. O que consideramos animais, com provavelmente todas as características listadas acima, aparecem durante o período Criogeniano, entre 833 e 650 milhões de anos atrás, com uma grande explosão de diversidade durante o Cambriano.

A maioria dos metazoários são animais com simetria bilateral, com uma cavidade gastrovascular, um sistema nervoso e uma cabeça. Estes animais são agrupados no clado chamado Bilateria.

Contribuições (2053)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Baiacu pintado

    Este pequeno baiacu-mirim ficou preso em uma poça de maré durante uma maré bem baixa na praia de (...)

    Publicado em 12/12/2025

    633 visualizações

    0 comentário

  • Fura-barreira

    O fura-barreira (Galbula ruficauda), também conhecida de ariramba-de-cauda-ruiva, é uma espécie (...)

    Publicado em 17/09/2025

    777 visualizações

    0 comentário

  • Emboré-de-vidro

    Este é o terceiro emboré-de-vidro (Coryphopterus glaucofraenum) que fotografo na APA Costa dos (...)

    Publicado em 11/12/2025

    568 visualizações

    0 comentário

  • Jataí

    Câmera: Nikon Coolpix L820. Data: 04/01/2025.

    Publicado em 13/03/2025

    864 visualizações

    0 comentário

  • Kentropyx calcarata.

    Publicado em 01/04/2019

    910 visualizações

    0 comentário

  • Recém metamórfico de Rhinella granulosa

    Este diminuto sapinho, com menos de um centímetro de comprimento, é na verdade um juvenil da (...)

    Publicado em 27/04/2022

    1134 visualizações

    0 comentário

  • Doris verrucosa

    Doris verrucosa é uma espécie de molusco gastropode do grupo dos nudibrânquios ocorrendo (...)

    Publicado em 13/06/2024

    1247 visualizações

    0 comentário

  • Leucauge

    Encontrada no jardim. Câmera: Nikon Coolpix L820. Data: 16/12/2024.

    Publicado em 07/03/2025

    1074 visualizações

    0 comentário

  • Anartia amathea

    Borboleta da espécie Anartia amathea registrada no dia 21 de setembro de 2022 em um jardim (...)

    Publicado em 01/10/2022

    1557 visualizações

    0 comentário

1 ... 219 220 221 222 223 224 225 226 227 ... 229

Apoie o Portal