...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Metazoa

Metazoa

Metazoa é um grande grupo de seres vivos e um dos principais ramos da árvore da vida. De acordo com Claus Nielsen, Linnaeus definiu, em 1735, os organismos presentes no Reino Animalia como objetos naturais que crescem, vivem e sentem, em contraste com as plantas, que crescem e vivem, mas não sentem. Esta definição foi modernizada por Ernst Haeckel em 1866, afirmando que os animais possuiam corpos organizados em tecidos e órgãos em complexos sistemas multicelulares.

Diferente de protozoários, os organismos multicelulares não só crescem mais do que os organismos unicelulares, como também apresentam a capacidade de executar, ao mesmo tempo, diferentes funções celulares devido à divisão espacialmente organizada e regulada de tarefas (digestão, osmorregulação etc). O problema é que a multicelularidade evoluiu em diferentes linhagens de organismos eucariontes de forma independente.

Então, o que é ser um animal? Levando em consideração as evidências científicas mais recentes, um animal é um organismo multicelular heterotrófico que se desenvolve de uma única célula oriunda da união de células germinativas modificadas (óvulos e espematozódies) e que possui um tipo específico de proteína encontrada na matriz extracelular, o colageno de tipo IV, presente na membrana basal de todos os metazoários.

Os metazoários divergiram do seu ancestral comum com os coanoflagelados, grupo irmão do metazoários, a aproximadamente 930 milhões de anos atrás. O que consideramos animais, com provavelmente todas as características listadas acima, aparecem durante o período Criogeniano, entre 833 e 650 milhões de anos atrás, com uma grande explosão de diversidade durante o Cambriano.

A maioria dos metazoários são animais com simetria bilateral, com uma cavidade gastrovascular, um sistema nervoso e uma cabeça. Estes animais são agrupados no clado chamado Bilateria.

Contribuições (2054)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Cardume misto de peixes recifais

    Cardume misto de peixes recifais registrado na Praia do Cupe, Pernambuco. Na comunidade de (...)

    Publicado em 15/11/2019

    1492 visualizações

    0 comentário

  • Fragata

    Uma fragata registrada na Ilha de Itamaracá, litoral norte de Pernambuco, no dia 26 de abril de (...)

    Publicado em 27/04/2026

    375 visualizações

    0 comentário

  • Vespinha parasitoide

    Pequena vespa parasitóide registrada no dia 26 de dezembro de 2022 na borda de uma porção de Mata (...)

    Publicado em 31/12/2022

    1183 visualizações

    0 comentário

  • Eristalis intricaria

    Mosca da espécie Eristalis intricaria registrada em uma trilha na borda de falésias em (...)

    Publicado em 22/05/2024

    1240 visualizações

    0 comentário

  • Scutigera sp.

    Centopeia da ordem Scutigeromorpha (Classe Chilopoda). São artrópodes de corpos compridos e (...)

    Publicado em 25/06/2019

    1857 visualizações

    0 comentário

  • Percevejo arlequim

    Graphosoma italicum é uma espécie de percevejo relativamente comum e abundante em ambientes (...)

    Publicado em 23/08/2023

    1471 visualizações

    0 comentário

  • Lagartixa

    Tropidurus hispidus.

    Publicado em 12/11/2018

    1329 visualizações

    0 comentário

  • Pica-pau-verde-barrado

    Pica-pau-verde-barrado observado na Praça da República, região central de Recife, no dia 27 de (...)

    Publicado em 28/07/2025

    1305 visualizações

    0 comentário

  • Iguana

    Uma iguana tirando um cochilo no alto de uma árvore. Iguana iguana é uma das maiores espécies de (...)

    Publicado em 01/10/2021

    1238 visualizações

    0 comentário

1 ... 218 219 220 221 222 223 224 225 226 ... 229

Apoie o Portal