...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Metazoa

Metazoa

Metazoa é um grande grupo de seres vivos e um dos principais ramos da árvore da vida. De acordo com Claus Nielsen, Linnaeus definiu, em 1735, os organismos presentes no Reino Animalia como objetos naturais que crescem, vivem e sentem, em contraste com as plantas, que crescem e vivem, mas não sentem. Esta definição foi modernizada por Ernst Haeckel em 1866, afirmando que os animais possuiam corpos organizados em tecidos e órgãos em complexos sistemas multicelulares.

Diferente de protozoários, os organismos multicelulares não só crescem mais do que os organismos unicelulares, como também apresentam a capacidade de executar, ao mesmo tempo, diferentes funções celulares devido à divisão espacialmente organizada e regulada de tarefas (digestão, osmorregulação etc). O problema é que a multicelularidade evoluiu em diferentes linhagens de organismos eucariontes de forma independente.

Então, o que é ser um animal? Levando em consideração as evidências científicas mais recentes, um animal é um organismo multicelular heterotrófico que se desenvolve de uma única célula oriunda da união de células germinativas modificadas (óvulos e espematozódies) e que possui um tipo específico de proteína encontrada na matriz extracelular, o colageno de tipo IV, presente na membrana basal de todos os metazoários.

Os metazoários divergiram do seu ancestral comum com os coanoflagelados, grupo irmão do metazoários, a aproximadamente 930 milhões de anos atrás. O que consideramos animais, com provavelmente todas as características listadas acima, aparecem durante o período Criogeniano, entre 833 e 650 milhões de anos atrás, com uma grande explosão de diversidade durante o Cambriano.

A maioria dos metazoários são animais com simetria bilateral, com uma cavidade gastrovascular, um sistema nervoso e uma cabeça. Estes animais são agrupados no clado chamado Bilateria.

Contribuições (2054)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Borboleta Pieridae

    A família Pieridae é bem ampla, existindo cerca de 1.100 espécies. Dei sorte de registrar uma (...)

    Publicado em 20/01/2026

    370 visualizações

    0 comentário

  • Aranha-dos-jardins

    Essa espécie reside em ambientes áridos normalmente em prados, jardins e áreas florestadas. Essa (...)

    Publicado em 17/03/2025

    1203 visualizações

    2 comentários

  • Bernanrdo eremita verde listrado

    Caranguejo paguro da espécie Clibanarius sclopetarius encontrada na praia de Piedade, Jaboatão (...)

    Publicado em 09/10/2025

    759 visualizações

    0 comentário

  • Ecdise de cigarra

    Uma característica importante dos insetos é o seu exoesqueleto cuticular. Em intervalos, durante (...)

    Publicado em 09/12/2019

    3698 visualizações

    0 comentário

  • Louva-a-Deus (Phasmidea)

    Esta espécie costuma ser atraída pelas luzes noturnas das residências rurais durante o período (...)

    Publicado em 29/05/2020

    1088 visualizações

    0 comentário

  • Garça-branca-pequena

    A garça-branca-pequena (Egretta thula) pode ser confundida com a garça-branca-grande. Pode chegar (...)

    Publicado em 17/09/2025

    895 visualizações

    0 comentário

  • Casaca de couro

    Casaca de couro. Dia 9 de julho de 2023. Carnaubeira da Penha, Pernambuco.

    Publicado em 12/10/2023

    1000 visualizações

    0 comentário

  • Scinax x-signatus

    Publicado em 01/04/2019

    1085 visualizações

    0 comentário

  • Caravela-portuguesa (Physalia physalis)

    Publicado em 09/06/2025

    866 visualizações

    0 comentário

1 ... 202 203 204 205 206 207 208 209 210 ... 229

Apoie o Portal