...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Metazoa

Metazoa

Metazoa é um grande grupo de seres vivos e um dos principais ramos da árvore da vida. De acordo com Claus Nielsen, Linnaeus definiu, em 1735, os organismos presentes no Reino Animalia como objetos naturais que crescem, vivem e sentem, em contraste com as plantas, que crescem e vivem, mas não sentem. Esta definição foi modernizada por Ernst Haeckel em 1866, afirmando que os animais possuiam corpos organizados em tecidos e órgãos em complexos sistemas multicelulares.

Diferente de protozoários, os organismos multicelulares não só crescem mais do que os organismos unicelulares, como também apresentam a capacidade de executar, ao mesmo tempo, diferentes funções celulares devido à divisão espacialmente organizada e regulada de tarefas (digestão, osmorregulação etc). O problema é que a multicelularidade evoluiu em diferentes linhagens de organismos eucariontes de forma independente.

Então, o que é ser um animal? Levando em consideração as evidências científicas mais recentes, um animal é um organismo multicelular heterotrófico que se desenvolve de uma única célula oriunda da união de células germinativas modificadas (óvulos e espematozódies) e que possui um tipo específico de proteína encontrada na matriz extracelular, o colageno de tipo IV, presente na membrana basal de todos os metazoários.

Os metazoários divergiram do seu ancestral comum com os coanoflagelados, grupo irmão do metazoários, a aproximadamente 930 milhões de anos atrás. O que consideramos animais, com provavelmente todas as características listadas acima, aparecem durante o período Criogeniano, entre 833 e 650 milhões de anos atrás, com uma grande explosão de diversidade durante o Cambriano.

A maioria dos metazoários são animais com simetria bilateral, com uma cavidade gastrovascular, um sistema nervoso e uma cabeça. Estes animais são agrupados no clado chamado Bilateria.

Contribuições (2054)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Esperança

    Esperança registrada na APA Aldeia Beberibe, no dia 18 de outubro de 2020. Espécie não (...)

    Publicado em 18/10/2020

    1076 visualizações

    0 comentário

  • Saimiri sciureus

    Publicado em 10/11/2017

    1118 visualizações

    0 comentário

  • Gafanhoto

    Gafanhoto (Orthoptera) registrado em residência na área urbana de Abreu e Lima.

    Publicado em 01/04/2021

    1575 visualizações

    0 comentário

  • Pachystopelma rufonigrum

    Publicado em 11/11/2017

    1067 visualizações

    0 comentário

  • Acanthurus coeruleus

    Caraúna azul ou cirurgião. A foto mostra um indivíduo em fase intermediária de desenvolvimento. Os (...)

    Publicado em 22/11/2018

    1312 visualizações

    0 comentário

  • Mithraculus forceps

    Mithraculus forceps é uma espécie de caranguejo-aranha comum e abundante em recifes de coral em (...)

    Publicado em 24/04/2025

    1398 visualizações

    1 comentário

  • Phoebis statira

    Borboleta da espécie Phoebis statira registrada em Tamandaré, litoral sul de Pernambuco, no dia 3 (...)

    Publicado em 05/07/2021

    1051 visualizações

    0 comentário

  • Jandaia verdadeira (Aratinga jandaya)

    Para mais informações sobre esta espécie, consulte o artigo do WikiAves.

    Publicado em 21/05/2020

    1109 visualizações

    0 comentário

  • Besouro magrinho - Cerambycidae

    Descobrimos esse besouro no banheiro da minha tia Vânia.

    Publicado em 19/08/2022

    1240 visualizações

    3 comentários

1 ... 198 199 200 201 202 203 204 205 206 ... 229

Apoie o Portal