...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Metazoa

Metazoa

Metazoa é um grande grupo de seres vivos e um dos principais ramos da árvore da vida. De acordo com Claus Nielsen, Linnaeus definiu, em 1735, os organismos presentes no Reino Animalia como objetos naturais que crescem, vivem e sentem, em contraste com as plantas, que crescem e vivem, mas não sentem. Esta definição foi modernizada por Ernst Haeckel em 1866, afirmando que os animais possuiam corpos organizados em tecidos e órgãos em complexos sistemas multicelulares.

Diferente de protozoários, os organismos multicelulares não só crescem mais do que os organismos unicelulares, como também apresentam a capacidade de executar, ao mesmo tempo, diferentes funções celulares devido à divisão espacialmente organizada e regulada de tarefas (digestão, osmorregulação etc). O problema é que a multicelularidade evoluiu em diferentes linhagens de organismos eucariontes de forma independente.

Então, o que é ser um animal? Levando em consideração as evidências científicas mais recentes, um animal é um organismo multicelular heterotrófico que se desenvolve de uma única célula oriunda da união de células germinativas modificadas (óvulos e espematozódies) e que possui um tipo específico de proteína encontrada na matriz extracelular, o colageno de tipo IV, presente na membrana basal de todos os metazoários.

Os metazoários divergiram do seu ancestral comum com os coanoflagelados, grupo irmão do metazoários, a aproximadamente 930 milhões de anos atrás. O que consideramos animais, com provavelmente todas as características listadas acima, aparecem durante o período Criogeniano, entre 833 e 650 milhões de anos atrás, com uma grande explosão de diversidade durante o Cambriano.

A maioria dos metazoários são animais com simetria bilateral, com uma cavidade gastrovascular, um sistema nervoso e uma cabeça. Estes animais são agrupados no clado chamado Bilateria.

Contribuições (2054)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Lagartixa

    Esta foto é de uma lagartixa pequena que eu encontrei aqui em casa em Miami - Flórida, no tronco (...)

    Publicado em 23/11/2019

    1283 visualizações

    1 comentário

  • Saltator maximus

    Espécie conhecida popularmente com Estevão ou bico de pimenta. É uma espécie comum e bem (...)

    Publicado em 07/11/2018

    1023 visualizações

    0 comentário

  • Galathea squamifera jovem

    Indivíduo juvenil de Galathea squamifera registrado na praia de Kersiny, sul da Bretanha, no dia (...)

    Publié le 31/07/2024

    1009 vues

    0 commentaire

  • Mariposa-vespa

    Registro realizado em Aldeia, Camaragibe, como uma lente macro para smartphone. Esta mariposa (...)

    Publicado em 12/04/2019

    1719 visualizações

    0 comentário

  • Teju

    Lagarto lindo. Tupinambis teguixin. Tem vários nomes: Tiú, Teju, Teiu-açu, Tejuguaçu, Tejo, dentre (...)

    Publicado em 10/10/2025

    882 visualizações

    2 comentários

  • Mariposa mosaico amarelo

    Pequena mariposa encontrada em vegetação rasteira na beira da praia. Registro realizado no dia 2 (...)

    Publicado em 29/08/2021

    1657 visualizações

    0 comentário

  • Caranguejo Uçá

    Num banco de área no meio do rio timbó vivia esse lindo caranguejo Uçá, que estava irritado com (...)

    Publicado em 26/07/2025

    972 visualizações

    0 comentário

  • Digitonthophagus gazella

    O gênero Digitonthophagus é africano e constituído por besouros conhecidos como rola-bostas. A (...)

    Publicado em 24/07/2019

    1828 visualizações

    0 comentário

  • Ouriço roxo

    Foto do ouriço roxo, Lytechinus variegatus. Habita principalmente substratos arenosos e lodosos, (...)

    Publicado em 28/09/2023

    1485 visualizações

    1 comentário

1 ... 181 182 183 184 185 186 187 188 189 ... 229

Apoie o Portal