...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Metazoa

Metazoa

Metazoa é um grande grupo de seres vivos e um dos principais ramos da árvore da vida. De acordo com Claus Nielsen, Linnaeus definiu, em 1735, os organismos presentes no Reino Animalia como objetos naturais que crescem, vivem e sentem, em contraste com as plantas, que crescem e vivem, mas não sentem. Esta definição foi modernizada por Ernst Haeckel em 1866, afirmando que os animais possuiam corpos organizados em tecidos e órgãos em complexos sistemas multicelulares.

Diferente de protozoários, os organismos multicelulares não só crescem mais do que os organismos unicelulares, como também apresentam a capacidade de executar, ao mesmo tempo, diferentes funções celulares devido à divisão espacialmente organizada e regulada de tarefas (digestão, osmorregulação etc). O problema é que a multicelularidade evoluiu em diferentes linhagens de organismos eucariontes de forma independente.

Então, o que é ser um animal? Levando em consideração as evidências científicas mais recentes, um animal é um organismo multicelular heterotrófico que se desenvolve de uma única célula oriunda da união de células germinativas modificadas (óvulos e espematozódies) e que possui um tipo específico de proteína encontrada na matriz extracelular, o colageno de tipo IV, presente na membrana basal de todos os metazoários.

Os metazoários divergiram do seu ancestral comum com os coanoflagelados, grupo irmão do metazoários, a aproximadamente 930 milhões de anos atrás. O que consideramos animais, com provavelmente todas as características listadas acima, aparecem durante o período Criogeniano, entre 833 e 650 milhões de anos atrás, com uma grande explosão de diversidade durante o Cambriano.

A maioria dos metazoários são animais com simetria bilateral, com uma cavidade gastrovascular, um sistema nervoso e uma cabeça. Estes animais são agrupados no clado chamado Bilateria.

Contribuições (2053)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Afídeos amarelos e formigas

    Os afídeos, ou pulgões, são minúsculos insetos hemípteros. Eles possuem um aparelho bucal (...)

    Publicado em 07/02/2022

    1930 visualizações

    0 comentário

  • Caranguejo de pedra

    O caranguejo-de-pedra (Pachygrapsus transversus) é uma espécie onívora, encontrado em costões (...)

    Publicado em 08/08/2024

    1328 visualizações

    0 comentário

  • Larva de falso besouro bombardeiro

    Inseto encontrado na serapilheira de Dois Irmãos, Recife, PE. A espécime tem uma péssima locomoção (...)

    Publicado em 06/03/2018

    1522 visualizações

    2 comentários

  • Estrilda astrild - Higiene pessoal, 15.03.20

    Publicado em 16/03/2020

    1120 visualizações

    0 comentário

  • Tarântula

    Essa linda aranha foi fotografada em solo de serapilheira em uma área conservada da reserva (...)

    Publicado em 02/05/2022

    1544 visualizações

    0 comentário

  • Libelúlas

    Casal de libélulas, localmente chamadas de Lava-cu, devido ao comportamento de ovipositar sobre (...)

    Publicado em 29/05/2020

    1189 visualizações

    1 comentário

  • Peixe-Cirurgião

    Entre dois budiões-zelinda, está o peixe-cirurgião (Acanthurus chirurgus). Um peixe bem comum de (...)

    Publicado em 12/02/2025

    988 visualizações

    0 comentário

  • Estrela-do-mar

    Linckia guildingi é uma espécie de estrela do mar (Classe Asteroidea, Família Ophidiasteridae) (...)

    Publicado em 20/06/2019

    3800 visualizações

    0 comentário

  • Ophioderma cinereum

    Ophioderma cinereum é uma espécie de ofiúro que ocorre em toda a costa brasileira. É uma espécie (...)

    Publicado em 09/01/2025

    1335 visualizações

    0 comentário

1 ... 175 176 177 178 179 180 181 182 183 ... 229

Apoie o Portal