...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Metazoa

Metazoa

Metazoa é um grande grupo de seres vivos e um dos principais ramos da árvore da vida. De acordo com Claus Nielsen, Linnaeus definiu, em 1735, os organismos presentes no Reino Animalia como objetos naturais que crescem, vivem e sentem, em contraste com as plantas, que crescem e vivem, mas não sentem. Esta definição foi modernizada por Ernst Haeckel em 1866, afirmando que os animais possuiam corpos organizados em tecidos e órgãos em complexos sistemas multicelulares.

Diferente de protozoários, os organismos multicelulares não só crescem mais do que os organismos unicelulares, como também apresentam a capacidade de executar, ao mesmo tempo, diferentes funções celulares devido à divisão espacialmente organizada e regulada de tarefas (digestão, osmorregulação etc). O problema é que a multicelularidade evoluiu em diferentes linhagens de organismos eucariontes de forma independente.

Então, o que é ser um animal? Levando em consideração as evidências científicas mais recentes, um animal é um organismo multicelular heterotrófico que se desenvolve de uma única célula oriunda da união de células germinativas modificadas (óvulos e espematozódies) e que possui um tipo específico de proteína encontrada na matriz extracelular, o colageno de tipo IV, presente na membrana basal de todos os metazoários.

Os metazoários divergiram do seu ancestral comum com os coanoflagelados, grupo irmão do metazoários, a aproximadamente 930 milhões de anos atrás. O que consideramos animais, com provavelmente todas as características listadas acima, aparecem durante o período Criogeniano, entre 833 e 650 milhões de anos atrás, com uma grande explosão de diversidade durante o Cambriano.

A maioria dos metazoários são animais com simetria bilateral, com uma cavidade gastrovascular, um sistema nervoso e uma cabeça. Estes animais são agrupados no clado chamado Bilateria.

Contribuições (2054)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Euptoieta hegesia

    Fotografei essa linda borboleta numa área de vegetação rasteira, atrás do Forte de Tamandaré. No (...)

    Publicado em 03/12/2025

    621 visualizações

    0 comentário

  • Barata d’água cuidando dos ovos

    Inseto aquático levando ovos nas costas; capturado em um riacho no campus da UFRPE. (...)

    Publicado em 19/04/2022

    1396 visualizações

    0 comentário

  • Pequena mariposa

    Mariposa muito pequena fotografada em uma residência em Abreu e Lima.

    Publicado em 20/03/2023

    1549 visualizações

    0 comentário

  • Totó vermelho juvenil

    O totó vermelho, ou apogon, é um pequeno peixe caraterístico de ambientes recifais das costas (...)

    Publicado em 21/01/2026

    453 visualizações

    0 comentário

  • Aranha urbana

    Esta aranha estava passeando dentro do meu carro. Com muito cuidado, ela foi colocada em um (...)

    Publicado em 19/08/2021

    971 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa urbana

    Mariposa encontrada em área urbana da cidade de Abreu e Lima.

    Publicado em 04/11/2019

    1094 visualizações

    0 comentário

  • Marreca-toicinho

    Por que no rio tem pato comendo lama? Rios, pontes e overdrives, impressionantes esculturas de (...)

    Publicado em 13/01/2026

    490 visualizações

    0 comentário

  • Pássaro negro

    Ouvi um canto muito bonito durante a minha aula online de Biologia I na escola e olhei para a (...)

    Publicado em 03/09/2020

    1667 visualizações

    2 comentários

  • Coral Siderastrea stellata

    Colônia de coral duro da espécie Siderastrea stellata registrada em uma piscina natural na praia (...)

    Publicado em 20/01/2026

    430 visualizações

    0 comentário

1 ... 160 161 162 163 164 165 166 167 168 ... 229

Apoie o Portal