...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Metazoa

Metazoa

Metazoa é um grande grupo de seres vivos e um dos principais ramos da árvore da vida. De acordo com Claus Nielsen, Linnaeus definiu, em 1735, os organismos presentes no Reino Animalia como objetos naturais que crescem, vivem e sentem, em contraste com as plantas, que crescem e vivem, mas não sentem. Esta definição foi modernizada por Ernst Haeckel em 1866, afirmando que os animais possuiam corpos organizados em tecidos e órgãos em complexos sistemas multicelulares.

Diferente de protozoários, os organismos multicelulares não só crescem mais do que os organismos unicelulares, como também apresentam a capacidade de executar, ao mesmo tempo, diferentes funções celulares devido à divisão espacialmente organizada e regulada de tarefas (digestão, osmorregulação etc). O problema é que a multicelularidade evoluiu em diferentes linhagens de organismos eucariontes de forma independente.

Então, o que é ser um animal? Levando em consideração as evidências científicas mais recentes, um animal é um organismo multicelular heterotrófico que se desenvolve de uma única célula oriunda da união de células germinativas modificadas (óvulos e espematozódies) e que possui um tipo específico de proteína encontrada na matriz extracelular, o colageno de tipo IV, presente na membrana basal de todos os metazoários.

Os metazoários divergiram do seu ancestral comum com os coanoflagelados, grupo irmão do metazoários, a aproximadamente 930 milhões de anos atrás. O que consideramos animais, com provavelmente todas as características listadas acima, aparecem durante o período Criogeniano, entre 833 e 650 milhões de anos atrás, com uma grande explosão de diversidade durante o Cambriano.

A maioria dos metazoários são animais com simetria bilateral, com uma cavidade gastrovascular, um sistema nervoso e uma cabeça. Estes animais são agrupados no clado chamado Bilateria.

Contribuições (2054)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Cardume de xira branca

    Cardume de xira-branca (Haemulon aurolineatum) registrada em uma piscina natural de recifes de (...)

    Publicado em 29/01/2026

    345 visualizações

    0 comentário

  • Caranguejo-chié

    Esse diminuto macho de caranguejo-chié, do gênero Leptuca spp, vive nos bancos de areia e lama na (...)

    Publicado em 15/03/2025

    1153 visualizações

    0 comentário

  • Dryas iulia

    Borboleta da espécie Dryas iulia encontrada em um jardim na praia de Japaratinga, litoral norte (...)

    Publicado em 22/07/2021

    1125 visualizações

    0 comentário

  • Maracanã pequena

    Um grupo de três maracanãs-pequenas observadas em uma manhã chuvosa na região central de Recife, (...)

    Publicado em 14/07/2025

    1130 visualizações

    0 comentário

  • Calango-de-lajeiro

    Um calango-de-lajeiro (Tropidurus semitaeniatus). Essa espécie é encontrada no Nordeste do (...)

    Publicado em 05/10/2025

    787 visualizações

    2 comentários

  • Percevejos do gênero Phthia

    Percevejos do gênero Phthia (Ordem Hemiptera, Família Coreidae) observados próximo a um fragmento (...)

    Publicado em 25/03/2020

    2434 visualizações

    0 comentário

  • Louva-a-deus

    Louva-a-deus encontrado em um apartamento em pleno centro da cidade de Recife no dia 5 de (...)

    Publicado em 06/10/2021

    1339 visualizações

    0 comentário

  • Libélula

    As libélulas possuem quatro lindas asas transparentes com finas nervuras. Seus olhos são globosos (...)

    Publicado em 03/05/2025

    1332 visualizações

    0 comentário

  • Lagarto

    Como não olhar para ele e não se lembrar de um dinossauro? Câmera: Nikon Coolpix L820. Data: (...)

    Publicado em 21/03/2025

    1016 visualizações

    0 comentário

1 ... 151 152 153 154 155 156 157 158 159 ... 229

Apoie o Portal