...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Metazoa

Metazoa

Metazoa é um grande grupo de seres vivos e um dos principais ramos da árvore da vida. De acordo com Claus Nielsen, Linnaeus definiu, em 1735, os organismos presentes no Reino Animalia como objetos naturais que crescem, vivem e sentem, em contraste com as plantas, que crescem e vivem, mas não sentem. Esta definição foi modernizada por Ernst Haeckel em 1866, afirmando que os animais possuiam corpos organizados em tecidos e órgãos em complexos sistemas multicelulares.

Diferente de protozoários, os organismos multicelulares não só crescem mais do que os organismos unicelulares, como também apresentam a capacidade de executar, ao mesmo tempo, diferentes funções celulares devido à divisão espacialmente organizada e regulada de tarefas (digestão, osmorregulação etc). O problema é que a multicelularidade evoluiu em diferentes linhagens de organismos eucariontes de forma independente.

Então, o que é ser um animal? Levando em consideração as evidências científicas mais recentes, um animal é um organismo multicelular heterotrófico que se desenvolve de uma única célula oriunda da união de células germinativas modificadas (óvulos e espematozódies) e que possui um tipo específico de proteína encontrada na matriz extracelular, o colageno de tipo IV, presente na membrana basal de todos os metazoários.

Os metazoários divergiram do seu ancestral comum com os coanoflagelados, grupo irmão do metazoários, a aproximadamente 930 milhões de anos atrás. O que consideramos animais, com provavelmente todas as características listadas acima, aparecem durante o período Criogeniano, entre 833 e 650 milhões de anos atrás, com uma grande explosão de diversidade durante o Cambriano.

A maioria dos metazoários são animais com simetria bilateral, com uma cavidade gastrovascular, um sistema nervoso e uma cabeça. Estes animais são agrupados no clado chamado Bilateria.

Contribuições (2054)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Zygaena filipendulae

    Mariposa preta das manchas vermelhas. Bem que esse poderia ser o nome popular da espécie Zygaena (...)

    Publicado em 21/05/2024

    1086 visualizações

    0 comentário

  • Deltochilum pseudoicarus

    Espécies de besouro rola-bosta que ocorre na Argentina, Brasil, Bolívia e Paraguai. Em Pernambuco (...)

    Publicado em 26/07/2025

    1296 visualizações

    0 comentário

  • Socó do mangue

    Socó de Mangue. Visto em 19/10/2025, na Praça dos Gatos em Recife-PE.

    Publicado em 19/10/2025

    706 visualizações

    0 comentário

  • Embuá

    Embuá (Myriapoda, Diplopoda) encontrado em Dois Irmãos, Recife, Pernambuco.

    Publicado em 06/03/2018

    747 visualizações

    0 comentário

  • Sphaerechinus granularis

    Sphaerechinus granularis é uma grande espécie de ouriço-do-mar caracterizada pela presença de (...)

    Publié le 14/08/2024

    1167 vues

    0 commentaire

  • Gafanhoto graveto

    Pode não parecer, mas esse bicho é um tipo de gafanhoto que tem a grande capacidade de se (...)

    Publicado em 15/05/2025

    1925 visualizações

    1 comentário

  • Borboleta Hermeuptychia

    Hermeuptychia é um gênero de pequenas borboletas neotropicais com oito espécies conhecidas. Possui (...)

    Publicado em 11/02/2021

    1636 visualizações

    0 comentário

  • Aruá-do-mangue (Vitta virginea)

    Uma população de gastrópodes da espécie Vitta virginea avistados na praia de Ponta de Pedras, no (...)

    Publicado em 03/04/2026

    297 visualizações

    0 comentário

  • Ctenophora em poças de maré

    Apesar lembrar uma água-viva, na realidade este animal pertence a um filo completamente (...)

    Publicado em 13/12/2024

    1230 visualizações

    0 comentário

1 ... 139 140 141 142 143 144 145 146 147 ... 229

Apoie o Portal