...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Metazoa

Metazoa

Metazoa é um grande grupo de seres vivos e um dos principais ramos da árvore da vida. De acordo com Claus Nielsen, Linnaeus definiu, em 1735, os organismos presentes no Reino Animalia como objetos naturais que crescem, vivem e sentem, em contraste com as plantas, que crescem e vivem, mas não sentem. Esta definição foi modernizada por Ernst Haeckel em 1866, afirmando que os animais possuiam corpos organizados em tecidos e órgãos em complexos sistemas multicelulares.

Diferente de protozoários, os organismos multicelulares não só crescem mais do que os organismos unicelulares, como também apresentam a capacidade de executar, ao mesmo tempo, diferentes funções celulares devido à divisão espacialmente organizada e regulada de tarefas (digestão, osmorregulação etc). O problema é que a multicelularidade evoluiu em diferentes linhagens de organismos eucariontes de forma independente.

Então, o que é ser um animal? Levando em consideração as evidências científicas mais recentes, um animal é um organismo multicelular heterotrófico que se desenvolve de uma única célula oriunda da união de células germinativas modificadas (óvulos e espematozódies) e que possui um tipo específico de proteína encontrada na matriz extracelular, o colageno de tipo IV, presente na membrana basal de todos os metazoários.

Os metazoários divergiram do seu ancestral comum com os coanoflagelados, grupo irmão do metazoários, a aproximadamente 930 milhões de anos atrás. O que consideramos animais, com provavelmente todas as características listadas acima, aparecem durante o período Criogeniano, entre 833 e 650 milhões de anos atrás, com uma grande explosão de diversidade durante o Cambriano.

A maioria dos metazoários são animais com simetria bilateral, com uma cavidade gastrovascular, um sistema nervoso e uma cabeça. Estes animais são agrupados no clado chamado Bilateria.

Contribuições (2054)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Cobra-de-duas cabeças (Amphisbaenidae)

    Réptil da família Amphisbaenidae, popularmente conhecida como cobra-cega, cobra de duas (...)

    Publicado em 20/05/2018

    1489 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta-da-Couve

    Uma Ascia monuste. De acordo com a literatura, sua presença está associada com plantas como a (...)

    Publicado em 13/03/2025

    893 visualizações

    2 comentários

  • Caranguejo chama maré

    Caranguejo chama-maré registrado no mangue do rio Mamucabas, em Tamandaré, litoral sul de (...)

    Publicado em 12/04/2023

    1261 visualizações

    0 comentário

  • Gafanhoto Tropidacris sp.

    Um grande gafanhoto do gênero Tropidacris (Insecta, Orthoptera) fotografado no Vale do Catimbau, (...)

    Publicado em 11/11/2017

    1556 visualizações

    0 comentário

  • Aranha de espinho

    As aranhas de espinho, ou aranhas-espinhosas, pertencem ao gênero Micrathena (Família Araneidae). (...)

    Publicado em 26/09/2019

    3873 visualizações

    0 comentário

  • Carollia perspicillata

    Carollia perspicillata

    Publicado em 12/11/2017

    1127 visualizações

    0 comentário

  • Rendeira macho

    Encontrei esse macho depois de ouvir sua vocalização e comportamento de cortejo a fêmea. Pulando (...)

    Publicado em 18/09/2026

    66 visualizações

    0 comentário

  • Bagre-cinza

    Tirei essa foto no recinto de adaptação dos peixes-boi, no Rio Tatumunha (Porto de Pedras, AL), (...)

    Publicado em 27/11/2025

    627 visualizações

    1 comentário

  • Molusco Voluta ebraea

    Voluta ebraea é uma espécie de molusco gastrópode endêmica da costa brasileira, ocorrendo desde o (...)

    Publicado em 25/02/2026

    412 visualizações

    0 comentário

  • Aranha saltadora

    Registro de aranha da família Salticidae da Serra dos Cavalos, Caruaru, PE.

    Publicado em 22/04/2022

    1214 visualizações

    0 comentário

  • Neritina virginea

    É uma espécie diminuta de gastropoda (caramujo) marinho, que vive em áreas próximas aos maguezais, (...)

    Publicado em 14/04/2025

    1379 visualizações

    0 comentário

  • Centopeia caseira

    Centopeia da ordem Scutigeromorpha (provavelmente do gênero Scutigera) encontrada debaixo de um (...)

    Publicado em 09/08/2026

    192 visualizações

    0 comentário

  • Comportamento reprodutivo de embuá

    Mil pernas entrelaçadas. Talvez seja a melhor forma para descrever o acasalamento de embuás. (...)

    Publicado em 16/09/2025

    820 visualizações

    0 comentário

  • Bombus terrestris

    Espécie de abelha abundante, que apresenta uma grande distribuição geográfica, presente em grande (...)

    Publicado em 19/07/2024

    1151 visualizações

    0 comentário

  • Tropidurus hispidus

    Espécime jovem de Tropidurus hispidus registrado na praia de Carapibus, Paraíba. É uma espécie (...)

    Publicado em 17/10/2018

    1346 visualizações

    0 comentário

1 ... 74 75 76 77 78 79 80 81 82 ... 137

Apoie o Portal