...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Metazoa

Metazoa

Metazoa é um grande grupo de seres vivos e um dos principais ramos da árvore da vida. De acordo com Claus Nielsen, Linnaeus definiu, em 1735, os organismos presentes no Reino Animalia como objetos naturais que crescem, vivem e sentem, em contraste com as plantas, que crescem e vivem, mas não sentem. Esta definição foi modernizada por Ernst Haeckel em 1866, afirmando que os animais possuiam corpos organizados em tecidos e órgãos em complexos sistemas multicelulares.

Diferente de protozoários, os organismos multicelulares não só crescem mais do que os organismos unicelulares, como também apresentam a capacidade de executar, ao mesmo tempo, diferentes funções celulares devido à divisão espacialmente organizada e regulada de tarefas (digestão, osmorregulação etc). O problema é que a multicelularidade evoluiu em diferentes linhagens de organismos eucariontes de forma independente.

Então, o que é ser um animal? Levando em consideração as evidências científicas mais recentes, um animal é um organismo multicelular heterotrófico que se desenvolve de uma única célula oriunda da união de células germinativas modificadas (óvulos e espematozódies) e que possui um tipo específico de proteína encontrada na matriz extracelular, o colageno de tipo IV, presente na membrana basal de todos os metazoários.

Os metazoários divergiram do seu ancestral comum com os coanoflagelados, grupo irmão do metazoários, a aproximadamente 930 milhões de anos atrás. O que consideramos animais, com provavelmente todas as características listadas acima, aparecem durante o período Criogeniano, entre 833 e 650 milhões de anos atrás, com uma grande explosão de diversidade durante o Cambriano.

A maioria dos metazoários são animais com simetria bilateral, com uma cavidade gastrovascular, um sistema nervoso e uma cabeça. Estes animais são agrupados no clado chamado Bilateria.

Contribuições (2054)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Gorgulho da mata

    Um lindo besouro gorgulho encontrado em Serra dos Cavalos, um brejo de altitude localizado na (...)

    Publicado em 30/07/2022

    2345 visualizações

    1 comentário

  • Besouro Elaterídeo

    Besouro do gênero Pyrophorus (Família Elateridae) encontrado na Serra dos Cavalos, um brejo de (...)

    Publicado em 28/07/2022

    17949 visualizações

    7 comentários

  • Lagarta verde e laranja

    Lagarta verde com cerdas laranjas registradas na borda de um remanescente de Brejo de Altitude (...)

    Publicado em 19/07/2022

    3103 visualizações

    0 comentário

  • Pristimantis ramagii

    Anfíbio registrado em folhiço no Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho, (...)

    Publicado em 19/07/2022

    1248 visualizações

    0 comentário

  • Barata preta

    Barata preta encontrada sob uma rocha próximo a um açude na região rural de Carnaubeira da Penha, (...)

    Publicado em 12/07/2022

    5462 visualizações

    1 comentário

  • Pharneuptychia phares

    Pharneuptychia phares é uma pequena borboleta relativamente comum da Caatinga. É uma espécie que (...)

    Publicado em 11/07/2022

    1399 visualizações

    0 comentário

  • Centopéia Otostigmus sp

    Lacraia, Centopéia, piolho de cobra, ela pode receber vários nomes. Essa é a centopéia do gênero (...)

    Publicado em 05/07/2022

    1627 visualizações

    0 comentário

  • Dactyloa punctata

    Dactyloa punctata é um lagarto arborícola com hábitos diurnos presente em ambientes de florestas (...)

    Publicado em 03/07/2022

    1748 visualizações

    4 comentários

  • Cobra-de-duas-cabeças

    Réptil da família Amphisbaenidae, popularmente conhecida como cobra-cega ou cobra de duas (...)

    Publicado em 26/06/2022

    6306 visualizações

    1 comentário

1 ... 116 117 118 119 120 121 122 123 124 ... 229

Apoie o Portal