...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2042)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Embuá de manchas amarelas

    Um embuá de manchas amarelas encontrado na entrada de um posto de saúde no bairro da Madalena, em (...)

    Publicado em 04/04/2026

    676 visualizações

    0 comentário

  • Peixe-agulha

    O peixe agulha do gênero Hyporhamphus spp é uma espécie comum no litoral nordestino. Durante o (...)

    Publicado em 20/01/2024

    2566 visualizações

    0 comentário

  • Tachina grossa

    Tachina grossa é a maior mosca da Europa, podendo medir entre 15 e 18 mm. É uma espécie (...)

    Publié le 15/08/2024

    1294 vues

    0 commentaire

  • Besouro Cerambicídeo

    Besouro serra-pau da espécie Mallosoma zonatum registrada na borda de um fragmento de Mata (...)

    Publicado em 16/11/2021

    1668 visualizações

    0 comentário

  • Anthopleura ballii

    Anthopleura ballii é uma espécie de anemona-do-mar abundante que ocorre ao longo da costa (...)

    Publicado em 15/11/2024

    1051 visualizações

    0 comentário

  • Chrysomus

    Ave (Chrysomus ruficapillus) observada sobre uma Baraúna (Schinopsis brasiliensis) em área de (...)

    Publicado em 29/05/2020

    935 visualizações

    0 comentário

  • Eupolymnia nebulosa

    Eupolymnia nebulosa é um pequeno anelídeo poliqueta solitário e relativamente sedentário que pode (...)

    Publicado em 24/03/2024

    1454 visualizações

    0 comentário

  • Apis mellifera

    A abelha-europeia, ou abelha comum, é provavelmente a espécie de inseto da Ordem Hymenoptera mais (...)

    Publicado em 08/02/2019

    1206 visualizações

    0 comentário

  • Taioba

    Iphigenia brasiliensis ou popularmente conhecida como Taioba é um molusco bivalve comum nos (...)

    Publicado em 20/01/2024

    1416 visualizações

    0 comentário

1 ... 107 108 109 110 111 112 113 114 115 ... 227

Apoie o Portal