...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

Contribuições (1986)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Caravela-portuguesa

    A Physalia physalis (caravela-portuguesa) é um organismo marinho muito peculiar: na verdade, não (...)

    Publicado em 30/03/2026

    262 visualizações

    0 comentário

  • Concha estrela das Índias-Ocidentais

    A Concha estrela das Índias-Ocidentais é um gastrópode da espécie Lithopoma tectum, pertencente a (...)

    Publicado em 30/03/2026

    192 visualizações

    0 comentário

  • Aranha-de-prata

    A Argiope argentata, conhecida como aranha-prateada, é uma espécie comum em áreas urbanas e (...)

    Publicado em 30/03/2026

    401 visualizações

    0 comentário

  • Mamangava preta da praia

    Uma bela mamangava registrada em vegetação de restinga na praia do Paiva no dia 21 de março de (...)

    Publicado em 27/03/2026

    235 visualizações

    0 comentário

  • Euchroma

    Euchroma (gigantea ?) coletado no tronco de uma sumaúma (Ceiba pentandra). Bairro de Dois (...)

    Publicado em 24/03/2026

    202 visualizações

    1 comentário

  • Zoanthus spp

    O gênero Zoanthus é um grupo de cnidários marinhos coloniais bastante comuns em áreas tropicais, (...)

    Publicado em 23/03/2026

    209 visualizações

    0 comentário

  • Maria-da-toca Labrisomus nuchipinnis

    Peixe da espécie Labrisomus nuchipinnis fotografado em uma área bem rasa de recifes de coral na (...)

    Publicado em 23/03/2026

    278 visualizações

    0 comentário

  • Peixes recifais

    Essa foto tirei num mergulho nas bordas de um ambiente recifal, com muitas galerias e cavernas. (...)

    Publicado em 22/03/2026

    208 visualizações

    0 comentário

  • Peixe-cirurgião

    O peixe-cirurgião (caraúna, barbeiro), Acanthurus bahianus, é uma espécie bem fácil de observar (...)

    Publicado em 22/03/2026

    225 visualizações

    0 comentário

  • Peixes recifais

    Registro de um cardume misto de Peixe-cirugião (Acanthurus bahianus) e Budião-zelina (Scarus (...)

    Publicado em 22/03/2026

    196 visualizações

    0 comentário

  • Desova de Gastropoda

    Desova de gastropoda da espécie Turbinella laevigata. Essa espécie de caracol marinho é endêmica (...)

    Publicado em 22/03/2026

    248 visualizações

    0 comentário

  • Ofiúro reticulado

    Ofiúro da espécie Ophionereis reticulata registrado na praia do Paiva no dia 5 de novembro de (...)

    Publicado em 22/03/2026

    207 visualizações

    0 comentário

  • Siderastrea spp

    Uma diminuta colônia de Siderastrea spp, possivelmente Siderastrea radians. É uma das principais (...)

    Publicado em 21/03/2026

    223 visualizações

    0 comentário

  • Blênio

    «Oi, eu sou um blênio. Algumas pessoas me chamam de macaquinho». Esse diminuto peixe recifal, (...)

    Publicado em 21/03/2026

    215 visualizações

    0 comentário

  • Sagui-do-nordeste

    Sagui-do-nordeste ou sagui-de-tufo-branco (Callithrix jacchus) é uma espécie de primata nem (...)

    Publicado em 21/03/2026

    243 visualizações

    0 comentário

  • Palythoa variabilis

    Palythoa variabilis é uma espécie de cnidário antozoário comumente encontrada na costa oeste do (...)

    Publicado em 20/03/2026

    265 visualizações

    0 comentário

  • Comunidade de corais

    Os recifes de coral são ambientes muito diversos, marcados pela presença de muitas espécies de (...)

    Publicado em 18/03/2026

    217 visualizações

    0 comentário

  • Macaquinho Ophioblennius trinitatis

    Ophioblennius trinitatis é um pequeno peixe de hábitos bentônicos presente em áreas de recife de (...)

    Publicado em 15/03/2026

    287 visualizações

    0 comentário

  • Boana

    Boana albomarginata em resquicio de Mata Atlântica, nas margens da BR 101

    Publicado em 10/03/2026

    313 visualizações

    1 comentário

  • Besouro brasileirinho

    Um besouro bem brasileiro, verde e amarelo. Poderia muito bem ser o mascote da seleção. Seu nome (...)

    Publicado em 09/03/2026

    543 visualizações

    0 comentário

  • Coral verde

    Coral da espécie Porites astreoides registrado na praia de Tamandaré no dia 31 de janeiro de (...)

    Publicado em 07/03/2026

    236 visualizações

    0 comentário

  • Peixe-calango

    Peixe-calango, ou peixe-lagarto (como preferir), registrado na praia de Serrambi, litoral sul (...)

    Publicado em 06/03/2026

    252 visualizações

    0 comentário

  • Ofiúro espinhoso

    Ofiúro da espécie Ophiocoma echinata encontrado na praia de Serrambi no dia 22 de fevereiro de (...)

    Publicado em 06/03/2026

    181 visualizações

    0 comentário

  • Colônia de coral de fogo

    Pequena colônia de coral de fogo registrada na praia de Serrambi no dia 22 de fevereiro de 2026. (...)

    Publicado em 05/03/2026

    220 visualizações

    0 comentário

  • Haemulon plumieri

    Peixe da espécie Haemulon plumieri registrado em uma piscina natural na praia de Serrambi, no (...)

    Publicado em 04/03/2026

    231 visualizações

    0 comentário

  • Papagaio-banana (Scarus zelindae)

    Um papagaio-banana juvenil registrado durante um mergulho em Tamandaré, litoral sul de (...)

    Publicado em 03/03/2026

    260 visualizações

    0 comentário

  • Caraúna

    Caraúna juvenil (Acanthurus bahianus) observado em uma área de recifes de coral na praia de (...)

    Publicado em 02/03/2026

    215 visualizações

    0 comentário

  • Ofiúro listrado

    Ofiúro da espécie Ophioderma cinereum encontrado na praia de Serrambi, litoral sul de Pernambuco, (...)

    Publicado em 01/03/2026

    204 visualizações

    0 comentário

  • Jacundá Serranus flaviventris

    Serranus flaviventris é um pequeno peixe marinho com grande distribuição geográfica, ocorrendo ao (...)

    Publicado em 28/02/2026

    284 visualizações

    0 comentário

  • Molusco Voluta ebraea

    Voluta ebraea é uma espécie de molusco gastrópode endêmica da costa brasileira, ocorrendo desde o (...)

    Publicado em 25/02/2026

    315 visualizações

    0 comentário

1 2 3 4 5 6 7 8 9 ... 67

Apoie o Portal