...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2042)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Junonia evarete

    Borboletas registradas no Vale do Catimbau, Buíque, Pernambuco.

    Publicado em 01/12/2018

    1673 visualizações

    0 comentário

  • Aranha

    Não consegui identificar a espécie, mas achei bonitinha principalmente por se parecer com um (...)

    Publicado em 13/03/2025

    1326 visualizações

    5 comentários

  • Periquito da Caatinga

    Periquitos da Caatinga fazendo a festa um um milharal em final de colheita no sertão de (...)

    Publicado em 13/08/2019

    1566 visualizações

    0 comentário

  • Eunica tatila bellaria

    Eunica tatila bellaria Fruhstorfer, 1908 Encontrada em armadilha frugífera em área de Caatinga (...)

    Publicado em 27/09/2022

    1093 visualizações

    0 comentário

  • Gavião antenado

    Um gavião-carijó descansando e observando a paisagem urbana nas primeiras horas do dia. O (...)

    Publicado em 24/04/2025

    1046 visualizações

    1 comentário

  • Lucanidae

    Os Lucanidae são considerados um dos grupos mais primitivos de Scarabaeoidea, e são encontrados (...)

    Publicado em 18/10/2022

    1759 visualizações

    0 comentário

  • Íbex ou Cabra-montez (Bouquetin des Alpes)

    Um Jovem e dois adultos

    Publicado em 20/11/2017

    1397 visualizações

    1 comentário

  • Lagartas camufladas

    Detalhes de várias lagartas de Lepidoptera camufladas parecendo o próprio tronco onde estavam. (...)

    Publicado em 15/11/2017

    1593 visualizações

    0 comentário

  • Xira

    Existem algumas espécies de Xira, Haemulon spp, na APA Costa dos Corais. Geralmente são (...)

    Publicado em 10/12/2025

    579 visualizações

    0 comentário

1 ... 74 75 76 77 78 79 80 81 82 ... 227

Apoie o Portal