...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2042)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Libélula

    Molhando o bumbum. Câmera: Nikon Coolpix L820. Data: 08/02/2022.

    Publicado em 13/03/2025

    904 visualizações

    0 comentário

  • Ofiúro listrado

    Ofiúro da espécie Ophioderma cinereum encontrado na praia de Serrambi, litoral sul de Pernambuco, (...)

    Publicado em 01/03/2026

    285 visualizações

    0 comentário

  • Moluscos incrustrantes

    Aglomerado de pequenos mexilhões e uma ostra fixados na superfície de concreto de uma das colunas (...)

    Publicado em 12/12/2025

    596 visualizações

    0 comentário

  • Caburé

    O caburé (Glaudidium braslianum) é uma pequena coruja com ampla distribuição no Brasil. Mede cerca (...)

    Publicado em 08/05/2019

    1644 visualizações

    0 comentário

  • Bem-te-vi

    Essa foto foi tirada num final de tarde, no Rio Tatuamunha em Porto de Pedras (AL), onde o (...)

    Publicado em 31/01/2025

    972 visualizações

    0 comentário

  • Larva de besouro escaravelho

    Larva de um besouro Dynastinae encontrada em tronco em decomposição na Estação Ecológica de Caetés, (...)

    Publicado em 04/10/2020

    2999 visualizações

    0 comentário

  • Caranguejo-ermitão

    Caranguejo-ermitão carregando sua casa de concha. No substrato é possível ver pequenos pólipos (...)

    Publicado em 04/06/2026

    232 visualizações

    0 comentário

  • Frango-d’água-azul (Porphyrio martica)

    Comum em açudes e lagos com margens pantanosas, costuma andar sobre a vegetação flutuante, onde (...)

    Publicado em 22/09/2022

    1381 visualizações

    0 comentário

  • Ovos de gastropode marinho

    Capsulas de ovos do caramujo saquaritá. Registro realizado no dia 8 de dezembro de 2025 em (...)

    Publicado em 12/12/2025

    635 visualizações

    0 comentário

  • Garça pescando

    Uma pequena garça Egretta thula fazendo um lanchinho matinal na praia do Paiva, Pernambuco, no (...)

    Publicado em 28/04/2025

    905 visualizações

    1 comentário

  • Marimbondo caçador

    O cavalo-do-cão é o nome genérico popular para um grupo de vespas parasitoides (Ordem Hymenoptera, (...)

    Publicado em 20/11/2018

    2357 visualizações

    0 comentário

  • Vespas

    Vespas do gênero Polybia registradas no dia 17 de outubro de 2021 na APA Aldeia (...)

    Publicado em 21/10/2021

    1056 visualizações

    0 comentário

  • Boana albomarginata, Guadalupe - Sirinhaém.

    Boana albomarginata descansando numa folha de Ochnaceae em área de restinga. Sítio (...)

    Publicado em 26/02/2023

    1652 visualizações

    1 comentário

  • Callithrix jacchus Taquaritinga do Norte 29.02.20

    Curioso! Sagui-de-tufos-brancos, também conhecido como saguim (Callithrix jacchus), olhando para (...)

    Publicado em 09/03/2020

    1376 visualizações

    0 comentário

  • Lesma psicodélica

    Lesma do mar da espécie Micromelo undatus encontrada nos recifes de arenito da praia de Gaibu, (...)

    Publicado em 18/08/2026

    196 visualizações

    0 comentário

1 ... 41 42 43 44 45 46 47 48 49 ... 137

Apoie o Portal