...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2039)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Bicho do cesto

    Este pequeno entulho de pequenos gravetos envoltos por um tipo de seda na verdade é um casulo. (...)

    Publicado em 25/03/2025

    17812 visualizações

    0 comentário

  • Aranha Sparassidae verde

    Registro realizado no dia 17 de setembro na Estação Ecológica de Tapacurá.

    Publicado em 17/10/2022

    5653 visualizações

    0 comentário

  • Aranha papa-mosca

    Aranha saltadora da espécie Frigga cf. coronigera (identificada por Alexandre S. Michelotto) (...)

    Publicado em 04/05/2020

    3137 visualizações

    0 comentário

  • Cobra verde

    Serpente da espécie Leptophis ahaetulla registrada na APA Aldeia Beberibe no dia 25 de junho de (...)

    Publicado em 03/07/2023

    7629 visualizações

    0 comentário

  • Rolinha-fogo-apagou

    A rolinha-fogo-apagou (Columbina squammata), é uma ave bem comum na APA Costa dos Corais. Ocorre (...)

    Publicado em 19/10/2026

    5 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta-estaladeira

    Essa é a melhor época para ver a borboleta-estaladeira (Hamadryas feronia). O nome vem pelo (...)

    Publicado em 19/10/2026

    5 visualizações

    0 comentário

  • Grupo de Sparisoma axillare juvenis

    Sparisoma axillare é uma espécie de peixe da família Scaridae. São conhecidos popularmente como (...)

    Publicado em 06/03/2020

    2085 visualizações

    0 comentário

  • Cobra verde da Caatinga

    Uma linda cobra verde da espécie Erythrolamprus viridis encontrada debaixo de uma rocha. É uma (...)

    Publicado em 01/08/2026

    400 visualizações

    0 comentário

  • Coral de fogo

    A foto desta lindíssima colônia de coral-de-fogo (Millepora alcicornis) foi tirada em 11/01/2024, (...)

    Publicado em 25/02/2025

    1381 visualizações

    2 comentários

1 ... 2 3 4 5 6 7 8 9 10 ... 227

Apoie o Portal