...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2042)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Cetoniidae

    Esse indivíduo pertence aos besouros Cetoniidae, conhecidos como besouros das flores. Estima-se (...)

    Publicado em 12/03/2019

    1374 visualizações

    0 comentário

  • Aratanha

    Aratu, caranguejo-marinheiro ou aratanha, nomes dados ao Aratus pisonii, um pequeno caranguejo (...)

    Publicado em 16/01/2026

    520 visualizações

    0 comentário

  • Bathygobius soporator

    Pequena espécie de peixe da família Gobiidae bastante comum em poças de maré em ambientes recifais (...)

    Publicado em 10/08/2018

    1396 visualizações

    0 comentário

  • Siderastrea stellata

    Siderastrea stellata é uma espécie de coral escleractínio (ou hexacoral), endêmica do Brasil. É uma (...)

    Publicado em 22/04/2018

    3283 visualizações

    0 comentário

  • Didelphis albiventris

    Didelphis albiventris (Didelphidae, Marsupialia) é um marsupial amplamente distribuído no Brasil (...)

    Publicado em 06/12/2017

    2102 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta em formato de folha seca

    Borboleta da espécie Historia odius registrada no dia 9 de agosto na APA Aldeia (...)

    Publicado em 10/08/2026

    201 visualizações

    0 comentário

  • Carcará

    Essa ave vive solitária, aos pares ou em grupos. No perído da noite ou nos horários mais quentes (...)

    Publicado em 21/03/2025

    1260 visualizações

    0 comentário

  • Percevejos arlequim

    Percevejos arlequim flagrados em um momento inusitado... Dia 12 de maio de 2024, na região de (...)

    Publicado em 17/07/2024

    1336 visualizações

    0 comentário

  • Marmosa demerarae

    Marmosa demerarae é uma espécie de marsupial da família Didelphidae. É um mamífero de hábito (...)

    Publicado em 17/06/2018

    1415 visualizações

    0 comentário

1 ... 39 40 41 42 43 44 45 46 47 ... 227

Apoie o Portal